Já que estamos no Memórias de Quintana, um gajo conhecido nos anos áureos do Nairo viu algum ciclismo porque o puxei a isso, em 2024 vê-me a dar uma olhadela numa etapa do Giro, aparece o Quintana e só me diz que era fácil para ele.. Para além da falta de noção de tempo porque nunca mais acompanhou ciclismo, foi engraçado explicar que aquele era o passeio do Tadej e que se ele achava o Nairo bom, nem valia a pena ver o esloveno para não ficar doente..
Quando o Nairo apareceu foi um autêntico fenómeno..
Provavelmente entra no top 3 de melhores puros trepadores de sempre juntamente com o Pantani. O terceiro lugar já é maid complicado atribuir...poderia estar um Andy Schleck, embora fosse bem mais alto, pelo que deveria, em teoria, ser mais forte no crono.
O Bernal em tempos pareceu ser a versão melhorada do Quintana. Não sei se seria tão bom na montanha mas também era uma época diferente. Pelo menos era mais completo. Certeza que se o Nairo aparecesse hoje em dia não o estariam a queimar desde cedo a fazer grande volta atrás de grande volta e não iriam falhar tanto na preparação para o Tour como aconteceu em anos que ainda estava no auge.
Essa etapa no Giro era para deixar o Nairo ganhar como o Froome deixou o Berto ganhar no Angliru. Seria uma história bonita. E nem é uma questão de oferecer a vitória...pois quando o Nairo ia destacado, após muitos kms de fuga (que pesam mais do que correr em pelotão compacto), os favoritos ainda estavam bastante longe do colombiano. Provavelmente o Tadej era o único ciclista desde sempre capaz de ir buscar o colombiano.
O Tadej e a UAE falham muitas vezes em perceber que os outros também têm de ganhar. É que qualquer dia vemos DD a dar instruções à equipa para não colaborar nas fugas e as fugas só saem se nenhum UAE estiver presente.
Mesmo aqueles que colaboram com o Tadej...porque o fazem? Percebo que às vezes um segundo lugar seja o melhor resultado que alguma vez poderão atingir mas deixem o homem puxar que talvez tenham hipóteses no sprint...o único que pode colaborar com ele é o Van der Poel e somente em corridas sem metros de elevação, como Roubaix.