Barrigana disse:
Ainda bem que podemos sempre contar com a tua análise política perspicaz e não raras vezes demolidora.
Que eu saiba o Costa foi sempre dos membros do PS em destaque que mais se resguardou em relação a Sócrates. Até foi criticado por ser dos últimos a visitá-lo na prisão.
Imagino que seja difícil para os direitolas entender porque é que não se deve sempre apoiar os "nossos" sobretudo quando se envolvem em casos de corrupção, sabendo separar o que é política e o que é justiça.
Fico muito satisfeito por ver o governo do meu país em separar-se destes casos em vez de, por exemplo, andar a elogiar Dias Loureiros, Relvas, BPN's, Miguel Macedo e depois fazer de conta que não se passa nada quando são acusados de corrupção e outras tramóias.
Demolition man, já respondeste à interpelação que te fiz há uns bons posts atrás sobre a palhaçada dos subsídios, fraudes e outras coisas bonitas aos colégios privados? Ou aí já não te apeteceu falar?
Não tens de quê. =)
Não me deves ter referenciado nesse teu post. Mas posso comentar sem problema nenhum.
Conheço bem um dos colégios privados que foi fechado, estudei lá. Um colégio duma zona rural aberto para todas as crianças daquela zona, sem mensalidade, com uma instalações brutais e com um alumni com algum sucesso (notas melhores nos exames nacionais do que na escola). Pelo menos do que se saiba nunca houve nenhuma fraude. Foi um dos 80 fechado. Apenas 1 colégio de associação no distrito de Lisboa ("onde andam os filhos do Santana Lopes") foi fechado, a maioria dos que foi fechado são em antigas zonas rurais.
Hoje em dia crianças desse colégio que demoravam 5,10 minutos a chegar à escola, demoram 30,40,60 minutos dependendo da escola pública onde foram parar. Os pais que levam os filhos também têm sofrido com isso. Muitos dos que ficaram na escola pública mais próxima têm aulas em contentores. As crianças ficaram pior. As aldeias que era servidas por esse colégio também pois era uma das coisas que ainda dinamizava a região.
A Câmara está a tentar transformar esse colégio (que não tinha um dono propriamente dito, pertencia à igreja), numa escola pública para as instalações pagas por todos nós não se tornarem em ruinas e as crianças/pais terem uma escola mais próxima. Mas infelizmente existe muita casmurisse por parte do Ministério de Educação que não quer esta alternativa (podia ser uma das soluções em vez de fechar a escola sem pensar nas consequências para as crianças).
Por haver fraudes em 1,2,3 ou x colégios de associação, não quer dizer que todos eram assim. Ou que existam mais fraudes do que nas escolas públicas (aliás muitos dos problemas do Socrates estão relacionados com o parque escolar publico).
Era como alguém dizer que pelo facto do Socrates e Pinho serem corruptos, todos os militantes do PS o são e deviam ir todos para a cadeia. E isso não é verdade.
Politizou-se muito esse assunto e ficou-se com a ideia que era os colégios dos ricos e que andavam todos a meter dinheiro ao bolso. E isso não é verdade.