#Basquetebol Plantel 2024/2025 - Entradas/Saídas/Empréstimos

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,244
488

Toney Douglas é Dragão

Base norte-americano, de 38 anos, reforça a equipa de basquetebol

Aí está o terceiro reforço para a equipa de basquetebol do FC Porto: depois de Gonçalo Delgado e Hugo Ferreira, chega Toney Douglas para aumentar o leque de opções ao dispor do treinador Fernando Sá. Com uma vasta experiência de NBA, pois disputou a melhor Liga do mundo durante nove épocas, o base norte-americano, de 38 anos, representou o Benfica entre 2022 e 2024 e sagrou-se bicampeão nacional ao serviço dos lisboetas.

Nascido em Tampa, no estado da Flórida, Toney Douglas começou por disputar o campeonato universitário (NCAA) pela Universidade de Auburn, seguindo posteriormente para a Universidade de Flórida State, pela qual brilhou ao ponto de ser escolhido pelos Los Angeles Lakers, em 2009, na primeira ronda do Draft da NBA. Nessa mesma noite, foi trocado para os New York Knicks, a primeira equipa que representou ao mais alto nível.

Foi precisamente ao serviço dos nova-iorquinos que Toney Douglas teve a melhor época na NBA: em 2010/11, o base ajudou os New York Knicks a atingirem os Playoffs e terminou o ano com médias de 10.3 pontos, 3.0 ressaltos e 3.0 assistências por jogo. A 4 de novembro de 2010, frente aos Chicago Bulls, o base marcou 30 pontos e aí estabeleceu o recorde de carreira. Os nove triplos convertidos diante dos Memphis Grizzlies, nessa época, igualou o recorde da história dos New York Knicks (17 de março de 2011).

No verão de 2012, Toney Douglas foi trocado para os Houston Rockets, mas em fevereiro de 2013 seguiu para os Sacramento Kings, equipa na qual concluiu a época 2012/13. Em julho de 2013, Toney Douglas assinou pelos Golden State Warriors de Stephen Curry e companhia, sendo que no ano seguinte foi trocado para os Miami Heat, onde se juntou a outra superestrela: LeBron James. Depois de uma experiência na China, nos Jiangsu Dragons, em 2014/15, seguiram-se mais duas temporadas de NBA, agora ao serviço dos New Orleans Pelicans e dos Memphis Grizzlies.

Em 2017/18, Toney Douglas mudou-se para a Turquia e vestiu as camisolas de três equipas: Anadolu Efes, Sakarya BB e Darussafaka. Antes de vir para Portugal e representar o Benfica durante duas épocas, o base norte-americano ainda passou por Espanha (CB Estudiantes), Itália (Pallacanestro Varese), Grécia (Iraklis) e Israel (Hapoel Eilat). Ao serviço dos lisboetas, Toney Douglas conquistou duas Ligas Portuguesas de Basquetebol, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e uma Supertaça.

• Like
Reações: Emanujor

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,244
488

“Vai ser um grande ano, mal posso esperar”

Toney Douglas está feliz por ser Dragão e quer ser campeão de azul e branco

Oficializado nesta sexta-feira como o terceiro reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, Toney Douglas revelou que “as sensações são boas” e já apontou ao “ínicio da pré-época”, durante a qual a equipa tem de “criar grandes hábitos” que lhe permitam “ganhar o campeonato”, pois esse “é o grande objetivo”. Acreditando que traz muito foco, “dentro e fora do campo”, o base norte-americano ex-Benfica confidenciou que já conversou com o treinador Fernando Sá e ainda deixou elogios aos adeptos portistas: “Precisamos dos nossos adeptos em cada passo do nosso caminho, no bem e no mal, pois vamos ter de ultrapassar as adversidades com que nos depararmos. Os nossos adeptos são leais e verdadeiros e vamos precisar deles durante a época”.

Boas sensações a pensar na pré-época
“Estou a viver o dia a dia, mas as sensações são boas. Estou a preparar-me para o início da pré-época, que será em breve.”

Ser campeão é o grande objetivo
“As expetativas passam por ser melhor todos os dias. Assim que a equipa estiver toda reunida, temos de criar grandes hábitos para tentarmos ganhar o campeonato. Esse é o grande objetivo.”

Os adeptos do FC Porto são especiais
“Espero um ambiente hostil nos nossos jogos em casa. Uma das coisas que adoro nos adeptos do FC Porto é que eles também viajam e vão aos jogos fora para apoiar a equipa. Nós, jogadores, alimentamo-nos disso e espero continuar a ver isso esta época, sobretudo agora que estou deste lado.”

O que pode acrescentar à equipa
“Física e mentalmente, posso trazer muito foco, dentro e fora do campo. Também vou ser um excelente colega de equipa, mas faço o que for preciso para ganhar. Não há uma receita secreta, mas a minha carreira fala por si e já mostrei que posso ser um líder dentro do campo.”

A primeira conversa com Fernando Sá
“Ele está feliz por me ter juntado à equipa. Falámos um pouco sobre como serão as coisas aqui assim que começarem os treinos, mas de certeza que falaremos mais e melhor quando estivermos juntos, pois ele esteve de férias e eu também. Quando estivermos juntos, tenho a certeza de que vamos falar muito.”

Mensagem para os adeptos
“Vai ser um grande ano, mal posso esperar. Precisamos dos nossos adeptos em cada passo do nosso caminho, no bem e no mal, pois vamos ter de ultrapassar as adversidades com que nos depararmos. Os nossos adeptos são leais e verdadeiros e vamos precisar deles durante a época.”

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,568
16,900
Serão 7 estrangeiros

Landis, Omlid, Douglas, Fayne + Washpun

+ Williams

+ ...
Douglas (1), Washpun (1/2), Landis (2), Omlid (2/3), Williams (3/4), Fayne (5).

O 7° estrangeiro faz sentido que seja um 3 mais puro. Se este tiver qualidade, podemos ambicionar a mais uma excelente prestação na FIBA Europe Cup. Quiçá ultrapassar o que fizemos nas últimas duas épocas. A nível interno será importante para a rotação e gestão fisica deste lote. Principalmente Douglas ou Landis.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,394
16,555
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Douglas (1), Washpun (1/2), Landis (2), Omlid (2/3), Williams (3/4), Fayne (5).

O 7° estrangeiro faz sentido que seja um 3 mais puro. Se este tiver qualidade, podemos ambicionar a mais uma excelente prestação na FIBA Europe Cup. Quiçá ultrapassar o que fizemos nas últimas duas épocas. A nível interno será importante para a rotação e gestão fisica deste lote. Principalmente Douglas ou Landis.
Apesar da estatura, o Omlid é mais 4 do que 2

Acredito que jogue lá em formações smallball, aliás como já fez no passado

• Like
Reações: jpgm97

FCPORTO2016

Bancada lateral
8 Julho 2016
703
402
Contratar o Washpun para quê? Não aprendem com os erros do passado. Vamos encher novamente as posições 1 e 2 com anões. E este ano nem o Sá temos para a posição 3 que acredito que tenha sido "trocado" pelo Xeyrius Williams devido ao aumento das vagas de estrangeiros.
Douglas, Washpun, Landis, Omlid, MM, Hugo Ferreira. Seis jogadores para duas posições e só um jogador na casa do 1.90. Ganhamos na posição 1 em relação à época passada, Douglas é bem mais atlético e defensor do que o Barber mas perdemos Kloof que defendia bases e extremos se necessário.

Até ao final da semana que vem o plantel já deve estar todo apresentado mas até agora estamos assim:
G- Douglas (Barber), Washpun (Kloof), Landis, MM, Hugo Ferreira (Apolo).
F-Omlid, Xeyrius Williams (Sá)
C-Fayne, Queiroz, Delgado (Keven/Monteiro)

Estou curioso com a contratação do Hugo Ferreira, é jovem e as expetativas são baixas mas acredito que vai surpreender.

• Like
Reações: Emanuel85

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
1,798
1,655
Contratar o Washpun para quê? Não aprendem com os erros do passado. Vamos encher novamente as posições 1 e 2 com anões. E este ano nem o Sá temos para a posição 3 que acredito que tenha sido "trocado" pelo Xeyrius Williams devido ao aumento das vagas de estrangeiros.
Douglas, Washpun, Landis, Omlid, MM, Hugo Ferreira. Seis jogadores para duas posições e só um jogador na casa do 1.90. Ganhamos na posição 1 em relação à época passada, Douglas é bem mais atlético e defensor do que o Barber mas perdemos Kloof que defendia bases e extremos se necessário.

Até ao final da semana que vem o plantel já deve estar todo apresentado mas até agora estamos assim:

Estou curioso com a contratação do Hugo Ferreira, é jovem e as expetativas são baixas mas acredito que vai surpreender.
Falta o chega toalhas, o Guerreiro.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,394
16,555
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21

Concordo, muita gente com características semelhantes.

Para mim o problema nem é o Washpun, acho que é uma contratação com mais sentido do que o Douglas. O Omlid não entra nessas contas dos 6 que elencas.

Também tenho algumas dúvidas em relação a esse atleticismo do Douglas. Claro que defender melhor que o Barber, até o roupeiro.

Essa distribuição por G, F e C até parece mais simpática do que a realidade do plantel é.
Queiroz e Delgado não são postes puros, embora cumpram.

Keven já anunciou a saída. Faltam aí, eventualmente, Guerreiro e Luís Silva

• Like
Reações: jpgm97 e Porto1986

FCPORTO2016

Bancada lateral
8 Julho 2016
703
402
Concordo, muita gente com características semelhantes.

Para mim o problema nem é o Washpun, acho que é uma contratação com mais sentido do que o Douglas. O Omlid não entra nessas contas dos 6 que elencas.

Também tenho algumas dúvidas em relação a esse atleticismo do Douglas. Claro que defender melhor que o Barber, até o roupeiro.

Essa distribuição por G, F e C até parece mais simpática do que a realidade do plantel é.
Queiroz e Delgado não são postes puros, embora cumpram.

Keven já anunciou a saída. Faltam aí, eventualmente, Guerreiro e Luís Silva
O Douglas foi o melhor base a época passada. Fez do Barber o que quis em todos os jogos. Com a idade que tem ainda conseguiu fazer a diferença e vai continuar a conseguir. É de outro patamar e mesmo com a idade que tem chega e sobra para o nosso campeonato. É muito mais atlético que o Barber, mais alto, mais pesado e com mais envergadura. O Douglas é o típico base de NBA, quase 1.90m e com uma envergadura gigante para a sua estatura. Para mim foi o melhor reforço para a posição 1 porque finalmente mudamos o estilo do base. É claramente um PG.

Queiroz e Delgado têm capacidade para jogar/rodar a 4 e 5...se será suficiente acho que não mas é o que temos.