#Andebol Seleção Nacional

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
O Cristiano Ronaldo e o Quaresma não serviram para o sporting ganhar alguma coisa, sairam cedo.
O Futre, esqueceste esse, não serviu para o sporting ganhar mas serviu para nós ganharmos, e uma muito importante, antes de ir embora.
Os irmãos Costa veremos no futuro se servem para ganhar o campeonato, a taça é coisa pouca, mas palpita-me que um deles vai lá estar 1 ano mais apenas. E embora muito talentoso não é "extraterrestre" ou seja pode ser anulado se houver disposição para tal do treinador do FCP, sei que é sueco e por norma não gosta muito disso mas quem percebe de Andebol sabe de que estou a falar. E como o Ricardo Costa montou a equipa com base nos dois filhos pode ter dissabores.
Não me esqueci do Futre, nem me esqueci que quem mais usufruiu do Quaresma fomos nós, assim como o João Moutinho. Ou até o Jaime Pacheco e o Sousa, se quiseres falar de jogadores que jogaram nos dois clubes. Falei no Quaresma e no Ronaldo porque é a comparação que faz mais sentido, seria o mesmo que em 2003 termos ido buscar esses dois, independentemente de depois um deles durar pouco cá ou conquistar mais ou menos títulos.

São dois excelentes jogadores, não tínhamos como impedir a sua saída(levar o porco mor da família Costa para treinador foi com esse objetivo), mas é uma saída que ainda custa porque são dois jogadores que teriam lugar na nossa equipa e que acrescentariam muito valor. Não esquecer que pouco tempo antes discutia-se a possibilidade de irmos buscar o Salvador Salvador, maior promessa deles, e acabaram por conseguir renovar com ele, levaram ainda o central André José e conseguiram levar as nossas duas maiores promessas. Estou só a referir isso, o dinheiro compra tudo e eles investiram bem com contratos absurdos para esses 4.
 

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
Ninguém roubou ninguém, pagaram literalmente a cláusula de rescisão que era altíssima para a realidade do andebol a nível mundial, imagina para a realidade portuguesa. Estamos a falar de um muido de 17 anos e outro de 19.
A fazer essa comparação, tb estaríamos a falar de uma cláusula de rescisão paga para a realidade do andebol de uns 60 a 80 milhões por cada. Ora como podes entender é muito muito dinheiro. Além que era impossível rete-los porque foram com o pai.
Roubar não tira legitimidade, foi tudo feito dentro da legalidade obviamente. Ninguém lhes apontou uma pistola para ir. Estamos de acordo na maior parte do teu comentário mas compara o salário do Daymaro ou Iturriza e a cláusula de rescisão que eles bateram, 60 a 80 milhões cada é um exagero embora tenha sido uma transferência absurda olhando para o historial de vendas dentro do nosso campeonato. E também é importante referir que ainda assim vão dar lucro àquele clubezeco, para além do evidente retorno desportivo.
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,680
3,176
Roubar não tira legitimidade, foi tudo feito dentro da legalidade obviamente. Ninguém lhes apontou uma pistola para ir. Estamos de acordo na maior parte do teu comentário mas compara o salário do Daymaro ou Iturriza e a cláusula de rescisão que eles bateram, 60 a 80 milhões cada é um exagero embora tenha sido uma transferência absurda olhando para o historial de vendas dentro do nosso campeonato. E também é importante referir que ainda assim vão dar lucro àquele clubezeco, para além do evidente retorno desportivo.
O kiko acredito que possa dar lucro porque é um predestinado. O martim tenho as minhas sinceras dúvidas
 

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,538
3,847
É muito difícil não se fazer um exercício mental do que seria o FCP nos próximos anos se os Costas tivessem ficado...

Muito provavelmente não daria para tudo (entenda-se €€€ e algumas das contratações nórdicas estariam fora de alcance...) mas dá sempre para um “e se...” 🙄
Com o plantel do FCP 2021/22, que tinha evidentes debilidades, quantos minutos (em jogos competitivos) teriam os dois?
Tendo presente que o kiko, a defender, fica “escondido” na ponta (onde já escondemos o Rui…) e que nenhum dos 2 tinha minutos no 7x6 (nenhum tem uma eficiência que o suporte), não os veria com minutos significativos!
É lógico que numa equipa com menos soluções ofensivas, com muito menor exigência defensiva (fruto das competições), terão mais minutos e mais brilho…
 
  • Like
Reações: Paolitik

mitla

Bancada central
19 Abril 2013
2,470
2,465
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Alguém sabe se os bilhetes para terça e quarta só são vendidos no local?

Tentei procurar on-line e só me aparece bilhete geral para todo o evento.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,261
15,372
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O melhor momento da Espanha surge quando recuaram para os 6 metros... é certo, que também foi quando o Carlos fez o kiko descansar, o que poderá toldar a conclusão!
Eu, treinador adversário, dava rédea solta ao martim... fechava-lhe o movimento central e deixava-o jogar sozinho... dava-lhe a linha para o pivot, fechava o central e variava a ponta (descobria e escondia)... 90% das vezes, ele vai atacar a baliza... em condições normais, vai marcar menos de 50% dos remates, o que funciona bem...
Eu, treinador adversário, apertava o kiko... um tipo rápido e com deslocamento lateral sempre em cima dele, mal recebesse a bola ... nem o deixava arrancar... quando fugisse, dava-lhe o pivot e a ponta, mas fechava o central e convidava-o a rematar sempre com gente pendurada nele... podia marcar, mas deixava a pele no campo...
Com isto, tirava o André do jogo...
A equipa de Portugal está demasiado dependente destes 3... dos quais, 2 são "relativamente" fáceis de tirar do jogo...
E não defende, particularmente, bem... portanto, não vai ser na defesa que Portugal ganhará...
Se fosse fácil, ele não nos teria marcado 19

Como já disseram também, nenhum treinador gosta de marcações individuais. Isso denota "incapacidade" de defender alguém. Mas deveria ter sido feito.
 
P

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,261
15,372
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Com o plantel do FCP 2021/22, que tinha evidentes debilidades, quantos minutos (em jogos competitivos) teriam os dois?
Tendo presente que o kiko, a defender, fica “escondido” na ponta (onde já escondemos o Rui…) e que nenhum dos 2 tinha minutos no 7x6 (nenhum tem uma eficiência que o suporte), não os veria com minutos significativos!
É lógico que numa equipa com menos soluções ofensivas, com muito menor exigência defensiva (fruto das competições), terão mais minutos e mais brilho…
A colocação dos centrais nas pontas na maior parte das vezes não é para os esconder, para isso iam para o banco, é para a saída a jogar quando recuperamos a posse da bola
 
  • Like
Reações: Pixies e portu

afpdias

Tribuna
22 Outubro 2015
3,301
1,212
Com o plantel do FCP 2021/22, que tinha evidentes debilidades, quantos minutos (em jogos competitivos) teriam os dois?
Tendo presente que o kiko, a defender, fica “escondido” na ponta (onde já escondemos o Rui…) e que nenhum dos 2 tinha minutos no 7x6 (nenhum tem uma eficiência que o suporte), não os veria com minutos significativos!
É lógico que numa equipa com menos soluções ofensivas, com muito menor exigência defensiva (fruto das competições), terão mais minutos e mais brilho…
Curiosamente o Kiko continua a jogar no 7*6 na seleção. Eu não tenho dúvidas que teriam sido muito úteis este ano.
 

Northside

Bancada central
16 Agosto 2017
1,383
689
Curiosamente o Kiko continua a jogar no 7*6 na seleção. Eu não tenho dúvidas que teriam sido muito úteis este ano.
Tivemos muitos jogos que estávamos com 6x6 limitado , acho que não com tanta liberdade , mas ia jogar muito tempo e ser muito útil … ele faz isso contra Benfica, Porto e contra as equipas estrangeiras , isso nem é discussão na minha opinião
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,261
1,731
Porto
Que o Kiko leve Portugal ao título, não me importo nada.
Que é um craque, sem dúvida.
Se podíamos ter feito algo para travar a sua saída, julgo que não.

Mas de qq forma, diga-se também que há aqui muito forista a ter sonhos húmidos com o rapaz.
Quanto melhor figura fizer, mais depressa um tubarão europeu o vai buscar e deixa de chatear por cá.
 

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,538
3,847
Se fosse fácil, ele não nos teria marcado 19

Como já disseram também, nenhum treinador gosta de marcações individuais. Isso denota "incapacidade" de defender alguém. Mas deveria ter sido feito.
Eu disse 2 dos 3… “dos quais, 2 são "relativamente" fáceis de tirar do jogo...”
Esse ênfase nos 19 golos irrita-me um bocado…
A influência de um jogador vai muito para alem dos golos. Lembro-me bem como o Atman, a marcar poucos golos, nos eliminou da Champions no Dragão, ainda no tempo do Obradovic, ou como o Alex Duijshebaev, sem precisar de marcar 10 golos é, constantemente, o jogador-chave da equipa dele!
Até nisso, fica bem demonstrado como o valor individual dele é hiperbolizado! Para além da transformação física, da vertente defensiva, ainda vai ter de “aprender a marcar menos golos”…
 
  • Like
Reações: Paolitik

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,538
3,847
A colocação dos centrais nas pontas na maior parte das vezes não é para os esconder, para isso iam para o banco, é para a saída a jogar quando recuperamos a posse da bola
A colocação do central na ponta depende, em primeiro lugar, da envergadura física do central…um tipo como o Rui não aguenta defender no meio ou a segundo, pelo que será sempre “escondido” na ponta! Uma das grandes transformações do Miguel foi quando começou a defender, consistentemente, a segundo! A equipa acaba melhor, porque, potencialmente, fica com os 2 pontas a arrancar… mantendo qualidade na saída de bola (la está, o central a comandar)…claro, que tudo isto, pode (e será, certamente) ser trabalhado de outra forma!
No caso, o kiko tem altura suficiente para defender a segundo, mas não tem envergadura, nem capacidade física (neste caso, também, pela carga ofensiva que lhe é colocada)! Aliás, do que vi, no scp, ele sai na defesa! A questão defensiva será um dos primeiros testes que ele enfrentará … para atingir um nível top, ele tem de ser bom a defender a segundo… e isso acarretará outros desafios…
 
  • Like
Reações: Paolitik

afpdias

Tribuna
22 Outubro 2015
3,301
1,212
Atenção que isto é uma competição sub-20…
No último euro, o Diogo Silva marcou 8 golos por jogo e chegou a quarto lugar …
Certo.
É uma questão de acreditar, com 16 anos não me lembro de ver ninguém a jogar assim. Eu acho que vai ser dos melhores do mundo, e o melhor português de sempre.
Mas podemos ver daqui a 8 anos se se concretiza ou não 🤣
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,261
15,372
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
A colocação do central na ponta depende, em primeiro lugar, da envergadura física do central…um tipo como o Rui não aguenta defender no meio ou a segundo, pelo que será sempre “escondido” na ponta! Uma das grandes transformações do Miguel foi quando começou a defender, consistentemente, a segundo! A equipa acaba melhor, porque, potencialmente, fica com os 2 pontas a arrancar… mantendo qualidade na saída de bola (la está, o central a comandar)…claro, que tudo isto, pode (e será, certamente) ser trabalhado de outra forma!
No caso, o kiko tem altura suficiente para defender a segundo, mas não tem envergadura, nem capacidade física (neste caso, também, pela carga ofensiva que lhe é colocada)! Aliás, do que vi, no scp, ele sai na defesa! A questão defensiva será um dos primeiros testes que ele enfrentará … para atingir um nível top, ele tem de ser bom a defender a segundo… e isso acarretará outros desafios…
A maior parte dos centrais não tem, nem interessa ter, porque cada vez são jogadores mais rápidos e até pequenos, o que vai contra o andebol de antigamente do alto e forte.

Cada vez menos atiram de fora e mais jogam em penetração e no 1x1
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,261
15,372
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Certo.
É uma questão de acreditar, com 16 anos não me lembro de ver ninguém a jogar assim. Eu acho que vai ser dos melhores do mundo, e o melhor português de sempre.
Mas podemos ver daqui a 8 anos se se concretiza ou não 🤣
Claro, Kiko está muito acima do que o Diogo já fez.

Até porque ja o mostrou em todos os momentos competitivos de maior teste. Jogos dos titulos, jogo em casa do campeão alemão, eficácia quase 100% nos 7m, e ontem game winner.

Tem fibra e veias de gelo. O oposto do Diogo.
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,637
3,413
Vila do Conde, 1974
Eu vi o Miguel Martins a ser lançado por Obradovic num ismai-Porto (julgo que meu lado estava o @Pombal ) com 16 anos.
Fiquei entusiasmado também.

Não vejo o Kiko com potencial superior ao MM. Provavelmente irão atingir patamares idênticos. Aqui no fórum talvez seja o maior admirador do MM mas pronto fiquem lá com a minha opinião.
 

afpdias

Tribuna
22 Outubro 2015
3,301
1,212
Eu vi o Miguel Martins a ser lançado por Obradovic num ismai-Porto (julgo que meu lado estava o @Pombal ) com 16 anos.
Fiquei entusiasmado também.

Não vejo o Kiko com potencial superior ao MM. Provavelmente irão atingir patamares idênticos. Aqui no fórum talvez seja o maior admirador do MM mas pronto fiquem lá com a minha opinião.
Hhmm, a seguir a ti sou o maior admirador do MM. mas acho que o Kiko vai chegar a um nível superior..
 
  • Like
Reações: lucho

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,408
8,284
42
Porto
Eu vi o Miguel Martins a ser lançado por Obradovic num ismai-Porto (julgo que meu lado estava o @Pombal ) com 16 anos.
Fiquei entusiasmado também.

Não vejo o Kiko com potencial superior ao MM. Provavelmente irão atingir patamares idênticos. Aqui no fórum talvez seja o maior admirador do MM mas pronto fiquem lá com a minha opinião.
O Miguel Martins demonstrou um potencial inacreditável (o Rui Silva, salvo erro, apareceu com a mesma idade ao alto nível no Xico Andebol e logo a seguir no Sporting) e sou totalmente fã dele. Somos sortudos por termos tido a possibilidade de o ver crescer aqui no clube.
Mas o Kiko, desculpa @lucho , tem algo que eu nunca vi em nenhum jogador desta idade e dificilmente ficará em Portugal até à idade do Miguel pois deverá faltar muito pouco para sair para uma equipa do topo do andebol europeu.
A tua previsão até poderá vir a mostrar-se certeira, mas eu continuo a achar que não há limites para este puto.
E mais, acredito que a evolução dele vai ser total quando tiver ao seu lado jogadores que sejam mais decisivos/importantes do que ele.
Será nessa altura que o Kiko vai adquirir o que lhe falta para explodir completamente na modalidade.