Ramalho disse:
Forma desportiva é algo diferente de conquistas desportivas.
O facto de o barça não ter ganho nada não significa que os seus jogadores estão maus......O Iniesta,por exemplo, continua em boas condições e fez vários jogos....a nível competitivo está bem.
J.Moutinho também não ganhou nada, mas jogou e tens os níveis competitivos necessários para além da qualidade reconhecida.
J.Pereira tb nada ganhou mas jogou a época quase toda.
Podia dar mais exemplos.
Agora........Nani,Vieirinha e Postiga têm meia dúzia de jogos nas pernas desde Janeiro.......os seus níveis competitivos devem estar ao nível de uma pré época, será que em 3 semanas ficam em condições para jogar um mundial contra jogadores em competição há meses?
Mas uma seleção tem uma ideia de jogo e um modelo mais ou menos definidos (e assim deve ser, gostando ou não da ideia, porque eu não gosto da ideia e do modelo de Portugal, da Argentina, por ai fora)...
Eu não vou entrar pela mais valia do Quaresma, até porque me retirei do debate no tópico e por isso não tenho moral para falar.
Mas vou entrar na mais valia de jogadores que estão adaptados a uma ideia de jogo, como o Vierinha, o Nani ou o Varela (especialmente o Varela), e dizer que estes jogadores estão mais aptos a jogar no modelo atual da seleção do que o Quaresma (pese embora este tenha de facto mais capacidade técnica). Só por ai já se justifica que o Quaresma não seja chamado.
Depois, de que serve teres um jogador que não compreende o modelo de jogo, por melhor que tenha jogado (que não jogou), e tirares da tua escolha jogadores que conhecem o modelo, que conhecem as dinâmicas daquele grupo, só porque jogaram pouco? Repara, é tudo muito questionável, e eu não gosto do modelo, mas tenho que admitir que a convocatória está bem feita na generalidade. Trocava um ou outro, mas não mudava nada de mais. Por exemplo, o Hugo Almeida saia e entrava o Oliveira. Não gosto de nenhum, mas prontos. Mas compreendo que prefira o Almeida do ponto de vista estratégico...
Uma seleção não é um clube, é diferente... Não reconheço muita competência ao PB (a equipa técnica não conheço), nem gosto do modelo, mas aplica-se o mesmo que ao Benfas: o modelo está razoavelmente operacionalizado.