Vi estes dois jogos com interesse e é esta a minha colherada...
GRs: Faz falta um Quintana. Óbvio. Mas não podendo arranjar alguém que preencha essas sapatilhas, prefiro a actual solução que andar a arranjar GRs do mesmo nível do Mitrevski ou para suplente dele. Espero que os putos continuem a crescer, cada vez mais ousados, mais auto-confiantes.
Pontas: 3 boas soluções para cada lado. Duas certezas: Leonel e Areia (embora este já a decair). Duas incertezas: Branquinho e Diocou. O primeiro, não sei porquê, não tem tido os minutos de jogo que tinha há duas/três épocas atrás e parece-me que vai oscilando de forma. O Diocou é jogador para esta posição mas ainda está muito verde. Dois Talentos: Pedro Oliveira (que muito me impressionou até agora) e o Martínez (parece-me ser muito bom jogador, já a dar luta ao Areia)
Pivots: É uma das posições que, para mim (e percebo muito pouco de andebol), o FC Porto está em carência. O Iturriza tanto faz um jogo brutal, ao nível dos melhores do mundo, como no seguinte é quase vulgar. O Daymaro começa a acusar o peso dos anos e não tem a mesma massa muscular do Iturriza para suportar esse peso. O Plaza não consegue criar concorrência para causar perigo ao Iturriza nem para dar mais descanso ao Daymaro. Faria falta um jogador mais jovem e com outro potencial. Se o Dedu quiser emprestar o filho, não era nada mau...
Centrais: Ao Rui Silva só falta os cabelos brancos desgrenhados, o casaco com abas de grilo e a batuta na mão. Maestro de orquestra sinfónica. Não sei como ainda cá anda. Ainda bem. Faz muita falta que o André Sousa comece a dar muitos passos em frente. Tem talento mas faltam-lhe duas coisas: ganhar potência física e (através disso) muita mais autoconfiança. No jogo de ontem esteve sofrível. Não pode haver tanta disparidade exibicional entre os centrais da equipa. Não tenho tanta fé no Diogo Oliveira, mas acredito que este ano é o "do or brake" para o André Sousa.
Laterais: O Fábio é um jogador muito inteligente e que sabe esconder as suas debilidades. É um jogador muito útil. O Valdés tornou-se um bisonte a defender e embora no ataque não tenha estado muito bem, é um jogador que tem potência de remate e impulsão...é uma questão de tempo e confiança. Finalmente, ontem já vi alguma coisa de palpável do Laeso. Não sei se foi por no Porto Canal deixar de ser Nikolaj Laeso e passar a ser Laeso Christensen, o que é certo é que mostrou poder ser um jogador decisivo a atacar. Ainda não o é, mas tem as ferramentas. E a equipa precisa dele. Porque se não for ele a ser o jogador "qualidade extra" de segunda linha, não sobra mais ninguém. E sim, não me estou a esquecer do Vasco Costa, que espero que seja esse jogador...para a próxima época. Está em fase de crescimento, não pode carregar esse peso. Tem um talento brutal. Precisa de ganhar alguma massa muscular e ter tempo para ganhar o seu espaço. Por fim, o Mikkelsen só pode surpreender pela positiva. Não estou à espera de grande coisa, mas quem sabe. Seria muito bom para o clube que fosse a revelação do ano. Tem capacidade atlética, falta-lhe precisão de remate e combatividade. Quanto ao Férnandez, não querendo fazer juízos precipitados, parece-me um tiro na água. Alto, mas débil fisicamente. Foge ao contacto, não vai para cima do defensor e arma o braço. Recebe, passa e foge muito para o lado do pivot, como se procurasse refúgio. É a impressão que me deixa.
Se só tivesse direito a uma mexida neste plantel, a minha prioridade seria outro pivot para o lugar do Plaza. O resto...é esperar que corra pelo melhor.
PS: Começar a procurar no mercado nacional um talento para lateral direito. Da formação, vindo de outro clube, é preciso dar profundidade com qualidade para essa posição.