Provas internacionais de ciclismo

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
11,412
14,424
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
O Skjelmose talvez tivesse mais hipótese se abrisse o sprint mais cedo ou se não entrasse na frente no último km.

Agora a entrar a 20 à hora nos últimos 200 metros é um bocadinho mais complicado.

Mas acho que não ganhava de qualquer forma.

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
11,412
14,424
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
O Frigo é que é meio maluco.

Vai para fuga, é apanhado, ataca no grupo perseguidor após ser apanhado e ainda é o primeiro a lançar o sprint no grupo atrás.

E mesmo assim consegue fechar top 10.

Última edição:
  • Like
Reações: K92 e PedroMonteiro

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
11,412
14,424
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
A Asiana é que é inteligente...

Foram uns diazitos à China e saíram de lá com pelo menos 250 pontos UCI sem se chatear muito. Claro que se juntar os das etapas e dos restantes lugares da geral o total é ainda maior.

Já a Lotto fez parte das 2 WT que lá foram mas esqueceu-se de levar um homem para a geral.

A continuar assim a Astana nunca desce e não sei porque razão não há mais equipas a tentar fazer o mesmo.

• Like

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
11,412
14,424
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Outra questão...a MBH teve um ciclista húngaro de 19 provisoriamente suspenso. Acho estas suspensões meio suspeitas porque nunca são ciclistas que fazem grandes resultados...mas não é esse o ponto.

Na sequência disso o Tour da Hungria retirou o convite à MBH. Mas até que ponto faz sentido uma equipa da segunda divisão não poder participar numa prova da segunda divisão que dá pontos UCI que poderiam ser importantes para o crescimento da equipa?

Não que a MBH tenha hipóteses de subir mas que eu saiba no WT não se pode fazer isso. Ninguém barrou a participação da RB ou da Movistar após a suspensão do Lazkano.

PedroMonteiro

Tribuna Presidencial
6 Julho 2017
9,847
9,020
Outra questão...a MBH teve um ciclista húngaro de 19 provisoriamente suspenso. Acho estas suspensões meio suspeitas porque nunca são ciclistas que fazem grandes resultados...mas não é esse o ponto.

Na sequência disso o Tour da Hungria retirou o convite à MBH. Mas até que ponto faz sentido uma equipa da segunda divisão não poder participar numa prova da segunda divisão que dá pontos UCI que poderiam ser importantes para o crescimento da equipa?

Não que a MBH tenha hipóteses de subir mas que eu saiba no WT não se pode fazer isso. Ninguém barrou a participação da RB ou da Movistar após a suspensão do Lazkano.
Não podes barrar as equipas WT das provas WT e dificilmente alguém os tinha no sitio para o fazer em provas menores...

• Like
Reações: Czarli9 e jpgm97

PedroMonteiro

Tribuna Presidencial
6 Julho 2017
9,847
9,020
A Asiana é que é inteligente...

Foram uns diazitos à China e saíram de lá com pelo menos 250 pontos UCI sem se chatear muito. Claro que se juntar os das etapas e dos restantes lugares da geral o total é ainda maior.

Já a Lotto fez parte das 2 WT que lá foram mas esqueceu-se de levar um homem para a geral.

A continuar assim a Astana nunca desce e não sei porque razão não há mais equipas a tentar fazer o mesmo.
Foram ganhar a prova do patrocinador, patrocinador esse que disse que tão importante ganhar ali como ganhar no TOUR.
Não podemos esquecer que uma parte significativa do orçamento da equipa é Chinês e não do Cazaquistão como antes.

• Like
Reações: K92 e jpgm97

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
11,412
14,424
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Não podes barrar as equipas WT das provas WT e dificilmente alguém os tinha no sitio para o fazer em provas menores...
E o ponto é mesmo esse.

Tal como não podes barrar WT de provas WT também não deverias poder barrar equipas da segunda divisão de participar em provas da segunda divisão.

A Polti também teve um caso semelhante há pouco tempo e continua no alinhamento para o Tour da Hungria. E vai inclusive fazer o Giro.

Não parece justo.

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
11,412
14,424
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Foram ganhar a prova do patrocinador, patrocinador esse que disse que tão importante ganhar ali como ganhar no TOUR.
Não podemos esquecer que uma parte significativa do orçamento da equipa é Chinês e não do Cazaquistão como antes.
Claro que isso também pesa.

A Astana sempre fez esse calendário. Já faz uns anitos que o Guardini limpava os sprints todos por lá.

A questão é agora contrataram um cientista que usa algoritmos para prever quais são as corridas e os ciclistas que lhe poderão dar mais pontos e acho que é por isso que vimos o desempenho da equipa a aumentar.

• Like
Reações: PedroMonteiro

PedroMonteiro

Tribuna Presidencial
6 Julho 2017
9,847
9,020
E o ponto é mesmo esse.

Tal como não podes barrar WT de provas WT também não deverias poder barrar equipas da segunda divisão de participar em provas da segunda divisão.

A Polti também teve um caso semelhante há pouco tempo e continua no alinhamento para o Tour da Hungria. E vai inclusive fazer o Giro.

Não parece justo.
Acho que esta exclusão é mais uma mensagem do que outra coisa...

• Like
Reações: jpgm97

PedroMonteiro

Tribuna Presidencial
6 Julho 2017
9,847
9,020
Claro que isso também pesa.

A Astana sempre fez esse calendário. Já faz uns anitos que o Guardini limpava os sprints todos por lá.

A questão é agora contrataram um cientista que usa algoritmos para prever quais são as corridas e os ciclistas que lhe poderão dar mais pontos e acho que é por isso que vimos o desempenho da equipa a aumentar.
Cada um utiliza as armas que melhorem o desempenho da equipa ...

• Like
Reações: bad_person e jpgm97

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
11,412
14,424
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Cada um utiliza as armas que melhorem o desempenho da equipa ...
A Astana ao não ter ciclistas de topo também tem a tarefa facilitada a nível de os mandar para a Turquia ou para a China.

É que mais vale ganhar uma prova 2.1 como o Tour de Hellas e levar 125 pontos UCI para casa do que levar 68 pontos por um 10º lugar numa prova por etapas WT como a Catalunha.

Diria que o problema está aí.

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
3,594
7,030
Conquistas
4
Portugal
A Astana ao não ter ciclistas de topo também tem a tarefa facilitada a nível de os mandar para a Turquia ou para a China.

É que mais vale ganhar uma prova 2.1 como o Tour de Hellas e levar 125 pontos UCI para casa do que levar 68 pontos por um 10º lugar numa prova por etapas WT como a Catalunha.

Diria que o problema está aí.
A Astana para o orçamento que vai tendo, com os problemas que já teve, tem feito um bom trabalho.
Aliás acho que os ciclistas portugueses deviam olhar para a Astana como uma equipa atrativa, não sendo das que melhor pagam, é uma equipa muito interessante para se conseguir resultados e fazer carreira no World Tour, já que dão oportunidades aos vários ciclistas em várias provas.
Mesmo no World Tour fizeram um bom Paris-Nice, já levam alguns top 10 também, conseguiram fazer uma equipa interessante para quase todos os perfis, falta um líder claro para as grandes voltas, o Higuita é muito curto e o Tejada é bom para provas de uma semana.

Última edição:
  • Like

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
11,412
14,424
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
A Astana para o orçamento que vai tendo, com os problemas que já teve, tem feito um bom trabalho.
Aliás acho que os ciclistas portugueses deviam olhar para a Astana como uma equipa atrativa, não sendo das que melhor pagam, é uma equipa muito interessante para se conseguir resultados e fazer carreira no World Tour, já que dão oportunidades aos vários ciclistas em várias provas.
Mesmo no World Tour fizeram um bom Paris-Nice, já levam alguns top 10 também, conseguiram fazer uma equipa interessante para quase todos os perfis, falta um líder claro para as grandes voltas, o Higuita é muito curto e o Tejada é bom para provas de uma semana.
A Astana tem aplicado uma estratégia Moneyball que tem funcionado ultimamente.

Agora não sei se será a equipa mais adequada para o desenvolvimento dos jovens. Nem acho que tenham algum ciclista extremamente promissor, o que é um bocadinho preocupante a longo prazo.

O Higuita prometeu imenso. Ainda me lembro do Tour de California de 2019 em que o colombiano luta de igual para igual com o Tadej. E o Higuita só é 1 ano mais velho que ele.

O Tejada acho que poderá dar mais. Este ano parece estar a dar finalmente o salto e a ganhar mais consistência. Não descarto um top 10 no Tour.

Fortunato é um trepador puro combativo que poderá arrancar um top 10 na Vuelta/Giro.

Mas é pouco se estivermos a falar puramente de ciclistas para provas WT. A questão é que não sei se têm dinheiro para mais.