Seleção A Feminina

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Só precisas de recuar ao Europeu do ano passado para ter inúmeros recordes de audiência e assistência. Mas neste ponto ainda se nota muito a diferença entre o futebol feminino num país de futebol e num que não o tem como modalidade principal, como é o caso da Nova Zelândia.
Espanha, França e Alemanha também vão somando números cada vez maiores.

E o que noto de uma forma generalizada é um profundo desconhecimento do histórico e da realidade do feminino.

Esteve banido durante 50 anos no Reino Unido, entre os anos 20 e os anos 70. No Reino Unido. Não era "ah não se joga muito", era proibido mesmo. Foi assassino para o desenvolvimento da modalidade, que ainda teve a agravante de ter lutar contra o preconceito. Muito forte antigamente, mais paternalista e condescendente agora, mas basta imaginar como seria se o futebol em termos absolutos tivesse estado parado durante 50 anos.

Já percorreu um caminho muito longo e ainda tem um longo caminho por percorrer, a todos os níveis. Ainda temos jogadoras em Europeus e Mundiais que não são profissionais, à semelhança do que se passa nos países. E aqui poderíamos falar da FPF estar a construir a casa pelo telhado e termos históricos clubes de futebol feminino que formaram muitas das mulheres que hoje estão na seleção e que ficaram de mãos a abanar quando os grandes foram lá buscá-las. Há uma pequena parte que consegue viver do futebol e treinam todos os dias com todas as comodidades, mas há muitas que pagam para jogar ou que têm umas ajudas de custo e 3 ou 4 treinos por semana para chegar a casa à meia-noite com o trabalho ou estudos marcados para a manhã do dia seguinte. E quando a competição é entre estes patamares, é mais difícil haver evolução, mas ela lá vai.

Ninguém é obrigado a gostar, nem eu tenho qualquer problema em admitir que esteticamente ainda não é muito apelativo, apesar de mais puro e genuíno, mas temos milhares de jogos nas nossas cabeças jogados num nível diferente.

Mas pelo menos que tenham um pouco de noção das coisas, porque não há rigorosamente nada que impeça uma mulher de jogar bem futebol, andebol, voleibol. Apenas defendo que a baliza devia ser mais baixa, da mesma forma que a rede no volei baixa. Há golos que entram só mesmo por falta de centímetros, os homens são genericamente mais altos, é naturalíssimo.

E depois há isto:

Não sei que idade tem a tua filhota, mas isto é maravilhoso. São as outras grandes vitórias do futebol feminino e que pareciam utópicas quando eu era miúda - e não sou muito velha lol. Que as meninas queiram ver as senhoras a jogar, que sintam que lhes podem seguir os passos. Que haja meninos às portas de Camp Nou com a camisola da Alexia.

Prefiro que o Porto comece pela formação, como está a fazer, mesmo que pareça que seja só para cumprir as regras da UEFA. Tubarões a comer fitoplâncton já temos na Liga BPI.
Mas que as muitas meninas dragonas que andam neste mundo possam fazer aquilo que eu não pude e tanto queria: jogar pelo Porto e crescer lá enquanto jogadoras e mulheres.

Pronto, dou por concluída a tese de mestrado mas ainda tinha mais para dizer.
A minha filha tem 12 anos.

Adora ver futebol, nomeadamente no estádio onde vamos com regularidade ver o "nosso" FCPorto. Já em casa, fui como que obrigado a meter a Eleven para ela poder ver o também "seu" PSG e o seu ídolo Mbappé. É impressionante a quantidade de jogadores que ela conhece, seja no PSG, seja no City, onde também admira o grande Halland. Segue-os nas redes e acompanha-os também através do Insta e do Tik Tok.

A maior parte das vezes, é ela quem me diz o que se passa com a vida/carreira deles. Impressionante.

Já por cá, nada como admirar o "seu" Otávio e claro está, o Diogo Costa.

Felizmente vivemos no seio de uma família com um passado de futebol, inclusive profissional onde um familiar direto da minha mulher foi nosso jogador, campeão europeu e é agora técnico. Já o avô da minha filha, jogou e treinou vários clubes da área do grande Porto. O futebol acaba por fazer parte do dia a dia, do fim de semana.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
O canal 11 e a sporttv estão com um movimento incrível na direção do mundial e do futebol feminino.

Vamos perder o comboio…

PortistaNando

Tribuna Presidencial
20 Fevereiro 2017
11,570
12,869
As decisões das árbitras são comunicadas e ouvidas no estádio, à semelhança de outros desportos.
Isto devia ser aplicado no tugão !

• Like
Reações: Moreira