A teoria é fácil de ser compreendida. Em todos os jogos de grau elevado (Champions + clássicos) jogamos com mais cautelas defensivas.
Há uma clara tendência para jogar mais na expectativa e no erro do adversário. E isso é notório. Só por aí, já reduzes os espaços que por norma concedemos aos adversários "mais acessíveis".
Tenho andado a pensar nisto. Nao na tatica, q é o q voces estavam a discutir, mas na insistencia de pressionarmos alto. Acho q podemos concordar com algumas coisas q indicam q nao deviamos pressionar alto. Sim, eu sei q pressionar alto está na moda e se for possivel, claro q é melhor sufocar o adversario e nao o deixar passar do meio campo, mas vejam só se concordam com as minhas ideias (ainda nao sao conclusoes, estou só a ponderar o assunto).
1. Nós defendemos mto mal qdo o adversario nos apanha em contra-golpe, nao tenho dados estatisticos, mas diria q sofremos mto mais golos nessas condiçoes do q em ataques com a nossa equipa toda ja posicionada para defender; Se alguem tiver dados q confirme ou contrarie isto, agradeço;
2. Temos uma incrivel falta de ideias qdo estamos tb nós em ataque e a outra equipa ja está toda posicionada para defender; Nao é às boas q todas as equipas vêm ao Dragao defender, ja perceberam q resulta;
3. Temos jogadores mto rapidos na frente de ataque, como sejam Galeno, Pêpê, Chico e Evanilson;
Sendo assim, nao seria melhor abandonarmos o pressionar alto, trocando pelo tentar ter a equipa novamente posicionada a defender o mais rapido possivel? Isto implica abandonar os mtos "ir à queima" q nós fazemos para tentar recuperar imediatamente a bola, q dp se correrem mal deixam esse jogador livre para iniciar um contra-ataque venenoso. Sugeria q defendessemos antes o espaço e os passes q o jogador possa fazer, abdicando de lhe tentar roubar a bola.
Ao abandonarmos o pressionar alto e fazendo apenas defesa do espaço/passes, o resto da equipa terá tempo de recuar e nao deixar q se fique em demasiadas situaçoes de 1 para 1, ou mm inferioridade numerica, como acontece na maioria dos contra-ataques q temos sofrido jogo após jogo. Aqui entra a minha suspeita que com a equipa ja posicionada para defender, vamos defender mto melhor. E com a equipa recuada, o adversario nao tendo a vantagem numerica com os poucos q iniciaram o ataque, terá tendencia a ir para o ataque em bloco.
E aqui entra o ponto de eu achar q o nosso ataque poderia explorar a rapidez q tem, ao inves de tentar fazer um ataque continuado para o qual acho q todos vemos q lhes faltam ideias (eu sei, poderia melhorar se metesse o nosso criativo [Jaime] e mais uns pormenores, mas é o q é). Com a outra equipa a decidir atacar em bloco pq nós recuamos, aí sim a pressao deveria aumentar, e mal roubassemos a bola tentavamos nós lançar o contra-ataque aproveitando a rapidez dos jogadores q referi.
Nao sei se isto faz sentido ou nao, mas está tudo tao mal q nesta fase é o q tenho andado a pensar.