A idolatria tem destas coisas...
A idolatria leva a considerar qualquer reparo como odiozinho de estimação.
A idolatria leva a dizer que há quem defenda que a culpa da falta de planeamento é só do treinador quando ninguém o diz. Nem dizem sequer que é o principal culpado. Essa responsabilidade principal é unanimemente apontada à SAD e ao presidente como responsável máximo.
A idolatria leva a não perceber que a esmagadora maioria, senão a totalidade, daqueles que fazem estes reparos fundamentados:
- Não só não apoiam esta direção, como criticam-na há muito. Aliás, muitos deles serão simpatizantes ou até apoiantes do AVB (com a devida reserva por ainda pouco se saber em substância da previsível futura candidatura).
- Valorizam muito mais positivamente o trabalho do SC do que o da direção nestes últimos anos.
- Reconhecem competência e mérito ao SC nas conquistas desportivas e no trabalho desenvolvido.
- Não querem que o SC saia.
Só a idolatria cega te impede de ver isto e leva a comentários e considerações descabidas como as que fizeste.
Que tal deixares-te de idolatrias e preconceitos e tentares discutir de mente aberta os reparos que são feitos?
Quanto ao assunto em concreto da responsabilidade que um treinador tem e deve ter no planeamento a médio longo prazo do clube, acrescento a este post mais logo quando o tempo disponível permitir...
@Hischier
Retomando...
Quanto ao assunto em concreto da responsabilidade que um treinador tem e deve ter no planeamento a médio longo prazo do clube, discordo de ti por duas ordens de razão.
Em primeiro lugar, por uma questão de profissionalismo.
O treinador é o operacional mais importante de um clube, nomeadamente num clube como o nosso que, na prática, não tem um verdadeiro diretor desportivo, ou, no mínimo, um dos mais importantes.
Se eu estiver num cargo de topo de uma grande empresa, eu sinto a obrigação ética e profissional de não pensar a curto prazo e só no meu umbigo, mas de zelar pelos interesses da organização, no curto, no médio e no longo prazo.
E essa obrigação é, na minha opinião, ainda maior num treinador com uma ligação tão próxima ao clube, que está há 6 anos no clube, tem tido contratos relativamente longos e apoio total do presidente, que já disse inúmeras vezes que quer que ele fique enquanto ele continuar, e dos adeptos, que, em muitos casos, queriam que ele fosse o Alex Ferguson do nosso clube.
Mas isso é o meu conceito de profissionalismo...
Em segundo lugar, por interesse próprio.
As decisões de curto prazo e de rendimento imediato limitam a capacidade do clube no médio e longo prazo e, com isso, prejudicam o trabalho do treinador no futuro por lhe diminuírem a qualidade dos recursos disponíveis.
Principalmente num treinador que não tem contratos curtos nem tenciona por-se a andar à primeira oportunidade.
E o SC já está a sofrer com isso.
Quanto à parte do PdC, eu concordo apenas em parte porque ele sempre foi assim. Um dos grandes defeitos do PdC é exatamente esse. Por isso nos nunca fomos capazes nos tempos áureos de marcar uma diferença decisiva para os rivais em termos financeiros. E por isso é que hoje estamos organizacional e infraestruturalmente atrasados em relação a eles.