Percebo mas acho que foram ambientes diferentes. Esses eram ambientes mais de entusiasmo, excitação. Apoiar a todo o custo. Senti isso em mais jogos, a recepção ao Bayern por exemplo, ou o jogo contra o Sporting no ano do NES.
Mas aquele jogo foi outra louça. Não era um ambiente de entusiasmo, era de revolta, de raiva, de cortar à faca mesmo. Aquilo foi mais do que um simples jogo de futebol.
Sempre fomos um clube que quando é preciso cerrar os dentes, não há pai para nós. E eu acompanho o Porto desde meados do Penta. Das primeiras memórias que tenho está os 5 0 na luz ao regime do Preud'homme. Há coisas que me lembro da altura e que faço questão de manter vivas na minha opinião actual.
O Dragão é um estádio diferente das Antas, por um lado tenho alguma pena que o arquitecto não tenha capturado na sua plenitude o "espírito" das Antas para a nossa nova casa. Por isso é que não gosto muito de comparar o que se sentia num e noutro. A gasolina dos adeptos pode ser a mesma mas parece que não se faz sentir da mesma maneira.
O SC enquanto jogador foi dos meus ídolos na infância, acompanhei a super Lázio daquele tempo á pala dele. Vibrei com hat trick á Alemanha do fdp do Khan no euro'00. Sei que o Portismo dele é inatacável. Reconheço que ele tem uma imagem á Porto e foi importantíssimo no momento em que chegou. Tem direito a um capítulo de glória no nosso museu. Mas a regra máxima que eu aprendi no futebol nestes anos todos é que ninguém resiste ao ciclo natural do futebol, seja por factores pessoais ou externos. Estou convicto que um virar de página vai fazer bem ao grupo de trabalho e até ao SC, ele que vá limpar o Scudetto e ter o reconhecimento que merece, nem que seja em Itália, já que aqui neste antro é o que se sabe.
Acho que faz falta a todos saberem que começam do 0. A linguagem corporal dos jogadores nos últimos jogos tem-me afligido um pouco, diria que há desconforto mesmo. Tirando os momentos dos golos, vê-se pouca alegria no nosso jogo. Venha quem vier, que seja astuto na comunicação e traga novas ideias para o nosso jogo. Há nomes interessantes, ontem um colega falava no Xavi e eu aproveito para acrescentar o Gerrard que também está a fazer um trabalho interessante e vejo ali uma aura de Bobby Robson.
E peço desculpa, os últimos parágrafos são dirigidos ao Portal no geral e não a ti em particular.