Ainda bem que respondeste e corrigiste por mim. Já me estava a fazer comichão. A estatística em si não é perfeita (se rematares na atmosfera de baliza aberta não conta como um remate logo não te dá um falhanço mas quantas vezes isso acontece) mas em termos de estatísticas que trazem uma análise agradável e rápida a capacidade de criar oportunidades e capacidade de finalização é essa.
o Argumento de quem é contra é que tem falhas, mas lá por ter falhas não quer dizer que não possa ser analisada na mesma principalmente por quem percebe como funciona e é feita.
Tem falhas, claro. Todas estas ferramentas têm falhas. Pior fica quando se quer utilizar coisas que são criadas com finalidade de descrever x para descrever y ou z. Tentar usar um martelo como chave de fendas não funciona, mas não quer dizer que o martelo seja lixo. Funciona para fazer o trabalho para o qual foi concebido.
Este tipo de ferramentas, quando usadas em contexto, são muito melhores que os nossos olhos a descrever a realidade. Mesmo os de quem percebe. E a diferença não é pequena.
PS: Ninguém detesta mais o xG, sobretudo os modelos públicos deste, do que eu.