Há muitas coisas que eu gosto no Sérgio. Foi ele que trouxe de volta a mística. Foi ele que trouxe de volta o que é um jogador à Porto!
Ele conseguiu títulos que pouca gente achava possível e este desempenho na Champions foi fantástico.
Contudo, há coisas que não posso deixar de criticar.
Agora é tema do dia Marega. Mas eu faço a pergunta: que penalização tiveram o Zaidu e o Corona pelos dois erros individuais que custaram a eliminação frente ao Chelsea? E não é que defenda que um jogador nessas circunstâncias deva ser castigado necessariamente, mas não tenho dúvidas que o Fábio Vieira, Romário Baró ou até o Nakajima o teriam sido. E é isso que não posso deixar de criticar. Esse duplo critério não pode ser aceite em circunstância alguma.
E isto tem uma agravante. Alguém dúvida que a utilização do Fábio Vieira tem sido uma agravante na sua não renovação.
Uma outra desculpa frequente que ouço está relacionada com a falta de qualidade no plantel. Que ninguém do presente 11 teria lugar no Porto do Villas Boas, por exemplo. Também não deixa de ser verdade que nunca gastamos tanto num plantel como agora. Se calhar o problema é que o treinador não sabe escolher reforços, visto que agora essa escolha é da sua inteira responsabilidade.
E por muito que tenha conseguido bons resultados, tem também sido responsável por falhanços épicos. Não é aceitável perder uma eliminatória contra o Krasnodar em casa, após ter ganho fora na primeira mão. As duas derrotas no espaço de uma semana contra o Braga e depois a culpa ser de um rato que afinal não existia. Perder um campeonato para as toupeiras quando elas já tinham desistido dele... E claro, a qualidade de jogo vergonhosa que apresentamos.
E claro que não posso desligar o Sérgio da situação financeira em que nos encontramos, pois parte dela é da sua responsabilidade.
O Sérgio não é o pior treinador do mundo, mas também não é o salvador da pátria!