Silvestre Varela

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
Draconem disse:
Só tenho elogios para o Varela pelo que tem feito nos últimos 3 meses.

Para quem tiver «estômago» para isso, vejam os últimos jogos e reparem no comportamento do Danilo e do Alex Sandro quando têm o Varela ou outro extremo no mesmo flanco. Reparem quando é que o Danilo ou Alex atacam mais, quando é que fazem melhores combinações no flanco, quando estão menos vezes desequilibrados na transicção defensiva: sempre que o Varela está na mesma ala.

Jogar com o Varela à frente é um regalo para qualquer lateral. Eu não gosto de avaliar extremos pelo prisma defensivo, mas o Varela é excelente na dobra ao lateral, a procurar o espaço interior para o lateral entrar nas costas, guarda a bola como poucos extremos, faz aberturas excelentes na linha e em zona central, é um extremo que tem golo e aparece sempre bem em zona de finalização.

Nunca vejo laterais a reclamar com o Varela, nem colegas de equipa. Já de muitos adeptos não se pode dizer o mesmo.
:)

Esta a vista de todos, só que há Portistas que não "gramam" o Varela vá-se lá saber porque....

superdino

Bancada lateral
31 Março 2012
747
0
42
Draconem disse:

Para quem tiver «estômago» para isso, vejam os últimos jogos e reparem no comportamento do Danilo e do Alex Sandro quando têm o Varela ou outro extremo no mesmo flanco. Reparem quando é que o Danilo ou Alex atacam mais, quando é que fazem melhores combinações no flanco, quando estão menos vezes desequilibrados na transicção defensiva: sempre que o Varela está na mesma ala.

Jogar com o Varela à frente é um regalo para qualquer lateral. Eu não gosto de avaliar extremos pelo prisma defensivo, mas o Varela é excelente na dobra ao lateral, a procurar o espaço interior para o lateral entrar nas costas, guarda a bola como poucos extremos, faz aberturas excelentes na linha e em zona central, é um extremo que tem golo e aparece sempre bem em zona de finalização.

Nunca vejo laterais a reclamar com o Varela, nem colegas de equipa. Já de muitos adeptos não se pode dizer o mesmo.
Concordo contigo na análise ao Varela e aos laterais.
Mas também há outro ponto, quando o extremo é daqueles bons, mesmo sem defender, o lateral adversário fica quase sempre retido a pensar em não dar espaço ao extremo. Pensa por exemplo no CR7, defender não é para ele mas o defesa anda sempre por lá e pouco sobe.
Mas prefiro um Silvestre que ajude a defender permitindo a subida do lateral.

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
4,023
221
43
Cascais
Draconem disse:

Não posso estar mais de acordo contigo e aqui faço um mea-culpa porque também fui daqueles que criticou o Varela em algumas ocasiões pela sua inércia.

Nos últimos tempos tem sido um dos poucos que tem honrrado a camisola que veste.

bluesand

Bancada central
30 Abril 2012
1,272
360
O Varela ontem saiu de campo irado com os adeptos.

Gosto de ver os jogadores assim...

Tem sido dos que menos merece o que se tem passado com esta equipa. Este sabe o que pesa aquela camisola e sabe bem como é ser-se assobiado no Dragão. Capacidade tremenda de reacção este Varela a fazer "calar" uma grande fatia de adeptos!

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
4,023
221
43
Cascais
Varela tem sido dos nossos melhores jogadores ultimamente

Ontem na Alemanha não esteve no seu melhor.

Enquanto esteve em campo lutou mas passou um pouco ao lado do jogo

Queirós_8

Bancada central
1 Setembro 2012
1,794
5
33
Felgueiras
Acho que foi o nosso melhor jogador até ao primeiro golo do Frankfurt. Parecia uma flecha naquele corredor direito. Depois foi-se um bocado abaixo como quase toda a equipa...

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,944
1,760
na minha opinião o varela é um jogador para vender no proximo defeso. Apesar de ter melhorado nos ultimos jogos é muito irregular e se houve uma oferta real e interessante........

D

DragoAg

Guest
FCP07 disse:
na minha opinião o varela é um jogador para vender no proximo defeso. Apesar de ter melhorado nos ultimos jogos é muito irregular e se houve uma oferta real e interessante........
Este é que devia ter sufi emprestado ao Verona....estávamos agora a esfregar as mãos com 15 milhões e com um extremo para os próximos anos...

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
A memória continua a ser curta e injusta para o Varela.

Sim, o Quaresma é mais virtuoso, entusiasma mais a plateias, e desde que chegou já marcou 7 golos e deu 2 assistências.

Mas quem diria, o Varela, desde que o Quaresma chegou, também já marcou 7 golos e deu 2 assistências. E não marcou penaltys!

Nunca deixa o corredor desequilibrado, não deixa o lateral sem cobertura, é o extremo da liga portuguesa com menos perdas de bola, ainda que isso implique que não provoque tantos desequilíbrios como o Quaresma.

Entre golos e assistências, é o segundo jogador mais influente depois do Jackson. Se o Varela fosse o maior dos nossos problemas, não estávamos no lugar em que estamos., bem pelo contrário.

S

sinal

Guest
Draconem disse:

Sim, o Quaresma é mais virtuoso, entusiasma mais a plateias, e desde que chegou já marcou 7 golos e deu 2 assistências.
Nisto não posso concordar de forma alguma.

Neste fórum já li muitas queixas ao Quaresma, nas bancadas já ouvi assobios para ele e em conversa com muitos adeptos, também se queixam dele, que é egoísta, trabalha pouco para a equipa, que é isto e aquilo. Nesse aspecto os adeptos têm pouca paciência com o Varela como com o Quaresma, não vejo qual seja a diferença.
Aliás, noto sim que nos últimos meses, o Varela é muito menos criticado e tem sido bem mais elogiado, logicamente que a subida de rendimento ajudou.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
36,320
27,222
Conquistas
1
É o melhor que temos para as funções de equilíbrio defensivo/ofensivo.

E o ser o melhor que temos é preocupante.

Por isso mesmo acho que vamos contratar um central por 10 milhões em julho...ou no último dia de Agosto.

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,302
4,877
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
equilibrio.....o extremo tem e que desiquibrar.... e mais onde ele equilibrou quando o danilo nao recuperou...

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
Draconem disse:

Mas quem diria, o Varela, desde que o Quaresma chegou, também já marcou 7 golos e deu 2 assistências. E não marcou penaltys!

Nunca deixa o corredor desequilibrado, não deixa o lateral sem cobertura, é o extremo da liga portuguesa com menos perdas de bola, ainda que isso implique que não provoque tantos desequilíbrios como o Quaresma.

Entre golos e assistências, é o segundo jogador mais influente depois do Jackson. Se o Varela fosse o maior dos nossos problemas, não estávamos no lugar em que estamos., bem pelo contrário.
Nos jogos que ele literalmente "salvou" o nosso Porto, não vi por aqui ninguém a perguntar se Varela "jogou??"... o costume. Pelo menos Varela não custou 18M€, ao menos isso.

M

MP_Dragon

Guest
Sou um defensor do Varela mas neste últimos jogos voltou a  andar apagado.
Acho que neste momento devia sair do 11 para dar lugar ao Ghilas ou ao Quintero. Sei que qualquer um deles não é extremo mas um acrescenta mais luta na frente de ataque, e o outro mais virtuosismo.

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
4,023
221
43
Cascais
Varela está abaixo do esperado nestes ultimos jogos.

Tem atitude, ajuda defensivamente mas as coisas não lhe estão a sair bem, teve nos pés o golo que poderia ter mudado o rumo dos acontecimentos.

No entanto não consigo sensurar um jogador que já deu muito esta época.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,939
12,267
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Voltou ao modo de 'hibernação'. Nada de novo portanto, faz isto todas as épocas. E a desculpa de estar 'mal fisicamente' já não cola.

Espero que seja vendido no final da época e que até lá se dê a titularidade a um jogador que dá tudo sempre que é chamado: Ghilas.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,939
12,267
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
DeZ disse:
Voltou ao modo de 'hibernação'. Nada de novo portanto, faz isto todas as épocas. E a desculpa de estar 'mal fisicamente' já não cola.

Espero que seja vendido no final da época e que até lá se dê a titularidade a um jogador que dá tudo sempre que é chamado: Ghilas.
Disse isto depois do jogo contra os lagartos e volto a dizer: banco!