Guarda o champanhe manageiro, vamos ler um pouco do relatório que pelos vistos é bom em algumas partes, e noutras nem tanto. Mas há um senão. Logo a começar o relatório
só usa dados até 2017. Portanto tudo o que se passou de 2018 a 2019 não está incluído. De certa forma estás a festejar tudo o que foi feito entre 2010 a 2017, relembrando que 4 anos e 4 meses foram sobre o governo do Passos Coelho com a troika em cima, não te esqueças de lhe agradecer por isso.
A esperança de vida em Portugal é superior à da média da UE, cresceu praticamente 5 anos num período de 7 anos. E os dados referem-se aos anos de 2010 a 2017. Isto significa que uma parte relevante do mérito esteve no governo de Passos Coelho:
O investimento em saúde per capita continua abaixo da média da UE embora tenha aumentado progressivamente nos últimos anos. Os dados do estudo referem-se novamente ao espaço temporal entre 2010 e 2017:
Na análise aos recursos humanos, Portugal tem aparentemente mais médicos do que a média da UE. Mas é preciso ler as letras pequeninas. No caso português, os dados apenas recolhem o nº de profissionais habilitados para o exercício da medicina e não o daqueles que estão efectivamente a exercer. Já no que diz respeito a enfermeiros, estamos bem abaixo da média da UE:
A taxa de mortalidade refere-se até ao ano de 2016, mais uma vez, dados de 2017 para a frente não são incluídos:
e sofre a eficácia do SNS? Aqui é a cereja no topo do bolo:
ler as linhas pequeninas "dados relativos a 2016"... agora fica a questão. Davas o mérito da eficácia do SNS a um governo que tinha começado a trabalhar há 1 ano ou ao governo que esteve há 4 anos antes a organizar o SNS?
A eficácia que tanto falas do relatório da OCDE só se refere até 2016. O que aconteceria se incluísse os anos de 2017, 2018 ou 2019? Fica a questão.
fonte fofinha que fez uma parte do resumo:
https://oinsurgente.org/2019/12/05/o-estado-da-saude-na-uniao-europeia-ue-2019/
relatório da OCDE para confirmares todos os dados:
https://ec.europa.eu/health/sites/health/files/state/docs/2019_chp_pt_portuguese.pdf
Resumindo, há coisas boas e coisas menos boas, e boa parte dos dados referem-se ao governo de 4 anos Passos Coelho.
Mas em nenhum lado estão dados mais recentes do que 2016 que provem que há mais eficácia do SNS e muito menos diz que o SNS é um dos melhores da europa. Realmente o relatório não diz que o SNS piorou porque nem sequer inclui os anos de 2018 e 2019.
E se no relatório da OCDE não estão incluidos dados de 2018 e 2019.... será que seria tão bom se fossem incluídos? Com fechos de urgências e cortes na contratação nos últimos anos seria interessante saber se a evolução seria a mesma. Mas queres dar algum palpite?
Não temos dados da OCDE sobre 2018 ou 2019 mas temos noticias todos os dias a reportarem a falência dos serviços do SNS, por isso acho que e fácil concluir sobre o estado actual do SNS.
Mas estou disponível para ouvir a tua explicação, e gostava que me dissesses no relatório onde diz que o SNS é um dos melhores da Europa. Eu dei-me ao trabalho de ler todo o relatório, estás a ver ao que me obrigas