Também acho que vai sair.
Seja no andebol ou em qualquer modalidade, faz-me confusão a forma célere como os treinadores são catalogados, seja pelo positivo ou negativo e por vezes um resultado faz toda a diferença para ganharem determinados rótulos e obviamente não classifico a qualidade de um treinador por isso.
Um bom treinador é aquele que apresenta uma boa metodologia de treino e um bom modelo de jogo - conseguindo naturalmente depois colocar em prática - e depois é claro que tem de dominar outras vertentes, como gerir bem o grupo, ter uma excelente capacidade de liderança e tudo mais...
Claro, que os resultados reflectem muita coisa, mas nem sempre correspondem à qualidade ou não de um técnico. Exemplo: alguém daqui acha que o Hugo Canela é melhor treinador do que o Ricardo Costa?
O Ricardo Costa pegou numa herança pesadíssima e independentemente de quem viesse, não seria fácil substituir o Obradovic, que levava seis anos de FC Porto e um trabalho perfeitamente consolidado.
A verdade, que é tivemos um upgrade em termos ofensivos, com a equipa a deixar de estar tão dependente das acções individuais do Gilberto e víamos uma dinâmica atacante muito forte, com circulação rápida de bola, sobretudo com muita variação e comparativamente ao Obradovic, o Ricardo Costa explorava bem mais os pontas.
Defensivamente, aí, na sua globalidade não se viu o tal crescimento, apesar de termos registado excelentes momentos, com várias alterações de sistema, consoante as necessidades do jogo.
Dois anos depois, é pena não o nosso treinador não ter alcançado qualquer título e em termos de campeonato propriamente dito, a verdade é que a nossa equipa esteve nos primeiros seis meses performances acima da média e depois na segunda metade da temporada, assistiu-se a uma quebra quer colectiva, quer individual, fazendo com que nas duas vezes o FC Porto não conseguisse o título de campeão nacional.
O que aconteceu na meia-final diante do ABC, é o reflexo do actual estado da equipa e não fiquei minimamente surpreendido pela derrota.
Não acredito que ele vai ficar, mas não deixo de considerar o Ricardo Costa um bom treinador, agora, não é menos verdade, que também falhou em algumas componentes do jogo propriamente dito, que também contribuíram para mais um ano a seco.