kal-el disse:
1. O António Costa foi para o debate com a preparação de quem é primeiro-ministro, tem não sei quantos assessores e ministros e respira os assuntos da governação portuguesa 24 horas por dia.
Depois, como é um politico hábil, não se preparou especificamente para debater com o Rui Rio e porque o seu oponente é demasiado fraco, saiu com uma vitória marginal.
Mas é notório que António Costa não se está a preparar para os debates, são vários a dizê-lo também.
2. Viste o debate da Catarina Martins x Rui Rio?
Não me lembro de um debate tão desnivelado na politica portuguesa, a Catarina esmagou completamente o Rui Rio, este parecia o porta voz do PAN que nem sabe onde se meter quando é confrontado.
Não percebo, primeiro dizes que não se prepara como se não soubesse do que está a falar e depois dizes que é primeiro ministro e, como tal, não precisa de se preparar porque está oa corrente de tudo... Já agora, todos os líderes político, incluindo Rio, têm assessores para tudo e mais alguma coisa, não é só o PM.
Isto é como um jogo de campeonato em que o Costa entra com vários pontos de vantagem sobre o Rio e este é que tem de aproveitar a oportunidade para diminuir a desvantagem. Foi isso que aconteceu.
Um, tem de atacar, o outro tem que suster os ataques, um empate chega-lhe. Não será uma estratégia apelativa para os adeptos, mas é legítima.
Não creio que o Costa tenha vencido sequer marginalmente. Acho que ficou mesmo empatado, no sentido em que o Costa não perdeu votos para Rio e este, não perdeu votos para Costa.
Mas Rio é capaz de ter ganho alguns indecisos em votar nele e que poderiam dispersar-se por esses grupitos novos de direita que apareceram por aí.
Acima de tudo, acho que Rio está interessadíssimo em ter um resultado que lhe permita integrar um governo coligado com Costa. Está a apostar tudo nisso e acho que no debate isso ficou evidente.
De acordo em relação ao debate com Catarina Martins. Ela é excelente em campanha, tem uma grande poder de comunicação e, obviamente, está em competição com o PSD no que toca a fazer acordos com Costa para um futuro governo, daí o tom agressivo dela no debate com Rio.
O PS não está em competição com ninguém, está ganho, mas não vão ter maioria absoluta. E os outros todos, com exceção do CDS que não tem qualquer hipótese de coligação com o PS, não querem antagonizá-lo para não prejudicar as suas posições no pós-eleições.