Shoya Nakajima

Nakajima 10

Nakajima

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
27,044
47,515
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Alguem vai ter de responder a uma série de perguntas incómodas.
Uma delas é qual foi o critério utilizado para avaliar o jogador em 25M de eur( pagando 12,5 por 50%).
Pagar ao amigo Theodoro Fonseca alguns euros,pois aparentemente o mesmo tem sido um anjo da guarda em termos financeiros da SAD.

• Like
Reações: quintero

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,782
48,931
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Fácil. Tinha 33 anos e era banco na Roma, já cá tinha estado e saiu a custo zero. Desportivamente quando saiu ja não era nada de espetacular.

Depois de sair a custo zero, vamos buscá-lo por 5M€ à Roma e ainda lhe damos um contrato de 4 anos com um salário acima dos 3M€ brutos por ano (a um gajo de 33 anos e que não tinha qualidade para ser titular). Total do custo do Marcano para o clube? Entre 15M€ a 20M€.

Mas o problema vai além do dinheiro. O problema é a lógica do negócio! Qual é o aspeto que faz sentido nesta compra? Não há nada aqui que não me faça pensar que a compra de um Marcano que tinha saído a custo zero um ano antes não seja, apenas e só, um momento de diarreia cerebral coletiva por parte da SAD (mais uma).

Porque o Nakajima, Zé Luis ou Loum podem ter todos custado mais (se custaram) mas essas compras ao menos tinham ponta por onde se pegasse. O Nakajima era um gajo que tinha partido tudo no Portimonense e podia acrescentar valor desportivo, o Loum custou muito mais do que o que devia, mas era um jogador com potencial e que podia vir a dar retorno financeiro. O Marcano o que vinha dar? Vinha dar rendimento desportivo ou mais valia financeira? Veio dar exatamente aquilo que se esperava.

No plano lógico faz 0 sentido a sua contratação, no plano financeiro custou-nos, fazendo contas por baixo, pelo menos 15M€ (Em Portugal diz-se que custou 3M€ em Itália dizem 5M€. O Salário diz o Record que é apenas 1,5M€ limpos por ano, mas na altura falou-se de mais que isso).

E não me venham com a lesão dele que o impediu de jogar durante mais de um ano. Quando jogou naquela metade de 19/20 chegava a ser sôfrego. O Mbemba foi um upgrade gigante.
Foram 4M se incluíres as comissões.

A logica é simples o FCP precisava de um central que desse garantias, e ele estava disponível o FCP já sabia que era um excelente profissional porque tinha estado no clube...

Quando ele saiu da equipa fizemos menos pontos por jogo, sofremos mais golos por jogo, e alem disso ele tinha dado varias vitorias ao FCP com golos.. mas o Mbemba foi um upgrad :love:

O Saravia foi muito melhor negocio, e o Waris, e o João Pedro etc.

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,564
35,849
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
SHOYA NAKAJIMA

» Tinha qualidade técnica? Muita... e criatividade.​
» Se eu gostava dele? Gostava, inclusive achava-o um dos melhores da nossa Liga no seu antigo contexto, mas sempre tive muitas reservas em relação à sua capacidade de triunfar no FCP.​
» Seria o mais adequado para o nosso esquema 442/424 actuando a EE com o nível de exigência (físico, táctico, mental) que isso acarretava? Nunca me pareceu. É muito diferente ser-se EE no Portimonense ou no FCP.​
» Tinha um perfil físico que permitia garantir desde logo intensidade e regularidade? Para mim não.​
» Falhou redondamente na adaptação a uma nova realidade muito mais exigente que um Portimonense, Liga Japonesa ou selecção nipónica? Claramente.​
» Um tradutor a full-time podia ter sido importante para uma melhor adaptação/compreensão ao que lhe era pedido? Acho que sim, podia ter sido determinante para uma melhor integração e compreensão das ideias da equipa técnica, mas também compreendo o lado do SC ao não querer um corpo estranho com acesso privilegiado ao grupo, aos treinos, às palestras, etc...​
» Foi profissional desde o aparecimento do COVID? Não.​
» De alguma forma consigo compreender o lado dele e as acções que tomou ao colocar a família em 1º lugar? Admito que sim.​
» Se concordo que tenha sido afastado do grupo de trabalho? Concordo.​
» Teve azar com a lesão grave? Teve... e nós também.​
» Valia a avaliação de 24 M€ com que veio para o FCP? Não.​
» Tinha-o contratado nesses moldes? Não.​
» Como classifico o fecho deste dossier? Trágico, mesmo que se tenham poupado 2 anos de salários... e inevitável.​

Tudo somado (12 M€ da aquisição dos 50%, salários, luvas e comissões), foi um investimento que tinha uma substancial margem de risco, para mim, que correu muito mal e que acabou por nos custar cerca de uns 25 M€.. que se evaporaram no éter. Deitados fora. Dificilmente podia ter corrido pior.

Caso não para esquecer, mas sim para recordar e ter sempre bem presente quando se pensar em fazer negócios em moldes semelhantes. Um erro de casting, sobre o qual tenho a sensação que não veio para cá apenas pelos seus predicados desportivos e ainda tenho mais dúvidas que tenha sido um pedido do mister.

Agora que seja feliz e que tudo lhe corra bem. Boa sorte.

Adeus, Shoya!

Última edição:

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,979
14,211
Conquistas
17
  • Hulk
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
Foram 4M se incluíres as comissões.

A logica é simples o FCP precisava de um central que desse garantias, e ele estava disponível o FCP já sabia que era um excelente profissional porque tinha estado no clube...

Quando ele saiu da equipa fizemos menos pontos por jogo, sofremos mais golos por jogo, e alem disso ele tinha dado varias vitorias ao FCP com golos.. mas o Mbemba foi um upgrad :love:

O Saravia foi muito melhor negocio, e o Waris, e o João Pedro etc.
Pois não, o Mbemba não foi um upgrade ao Marcano. Cada vez acho mesmo que muitos olham mesmo para o Marcano como um Jorge Costa…

• Like
Reações: Y_Chippo

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Não culpo a SAD neste caso. Quando ele veio, todos os adeptos ficaram entusiasmados e antes de assinar, era uma das contratações mais desejadas por todos. Eu confesso que também fiquei entusiasmado e achei que ele ia valer todo o dinheiro que foi pago.

Assim não aconteceu e a culpa foi de quem ? Do próprio. Teve várias oportunidades a titular e nunca correspondeu, à excepção de um Porto-Santa Clara para a taça de Portugal em 2019 onde ele fez uma grande exibição que não teve continuidade. Depois veio o COVID e ele avariou da cabeça, foi-lhe dada nova oportunidade em 2020/21 e ele voltou a não corresponder.
12M€ pour 50% de un jogador sem currículo do campeonato árabe, sem aval do treinador e não é a culpa da SAD 😂?!?!?!!?

#AVB2022

• Like
Reações: jusTiNO AZUL

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
O Nakajima ainda jogava no Portimonense, o SC falou algumas vezes sobre o jogador em entrevistas.

O SC sempre, sempre, sempre deixou entender que o jogador tinha algumas qualidades mas que não encaixaria no NGC.

O Nakajima foi 6 meses para as Arábias, estava a flopar, e pimba: 12M por 50% do passe por um jogador que não agradava ao treinador!?!??

Ponto comum com outros negócios vergonhosos? Teodoro Fonseca

Oooi, acordem!
Isto não foi um error de casting, isto não foi incompetência.
Isto foi mais um roubo organizado pela SAD para desviar dinheiro do clube.

Quem está à frente do clube são ladrões que usam o NGC para desviar dinheiro debaixo da mesa.

#AVB2022

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,431
11,682
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Alguem vai ter de responder a uma série de perguntas incómodas.
Uma delas é qual foi o critério utilizado para avaliar o jogador em 25M de eur( pagando 12,5 por 50%).
O problema é que nao vai.
Com o Adrian a culpa foi do Lopeteguei, com o Zé Luís foi do SC, aqui morre solteira ou vai ser dos tratadores de relva.

• Like
Reações: danielsousa94 e LR

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,710
1,606
O Nakajima ainda jogava no Portimonense, o SC falou algumas vezes sobre o jogador em entrevistas.

O SC sempre, sempre, sempre deixou entender que o jogador tinha algumas qualidades mas que não encaixaria no NGC.

O Nakajima foi 6 meses para as Arábias, estava a flopar, e pimba: 12M por 50% do passe por um jogador que não agradava ao treinador!?!??

Oooi, acordem!

Quem está à frente do clube são ladrões que usam o NGC para desviar dinheiro debaixo da mesa.

#AVB2022
E como explicas ter sido vendido primeiro para as arábias em vez de vir directamente do Portimonense? Esse clube tem alguma ligação com o Teodoro para existir alguna vantagem nisso? Os adeptos na altura acharam uma boa contratação... Também estavam comprados?

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,583
8,027
45
Lisboa
12,5M por 50%, quer dizer que o jogador estava avaliado por 25M? E a SAD comeu isso...
Achava bom jogador, mas nunca por esse preço.

• Like
Reações: danielsousa94

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
3,264
3,953

Oooi, acordem!

#AVB2022
Tem toda a pinta disso, mas enquanto não for provado há que assumir que todos são inocentes e isto foi apenas incompetência (mais uma)

C

Campeões de Tudo

Guest

Oooi, acordem!

#AVB2022
Agora vai flopar para a Grécia, se fosse a ele já deixava a mala pronta na entrada porque os adeptos gregos não são tão mansos como nós.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,857
29,441
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Até fui ver a minha opinião mais antiga sobre ele:

Shoya Nakajima
Não tenho a certeza que comprar 100% do Bruma fosse pior do que 50% do Nakajima. Até ver o impacto do japonês foi zero e o negócio parece ser dos mais ruinosos da nossa história. Oxalá que no futuro ele consiga dar a volta por cima e relançar a carreira

• Like
Reações: Calabote

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,999
4,068
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
A grande preocupação é naquilo que se pode tornar o FCPorto. Sinceramente temo que nos convertamos numa visão dos fdp…. Que ainda hoje vivem dos grandes feitos dos anos 60 do século passado. Uma visão degradante que sempre abominei e me enojava….

A decálage de investimento em termos de qualidade face aos fdp é assustadora. Enquanto nos esturramos milhões que pagámos e não conseguimos retorno, eles arriscam continuamente em grandes aquisições e conseguem reagir rapidamente aqueles que virão flops! Nos pelo contrário temos de os sustentar até saírem com o passe na mão ou rescindimos inexplicávelmente, com a lenga lenga de poupar nos custos! Depois vamos ver os relatórios e batem-se recordes de despesa com ativos da banha da cobra!

são tempo difíceis e perigosos para o futuro do FCPorto.

É notória a incapacidade de atrair qualidade, mas continuamos a pagar como se luxo e tratasse! Andamos a pagar gato por lebre, somos chacota do mundo do futebol, a incapacidade que transmitimos na gestão transpõe-se para o respeito que os outros agentes têm a nosso respeito….

O mundo do futebol perdeu o respeito pelo FCPorto, o nosso futebol sofrível e em sofrimento agrava mais esta situação.

Futuro de incertezas, conturbado, cheios de quezílias e guerrilhas pelo poder.
Estou plenamente de acordo! Já o venho a dizer a algum tempo. Mesmo a reciclagem das velhas glórias com o seu retorno no fim de carreira ou com a posição na estrutura como treinadores é uma visão do que se passou com os corruptos nos anos 90! (Com isto não estou a criticar o SC que até acho um bom treinador)

Não quero viver dos feitos do passado, quero continuar a festejar títulos todos os anos. Se o modelo bem sucedido de contratações mudou com os tempos, temos de mudar com ele!