Não
Em jogos de Champions e nos jogos grandes, o foco passa por anular os pontos fortes do adversário e aproveitar as debilidades que por norma estão nas debilidades técnicas de certos jogadores em construção e na deficiente transição defensiva e contrapressão (como é caso gritante os lamps deste ano) e lançar os nossos jogadores em campo aberto onde o Pepê e o Galeno são muito fortes
Em jogos de campeonato onde bates contra autocarros é preciso ter malta que saiba desmontar autocarros e nós não temos. O Pepê e o Galeno dão se mal em espaços curtos e se não for um momento individual do Chico ou uma combinação à direita com o João Mário dificilmente criamos perigo a sério porque tirando o avançado para ter mais malta a tentar construir perdes presença na área. E ainda mais difícil se torna quando o adversário muitas vezes tem linhas de 5 + 2 na zona de remate
Nós com o Alex Telles e o próprio SO desbloqueávamos muitos destes problemas de bola parada e ajudava imenso porque depois do primeiro golo o adversário tem de sair do conforto. O maior exemplo este ano nas big 5 é o Arsenal que desbloqueia montes de jogos fazendo 1/2 golos de bola parada e depois embalam para a goleada
Em 21/22 com o Diaz, o Vitinha e a partir de certo ponto o Fábio Vieira tínhamos facilidade em desbloquear estes blocos porque estes jogadores tinham muita qualidade em espaços curtos. E esse tipo de jogadores são muito difíceis de encontrar. Pena termos vendidos os 3 em menos de 6 meses
No ano passado a criação em espaços curtos passava muito pelo Taremi, este ano com a sua baixa produção pensou se que o Ivan Jaime podia ser esse jogador mas ele não me parece tão confortável como isso em espaços curtos
O que acontece então este ano e hoje foi evidente é que as equipas adversárias em organização defensiva metem 4 homens para os nossos 3 que fazem combinações na direita (Chico, Pepê + LD) e nós não rodamos rapidamente para o outro lado e quando a bola lá chega e se chegar já não há desequilíbrio e pedir ao Galeno para o criar em espaços curtos não é ideal
Pah desculpem pelo testamento. Eu percebo pouco disto e há malta muito mais qualificada aqui que eu (até com curso de treinador). É a minha visão das coisas de alguém que tenta entender o jogo
1. Profundidade
Em tese, concordo com a refência à profundidade! O problema é que, mesmo quando existe a possibilidade de explorar a profundidade adversária, a opção táctica parece ser diversa! Hoje, por exemplo, na primeira parte, o Chico e o Galeno nunca foram lançados em profundidade, mesmo quando o espaço estava lá! Ao contrário, o Namaso tem 2/3 lançamentos, em que ganha 1/2 cantos! É lógico que o Galeno não pode explorar a profundidade sozinho... se ninguém lança a bola, ele anda ali, preso entre a falta conficança no pé esquerdo para centrar e a linha de fundo...
2. Bolas paradas
Provavelmente, outro problema grave e sem explicação! Certo que não temos um Alex Telles! Mas, depois de meter o Eustaquio a marcar os cantos em toda a primeira volta, agora, perde-se a conta aos cantos (e livres perigosos) em que nem se coloca a bola na área adversária! Não se percebe! Marcamos 4 golos de canto e 2 de livre, mas somos a equipa com mais cantos no campeonato (mais 2 por jogo do que o scp, que tem o dobro dos nossos golos de canto)!
3. Desmontar autocarros
Eu acho que temos o maior abre-latas de autocarros, desde que o SC cá está: o Chico! O problema é que, agora, o Chico é a única solução! A equipa roda o jogo com o único intuito de acabar a bola na direita, com o Chico em 1x1, ou 1x2, ou ... 1x6... naturalmente, as defesas adversárias pendem para aquele lado! Com o Wendel a entrar no meio, estilo mancity (hoje, não, que teve de ir para central), o Galeno fica com o flanco, sem espaço e 3 defesas à frente...
Em resumo, concordo, e fico estupefacto, como o SC, que acho que é um bom treinador, tem uma equipa, tacticamente, tão pobre e tão incapaz! Em abril, não há desculpas! O grupo é bom, ao contrário do que se diz! Tem lacunas evidentes, nas segundas linhas! Mas, os problemas notam-se no melhor 11! A forma como o SC não consegue retirar o melhor de alguns jogadores é, para mim, surpreendente e desconcertante!
Note-se que, apesar dos evidentes erros próprios, a equipa tem sido massacrada pelas arbitragens jornada após jornada! E não me parece difícil, chegar, facilmente, a uns 10 pontos roubados! Que fariam toda a diferença! Não melhorariam a qualidade do nosso jogo, mas a confiança com que a equipa se apresentaria em campo, seria outra! É lógico que ser prejudicado quando:
a) se joga muito bem;
b) se tem individualidades que resolvem jogos sozinhos;
c) os nossos opositores são o slb do king e do paulão ou o scp do paulo bento...
torna bem mais fácil ser campeão!