tripeiro_de_gema disse:
A Europa não é o centro do mundo. Existe muitos países fora da Europa que ainda tem sistemas tão funcionais ou melhores que a Europa, a Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Japão por exemplo conseguem contrariar a tua afirmação.
Curioso como afirmas que existem muitos países fora da esfera da Europa que podem ter Padroes de IDH parecidos, mas só encontras 4. Eu ajudo podes juntar o Canadá, e talvez mais um ou outro. São de facto as excepções que confirmam a regra.
A Europa é a parte do planeta com maior IDH, democracia e desenvolvimento económico.
O nacionalismo bacoco sim sendo de esquerda ou de direita é anacrónico. Os blocos que dominam o mundo são blocos continentais como o EUA, a CHINA a RÚSSIA, a INDIA, e talvez o Brasil, Indonésia, Australia, Canadá no futuro...sem UE qq país da Europa é insignificante.
O Euro teve defeitos...muitos...mas e sem ele...era o escudo que nos salvaria? Se tens um mínimo conhecimento de economia de 1º ano o que aconteceria era uma desvalorização do escudo para o euro e como Portugal é uma economia aberta desde 80 e poucos altamente importadora...a vida de todos os portugueses seria evidentemente pior. Factual.
O Euro fez nos mal apenas porque temos uma dívida soberana e privada impagável e ao mesmo tempo deficites permanentes de 74.
A questão da soberania hoje é uma falsa questão...na practica nos países pobres e até em ricos mandam as grandes corporações. O resto é fachada. E cá entre nós que ninguém nos ouve...se tivéssemos sido governados pela Sra Merkel estaríamos de certeza melhor do que estamos hj e não conta que ela seja benfiquista que tb era bom...
A Suíça e a Noruega ou a Dinamarca já eram ricas antes da UE...não se podem comparar.
A UE é talvez o melhor projecto civilizacional de paz e prosperidade alguma vez feita pela humanidade! É uma criação fantástica embora ainda imperfeita. Falta uma defesa europeia, uma diplomacia europeia, é claro mais coesão.
E sim foi o principal meio de pacificação da Europa qd Alemanha e França se juntaram com um projecto primeiro económico ...os dois países que estiveram sempre em campos opostos nas 2 WW e o catalisador para o fim da guerra fria...que apesar de se iniciar com a perestroica da Rússia e a queda do Muro de Berlim em 89...foi a CEE a conseguir faze ló pela paz e não a NATO...a NATO foi disuasora mas não o elemento agregador dos países do antigo pacto de Varsóvia quererem mudar de lado...
Qts a quais os regimes que são mais execráveis...como os factos provam Fascismo ou comunismo com ditadores loucos vão dar ao mesmo...as ditadoras de esquerda não são boas...sem querer ofender ninguém...mas quem pensa assim Sofre de uma lavagem cerebral e de uma doutrinação radical ao nível das que o ISIS fazia aos miúdos...
Então Hitler era o Pior..,mas dá se o caso de Estaline ter matado o dobro e Mao o dobro de Estaline.
Depois é curioso que o comunismo tal como o islão são sempre projectos utópicos de paz de igualdade e evolução mas não temos UM caso de sucesso...e tantos de guerra, tirania, fome, enfim...
Aliás as pessoas que conheço que viveram nos regimes comunistas como na RDA, Polónia e Rep Checa, Eslováquia nenhum deles guarda saudade do comunismo.
Deixem se de dogmas político partidários ( não estou a sugerir que não defendam as ideologias que acreditam)...
sou politizado mas não sou militante de nenhum partido pois não consigo concordar com a maioria do que cada um tem no seu manifesto partidário.
Um colega atrás qd fala de moderado julgo que se refere à centro esquerda ou centro direita ideologicamente definindo. Embora aqui no meu caso custa me muito continuar a usar esta barreira esquerda direita, por ex o iniciativa liberal e o livre ao nível dos costumes defendem exatamente as mesmas coisas...que eu até defendo. Ao nível económico existe de facto uma diferença.
Curiosamente fiz aquele teste do público eu do expresso e deu me 75% PS...fiquei surpreendido com o resultado...mas aí está costumes, economia, teoria, practica...Na realidade neste momento gosto do iniciativa liberal e do livre por paradoxal que pareça. Embora não deixo mexer na minha convocação europeia federalista...está por cima de outros valores.
Dogmático eu só consigo ser assim com o nosso FCP...somos e seremos sempre os melhores e não há discussão, mesmo que os números dissessem algo deferente.
A matemática e a estatística são complicadas para efabulaçoes.