Se tu nao vês uma Europa muito pior em quase todos os sentidos do que a Europa de ha 30 anos entao nao percebo como analisas.
Quanto à questao de corrida às armas deixa-me dizer-te q estás iludido...tens a Nato em todo o km2 da Europa.
Este é um problema grave de scope, pensamos q o nosso nivel é o nivel q a UE nos empresta e q a nossa "paz" vem.da diplomacia. Nao vem.
E se a Europa nao se tornar autonoma militarmente vai pagando com iraques, afeganistoes, palestinas, etc.
Quanto aos populismos...na eleição de Trump, a competidora era uma escroque com.assaltos à democracia encapotados aos magotes.
O Trump apareceu como uma ideia de terceira via, foi a ideia de terceira via q se tornou apelativa ao comum eleitor, nao ele em particular, para infelicidade global constatou-se muito rapidamente que nem terceira nem.o crl, foi fazer os favores aos mesmos adicionando um nivel de analfabetismo nunca visto e insuportavel...mais as constantes aldrabices.
Foi corrido e estou convicto que nao volta.
No entanto...achar q os usa estao divididos por causa dele é a mesma treta q se ouve na Europa...nao é verdade...os paises dividem-se pela politica de poder nao pela de oposição.
Os povos dividem-se pela realidade governativa nao pela oposição.
A Europa vai continuar a fazer as mesmas políticas? Se for, os populistas vao chegar so governo.
Espero que a Europa tenha um assomo de dimensao própria reveja tudo, economia, imigração, defesa e sim travao ao capitalismo desenfreado sem controlo nem limite...primeiro passo...combater a colonizacao digital q os americanos fazem...segundo passo, combater a colonização economica chinesa...terceiro passo...autonomia militar europeia, a nossa defesa é feita pelos americanos.
É a minha opinião Miguel.
Quando começo a pensar na realidade portuguesa entao...so me deprime...uma classe política intelectualmente rasca, em que cultivamos cada vez mais a colonizacao mental relativamente a tudo...mentalmente quase ninguém vive aqui.
Vive-se a propagandear marcas e slogans estrangeiros, alguns ate as põe como biografia nas redes sociais.
Mudança faz parte da vida, mudar para substituir por nada faz parte dum processo de morte.
O poder é muito mais rapido que o povo, é preciso especial atenção onde se esconde, e esconde-se...dá de borla uma serie de temas para os quais se está cagando pq nao está no negócio de construir nacoes ou povos, a desestruturacao ate da jeito e mantem intocado aquilo que de facto lhe interessa.
Nota: Volto a dizer comparar uma alemanha de 1933 profundamente ligada à miséria a q foi submetida pos 1a guerra, aos conflitos q estavam na memória desde as guerras franco-prussianas, ao advento da revolução bolchevique, à submissao da banca americana apos crash a uma serie de figuras ligados ao zionismo...aos populismos de hoje, é um erro crasso q os historiadores ( e ha alguns no parlamento) tinham obrigação de corrigir.