Claro que sobretudo em relação as questões economicas tudo tem vantagens e desvantagens. Em França 800 pessoas(www.insee.fr) passam abaixo da linha de pobreza todos os dias. Tens a mesma situação em Espanha ou na Grécia. Desde 1999, desde o dia em que as moedas ficaram fixadas definitivamente uma com outra, o diferencial de competitividade entre a França e a Alemanha tem sido de mais de 20% a favor destes ultimos. Antigamente tinhas a taxa de cambio externa da moeda.... O que não impediu a França de ter as chamadas " 30 glorieuses " nos anos 50,60,70. Atualmente como ja não tens esta possibilidade, para recuperar a competitividade externa, é preciso fazer uma chamada desvalorizaçao interna. O que significa no caso da França que vai ser preciso rever o salario minimo, as prestações de desemprego,reformas,etc. Para finalizar, todas as moedas pluri nacionais acabaram por explodir, o euro na minha opinião segue o mesmo caminho.Celta7 disse:Estás a explicar-te bem. E eu percebo a influência da taxa de câmbio nas exportações, tenho obrigação disso. Apenas discordava de ti quando comparas 2 países com a mesma moeda e com os mesmos mercados de exportação: "culpas" a moeda forte para explicar os números das exportações quando te devias focar nos diferentes custos de produção dos 2 países.
Mas tenta ver o outro lado da moeda: achas que o Euro prejudica as exportações Francesas por ser uma moeda forte... o outro lado da moeda são as importações, uma moeda forte torna as importações vindas de fora da UE muito mais baratas, o que desce a taxa de inflação e melhora o poder de compra dos Franceses. Todos os grandes Países ganham com o Euro forte principalmente quando quase todos eles exportam essencialmente para a UE.