Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,747
12,866
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Concordo com quase tudo Absolution. Excepto na questão timing. Não é altura de substituir treinadores. Isso a acontecer teria que ter acontecido no final da época passada. Não agora. No nosso clube não há vitórias de campeonato após chicotadas psicológicas. Nunca funcionou e não será num ano tão atípico como este, com jogos a cada 3 dias que iria funcionar.
Já pensaste que entre campeonato, liga dos campeões e os jogos das seleções mal tempo há para treinar? Como é que um novo treinador poderia mudar seja o que for sem tempo para treinar? Para colocar um novo método em prática?
Quando isso finalmente acontecesse já o campeonato estaria perdido. Obviamente pode acontecer o mesmo com o Sérgio. Mas se isso acontecer certamente ele sairá no final da época.


Todos os treinadores, sem excepção, têm um prazo de validade num clube.

O último "eterno" foi Alex Ferguson. E mesmo esse saiu porque percebeu que já não tinha mais nada para dar ao United e não quis sair para nenhum clube. Preferiu por termo à brilhante carreira.

E porque é que um treinador tem prazo de validade? Simples: previsibilidade.

Nesta era de futebol tão profissionalizado, qualquer treinador - e respectiva equipa - é esmiuçado ao pormenor pelo adversário.
Isto obriga a que um treinador seja capaz de se reinventar anualmente (no mínimo) de forma a que os seus adversários não comecem a encontrar o antídoto.

Por norma, essa reinvenção passa pela mudança de um ou outro jogador de forma a obrigar a equipa a ter novas rotinas de jogo.
Mas chega a um momento em que isso é praticamente impossível.

Veja-se o caso do Klopp.
Indiscutivelmente um dos melhores no seu ofício. Um homem que levoubo Borussia a uma final na Champions e foi bi campeão alemão. E todos sabemos o quão difícil isso é!

No entanto, acabou por sair, não pela porta pequena, mas também não propriamente em ombros. Na última época ao serviço do Borussia perdeu 56 pontos!

Isso fez dele mau treinador? Claro que não.
Apenas deixou de ter capacidade para se reinventar e manter a competitividade.

A validade expirou!

Precisou apenas de mudar de ares. Tanto o Klopp como o Borussia.
O Klopp foi para o Liverpool dando continuidade à sua enorme qualidade e voltou aos títulos.

E agora pasmem-se: mais tarde ou mais cedo vai acabar por sair porque já não conseguirá levar o Liverpool aos títulos.

O problema do SC reside aí.
A valide já expirou. Já não consegue reinventar e tornou-se previsível.
O futebol é penoso; a derrota está sempre à espreita.
Negar isso é um exercício de desonestidade intelectual atroz.

A menos que SC tenha uma epifania, as exibições vão continuar a ser miseráveis e os resultados, a bem ou a mal, vão espelhar essa falta de qualidade.

Percebeu-se isso na época passada e deveríamos ter tomado a decisão de renovar a equipa técnica.
Os títulos deixaram muitos inebriados esquecendo que a qualidade do futebol estava pelas ruas da amargura.

Todos tínhamos noção - embora alguns teimam em não assumir - que, embora tenhamos sido campeões com mérito, se os nossos rivais tivessem sido minimamente competentes não tínhamos vencido nada. Felizmente, foram piores do que nós.

Mas este ano a coisa mudou de figura.
O benfica não passou a ser nenhum bicho papão mas melhorou substancialmente as suas competências.

Já nós, até contratamos bem mas pouco ou nada serviu pois SC continua a insistir na mesma fórmula, fórmula essa que já se viu não ser capaz de vencer um miserável Marítimo.

O prazo de validade do SC caducou. Só precisamos que alguém com responsabilidades entenda isso e tome as devidas decisões.

Ainda vamos a tempo.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,182
9,731
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Para terminar e porque não faz sentido este tipo de discussão entre portistas vou dizer o que já disse num post anterior. O Sérgio no meu top de treinadores (em 35 anos a ver futebol) nem entre sequer no meu top 3 onde estão Mourinho, Robson e Villas Boas. Está ainda abaixo do mestre Jesualdo. Mas foi o treinador certo na hora certa. E se deixasse hoje o clube deixaria o melhor do que quando entrou. Simplesmente porque quando entrou já não ganhavamos há 4 anos.
Mas isso eu nem disputo.

Foi a melhor escolha em 2017? Não tenho a mínima dúvida que sim.

Continua a ser a melhor escolha em 2020, quase 21? Tenho a plena convicção que não. Mas caso não saia, que me prove errado.
 
  • Like
Reações: Moreira e Feraz

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,421
13,232
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Desculpa, pode-se gostar ou não do trabalho do SC, achar que ele é ou não competente! Agora dizer que ele tem algum tipo de culpa no estado financeiro do clube é absurdo.

Algum jogador sai a custo zero por "capricho" do treinador? O "empregado" já manda mais que o "Patrão"? Não há um único treinador do Porto que seja responsável pelo estado financeiro do clube, os únicos responsáveis são Pinto da Costa e a sua equipa. Eles é que estão na posse de todos os dados, que lhes permitem saber as receitas e despesas que têm, logo sabem quanto é que podem gastar. Agora quando se fazem orçamentos onde já se inclui dinheiro que não se sabe se vai entrar!

O treinador, seja ele qual for, quer sempre ficar com os jogadores que entende serem os melhores para a sua equipa, bem como quer que o clube contrate as primeira opções de mercado que ele apresenta. Cabe depois aos dirigentes, agradar no máximo que conseguirem ao treinador, sem por em causa a sustentabilidade do clube, coisa que não tem acontecido.

Ou agora tu arranjas uma namorada, ela está constantemente a pedir-te coisas, mas como tu só ganhas o salário mínimo vais-te endividando para lhas dar. O relacionamento chega ao fim e a culpa de estares cheio de dívidas para pagar, é dela?
Isto é tão óbvio
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,182
9,731
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Desculpa, pode-se gostar ou não do trabalho do SC, achar que ele é ou não competente! Agora dizer que ele tem algum tipo de culpa no estado financeiro do clube é absurdo.

Algum jogador sai a custo zero por "capricho" do treinador? O "empregado" já manda mais que o "Patrão"? Não há um único treinador do Porto que seja responsável pelo estado financeiro do clube, os únicos responsáveis são Pinto da Costa e a sua equipa. Eles é que estão na posse de todos os dados, que lhes permitem saber as receitas e despesas que têm, logo sabem quanto é que podem gastar. Agora quando se fazem orçamentos onde já se inclui dinheiro que não se sabe se vai entrar!

O treinador, seja ele qual for, quer sempre ficar com os jogadores que entende serem os melhores para a sua equipa, bem como quer que o clube contrate as primeira opções de mercado que ele apresenta. Cabe depois aos dirigentes, agradar no máximo que conseguirem ao treinador, sem por em causa a sustentabilidade do clube, coisa que não tem acontecido.

Ou agora tu arranjas uma namorada, ela está constantemente a pedir-te coisas, mas como tu só ganhas o salário mínimo vais-te endividando para lhas dar. O relacionamento chega ao fim e a culpa de estares cheio de dívidas para pagar, é dela?
A minha opinião sobre o trabalho e decisões da SAD e Presidente está bem patente nos respectivos tópicos. Aqui estou a comentar o SC. O facto de estar aqui a criticar as suas escolhas não faz com esteja a ilibar quem realmente manda no Clube.

E para mim é simples, se a política de contratações está a respeitar um critério do treinador que é mono-dimensional em termos do tipo de futebol jogado, tem tanta responsabilidade quem pede estes jogadores para vir ou ficarem até acabar o contrato, como também quem satisfaz esses pedidos.

Pegando na tua deliciosa analogia (sem qualquer tipo de ironia), se a minha esposa pedir uma mala Louis Vuitton e passado 2 dias rebentar um pacote de ketchup lá dentro, a culpa não será só minha por lhe ter comprado a mala.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Daqui a uns mesinhos, afastados de tudo e sem qualquer hipótese de conquistarmos os objetivos a que estávamos propostos, as alminhas que por ai vagueiam e que ainda acreditam na capacidade do homem, irão mudar a cartilha e virão com a história do "eu sabia, eu avisei ...".

Acho que há por ai um estudo qualquer que impede mudanças a meio da época e até no inicio como é o caso ...

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
 
D

Dragon_92

Guest
Faço este comentário aqui, e mantenho-o seja qual for o resultado final:

NUNCA VI TREINADOR QUE ESCOLHESSE O 11 POR AFINIDADES. ESTE É O PRIMEIRO.

É a única explicação para as opções surreais que toma. Ansioso para o fim desta palhaçada...
 

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
19,658
9,372
Dps dizem que nunca viram adeptos a desejar a derrota.
O treinador parece o primeiro a querer isso.
Rua com esse incompetente.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Tem mesmo afilhados. Certas opções não se explicam.

O Marega joga sempre, não há hipotese.