O unico jogador que tinha lugar na equipa de 2010 era o Diogo Costa.
Mesmo no banco, só o Alan Varela teria espaço.
Não, os centrais não eram nada do outro mundo, eram certinhos e o lateral direito também não, era certinho e tinha raça, além de estar completamente com sangue nos olhos aos vermelhos. Tinhas 3 jogadores que naquele momento cabiam e qualquer equipa do Mundo e cabem em qualquer equipa histórica do FC Porto, Moutinho, Hulk, Falcao, depois um Fernando em crescendo mas já Polvo e o Palito que era uma locomotiva, depois haviam jogadores que não sendo extraordinários eram bons tanto a jogar, como no banco na baliza o Helton excelente guarda-redes, como o Varela, O Belluschi (muito forte tecnicamente mas inconstante) o Guarin (alternava entre o máquina e come sono, mas hoje percebemos que eram coisas psicologicas) o Cebola, o Micael (médio refinado), o Fucile (quando não tinha a cabeça nas putas e vinho verde), o James que ainda era um miudo mas obviamente tinha uma qualidade enorme, o Beto era um optimo guarda-redes estavamos sempre descansado sem o Helton também...
O "minus" desse plantel eram mesmo os centrais e a lateral-esquerda só ter o Palito. O Emídio Rafael era vá jeitosito, para o mediano, até estava a dar conta do recado mas aquela perna partida matou-lhe a carreira e depois andava lá o Sereno.
Centrais o Rolando para mim era o melhor, mais confiável, depois lá teve o desentendimento com o Terinho nas épocas seguintes e aí afirmou-se aquele gajo porco argentino que era um bom central nas duas épocas seguintes, mesmo que de vez em quando com erros de abordagem à queima, na última meia época foi um desastre. O Maicon era o Maicon, o bicho no ar, mas de fez e quando ferrava-lhe a mosca e dava uma casita, o Sereno nem conta pra estatística, jogou mais vezes a defesa-esquerdo que a central onde era banal. Nenhum destes tinha o nível do Pepe, mesmo do Pepe "velho".
Otávio parece-me mais talentoso do que qualquer central desse plantel (o meu preferido era o Rolando, era muito sereno) e o JM também, a nível técnico dá uma goleada ao Sapunaru, que no entanto lhe ganhava de boa defensivamente e no jogo aéreo. O Fuci era um bocado roleta-russa, ou fazia uma joga ligado à corrente ou andava a pensar nas putas ( e eu conhecia o Fuci pessoalmente sei do que falo).
Diria que o Pepe entrava de caras nesse plantel.
E o Otávio também era capaz de entrar bem.
Um Nico também é bem melhor que um Sousa.
A grande diferença está no lote de 3 gajos classe mundial, 1 puto que viria a ser, um jovem médio defensivo que era já muito bom e em existirem depois no plano a seguir, não uma quantidade de jogadores razoáveis e medianos mas sim plenamente bons de nível Porto. Esse grosso esse core do grupo é o que fez desse plantel um dos mais fortes e coesos da nossa história, plantel-wise, sem falar obviamente da orientação, liderança da equipa técnica, de AVB do seu saber e capacidade motivadora, dos seus adjuntos com foco especial no trabalho tático de VP e claro de um PdC vintage nos seus ultimos dias de o ser mais ainda no seu total de capacidades e restante estrutura.
O resto para um lado ou para outro, falar fora disto, seria revisionismo histórico.
Tirando a opinião de plantel que pode ter peferências diferentes aqui e ali, tudo normal.