Bruno94 disse:
Nao, a ideia de ter bola é a mesma, mas os principios e sub principios sao diferentes..
O Bayern tem sim a capaçidade de ter bola do Barça de Pep, considero o modelo de jogo da equipa de Munique muito mais completo e muito mais evoluido, e muito mais imprevissivel desde logo tem a capaçidade de jogar em 5 sistemas diferentes, consegue variar muito o seu jogo, o que falta ao Bayern de munique é o messi...
Sim, mas isso são ideias de jogo, o modelo de jogo não depende somente da ideia de jogo propriamente dita (neste caso, e para simplificar, ter a posse de bola o maior tempo possível por achar que assim é mais provável marcar e improvável sofrer) e dos princípios (por exemplo, os específicos, os princípios do treino, e os sub princípios e sub sub princípios). O modelo de jogo depende, em dois exemplos claros, da cultura do clube e dos interpretes. Exemplificando:
- A tua ideia de jogo (simplificada) é a que disse acima. Queres ter a maior parte do tempo a bola porque achas que isso te garante (correcta ou incorrectamente) uma maior probabilidade de vencer.
- És contratado por um clube cuja situação financeira não é a melhor. Esse clube é de uma vila ou cidade pequena, e o futebol ainda vai sendo uma fonte de receitas extra e uma actividade cultural importante para as pessoas. O objectivo desse clube é e sempre foi permanecer na primeira divisão.
- O clube, dadas as razões que apresentei acima, não consegue contratar jogadores de grande valia. Então, tende a contratar jogadores mais fortes fisicamente e um ou outro criativo (normalmente empréstimos de outros clubes).
- O teu objectivo é a manutenção.
Repara, no FIFA ou no PES, seria fácil, dadas estas circunstâncias todas, ganhares a Liga dos Campeões e teres um modelo dito de "posse". Mas não é assim no futebol. Simplificando, novamente:
- A cultura do clube é a que dissemos em cima, e tens de decidir, em primeiro lugar, se a tua ideia de jogo pode ser operacionalizada de forma a alcançar os objectivos do clube e a manter essa fonte de receitas extra para aquela vila ou pequena cidade.
- Os teus interpretes não são propriamente prodígios técnicos. Isso por si só já será um grande entrave para a operacionalização da tua ideia de jogo num modelo de jogo.
O que tu fazes nesta situação? Simplificámos de forma a dar-te uma opção entre dois extremos, mas nem sempre é assim:
- Imagina o mesmo clube. As pessoas da vila até gostariam, quem sabe, de ter um futebol bonito no estádio. Isso não traria mais receitas, mas o clube seria mais apoiado.
- Para além disso, e dependendo da flexibilidade da direcção do clube, podem dar-te a opção de escolheres algumas contratações, e aí encontrares jogadores mais próximos aquilo que idealizas. Mas ainda assim, deves perceber que ou esses jogadores são mais velhos e, por isso, têm uma disponibilidade física menor para a temporada toda ou para um jogo inteiro, ou são mais jovens e devem ainda evoluir. É muito difícil encontrares um jogador do nível que idealizas, tirando aí uns dez no mundo inteiro.
Assim sendo, já te podes manter fiel a tua ideia de jogo, mas construir um modelo mais elástico, que não seja directamente aquilo a que se chama um modelo de "posse" ou um modelo de "autocarro".
Neste exemplo, vimos que há inúmeras variáveis que entram na construção de um modelo de jogo. Então, o meu argumento é o seguinte:
P1: Existem inúmeras variáveis que entram, necessariamente, na construção de um modelo de jogo.
P2: São essas variáveis que determinam aquilo que é um modelo de jogo.
P3: Não é possível que sejam encontradas todas as variáveis com valores idênticos em contextos diferentes.
C: É impossível que existam dois modelos de jogo iguais em contextos diferentes.
Ora, P1 é aquilo que foi exemplificado, i.e. um modelo de jogo é construído de acordo com os valores de variáveis como as características dos jogadores, a cultura do clube, a ideia de jogo do treinador, etc. O valor de verdade de P2 pode ser discutível, em função da composição do objecto que considerámos ser o modelo de jogo, mas essa discussão parece irrelevante para o futebol (mas podemos discutir se quiseres). P3 é trivial, basta que a extensão de variáveis contenha os objectos que influenciam o jogo futebol; nesse caso, e mesmo assumindo que a extensão de "contextos" seja diferente da extensão de "variáveis" (ou seja, que os contextos não sejam compostos apenas de variáveis futebolísticas, mas que sejam antes um "posit" para explicar), tens a história do clube, que é obrigatoriamente diferente de clube para clube, e que é uma variável que determina o modelo de jogo através da cultura do clube. Logo, é impossível que P3 seja falsa. A conclusão segue-se.