O futebol português tem uma tradição de despedimento fácil de treinador acima da média. É ridículo, há 18 equipas na I Liga e cerca de 30 chicotadas por época. E depois são sempre os mesmos treinadores, só saltam de uns para uns outros, como se a competência deles mudasse subitamente (e alguns são mesmo heróis e vilões na mesma época). Há aqui uma cultura de deitar abaixo um treinador se não conseguir resultados nos primeiros meses e muitos nem chegam a meio ano.
Acho mesmo idiota avaliar o trabalho de um treinador ao fim de meia dúzia de jornadas, e mesmo uma época inteira, por vezes, não é suficiente. Tenho a certeza que todos os clubes ganhariam mais em manter a equipa técnica mais tempo, em vez de estarem constantemente a trocar.
Agora, neste momento, nós estamos quase no extremo oposto. São 7 anos e a equipa tem vindo a jogar pior de ano para ano (com a honrosa exceção do 4º para o 5º ano). E parece que não se passa nada, que o treinador não tem responsabilidade nenhuma, que o plantel não tem qualquer escolha pessoal dele. Que a proposta futebolística é desligada daquilo que é pedido. É um bocado surreal.
O Conceição é o treinador com maior responsabilidade de sempre no futebol do clube, dado o tempo no cargo e o poder de decisão que tem, que é muito elevado. Negar isto é apenas patetice. Portanto, se não jogamos peva, a responsabilidade é dele. Da mesma forma que é dele a responsabilidade se jogarmos muito. Mas a verdade é que, esta época, não jogamos um caralho! E a responsabilidade é dele, obviamente.
Dito isto, deve sair? Agora, a meio da época? Não. Sinceramente, já houve alturas em que, a meio da época, poderia fazer sentido. Neste momento, pelo ano que é, pela questão das eleições, pela indefinição no futuro do clube, não creio que faça sentido algum estar sequer a pensar nessa possibilidade, nesta altura. É deixar acabar o seu trabalho, o seu reinado e, no fim da época, muitas contas haverá a fazer. Mas que a responsabilidade seja sempre atribuída a quem a tem. Eu não prevejo nada de bom para o que resta da época. Espero estar enganado!