O problema dos refugiados, ou chame-se lá o que se quiser a essa gente, é uma situação grave que não se resolve com uns Países a defenderem uma coisa e outros o oposto (isto dentro da UE). A situação tem que ser resolvida com um consenso que não se resolve de um dia para o outro. É óbvio que se por exemplo atracassem nas nossas praias a quantidade de barcos que atracam na Grécia e Itália a nossa maneira de ver o problema não seria a mesma. Eu, e falando de mim pessoalmente que já ví situações dessas noutros tempos e noutro País, teria (e tive) dificuldade em saber como agir estando nessa multidão gente de vários Países (isso ainda era o menos grave) e no meio delas muitas mulheres jovens com crianças ao colo, meninos e meninas sem nenhum familiar por perto. Não queria citar aqui, porque vai parecer que estou de acordo com ele, um italiano de nome Salvini que todos conhecem que disse diversas vezes que nada tinha contra os refugiados mas sim contra os traficantes que os traziam a peso de ouro e em condições deploráveis. O problema é que Salvini lançava esses slogans, proíbia a entrada quando conseguia mas não passava dos slogans à prática política. Quem são os traficantes? De onde são provenientes? Quais são os Países que os deixam passar com essa gente?
E finalmente que faz a UE para tentar resolver isto?
Todos sabemos que no meio dessa gente que chega estão terroristas que vêm lançar o caos na Europa. Onde andam os serviços secretos europeus de polícia especializada para prevenir isto? Acontece um atentado ai meu deus uns dias de luto e depois tudo volta à paz podre. Há mão externa nisto tudo para desfuncionalizar a UE mas isso não explica a situação na globalidade. Estamos aqui a discutir aqui, e outros noutros locais muitos deles a sofrerem na pele o seu simples modo de vida, mas a solução deste problema não se resolve de modo fácil ou seja "colocar barcos em todo o mediterrâneo" para impedir a entrada. Eles passam a entrar por outros locais, exemplo Turquia que chantageia a Europa e curiosamente é membro da NATO e faz duplo papel a negociar com a Rússia que por razões que não quero estar a dissecar é um inimigo da UE - a bem da verdade, na minha opinião, não por culpa exclusiva deles mas nossa também.
Vivemos num mundo atual onde as alianças vivem ao sabor do vento nuns tempos conturbados onde é difícil viver. Mas qualquer dia vai estourar e de modo grave - e não é pelos refugiados.