Oskar Pietuszewski

Oskar Pietuszewski 77

Oskar Pietuszewski

6.64

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

6.64 Performance da Época
Jogos
8
Golos
2
Assistências
1
Amarelos
1
Vermelhos
0

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
7,113
7,008
E ias andar mais meia época com os dois centrais titulares, um Prpic verde e uma adaptação? O Thiago era a inscrição mais lógica e obrigatória de todas.
O nível de qualidade do Rosario a defesa central sobrepõe o que oferecem em rendimento proporcional os extremos disponíveis, menos o Oskar.

O Froholdt não tem substituto directo que não seja o Fofana.

Não temos outro ponta de lança que não o Gul.

Bednarek, Kiwior, Prpic, Rosario.

Froholdt, Fofana, Rosario,

Mobi, Gul

Oskar.

Futebolísticamente, num cenário de mal menor, o único que dava para não levar, era o Thiago, porque nos centrais tens 3 jogadores para usar até chegares a um verde. Na posição do Froholdt tinhas um - que não transporta a bola. Na posição do Gul, um. E nos extremos, atualmente, só tens um. Que é o Oskar. Tudo o resto ou não produz produto final, ou está péssimo em todos os aspectos ou é inconstante como o William.

Acho que o argumento é bem lógico.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
8,060
3,140
O nível de qualidade do Rosario a defesa central sobrepõe o que oferecem em rendimento proporcional os extremos disponíveis, menos o Oskar.

O Froholdt não tem substituto directo que não seja o Fofana.

Não temos outro ponta de lança que não o Gul.

Bednarek, Kiwior, Prpic, Rosario.

Froholdt, Fofana, Rosario,

Mobi, Gul

Oskar.

Futebolísticamente, num cenário de mal menor, o único que dava para não levar, era o Thiago, porque nos centrais tens 3 jogadores para usar até chegares a um verde. Na posição do Froholdt tinhas um - que não transporta a bola. Na posição do Gul, um. E nos extremos, atualmente, só tens um. Que é o Oskar. Tudo o resto ou não produz produto final, ou está péssimo em todos os aspectos ou é inconstante como o William.

Acho que o argumento é bem lógico.
Por outro lado, dos quatro reforços, apenas um tem sido titular na Liga. Ou seja, se não houvesse limitações em termos de escolha de jogadores para a europa, apenas um deles estaria naturalmente limitado em termos de minutos na Liga Europa para chegar a 100% aos jogos do campeonato. Se a prioridade fosse ter sempre a melhor equipa possível na Europa, concordo que o Oskar tivesse de estar na lista. Nesse cenário, provavelmente seria o Thiago a ficar de fora. Não pelo que ele oferece, mas porque há menos alternativas diretas para substituir o Froholdt ou o Gül.

Mas olhando para toda a gestão do Farioli na Europa esta temporada, nada indica que a importância da Liga Europa seja sequer comparável à do campeonato. Tudo aponta para o contrário. Por isso, faz sentido assumir que a lógica interna seja manter a equipa o mais próxima possível do 100% para a Liga, usando os jogos europeus sobretudo para gerir minutos, sem nunca deixar de pensar na vitória mesmo que com menos armas disponíveis. E nessa lógica, ter o Oskar na lista implicaria, mais do que lhe dar minutos a ele, acabar por ter de dar minutos ao Bednarek/Kiwior, ao Froholdt ou ao Gül para compensar a ausência de um dos outros três o que numa fase da época em que provavelmente convém tê-los o mais frescos possível para fecharmos o campeonato o quanto antes, poderia funcionar contra nós.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
26,728
22,752
Vila Nova de Gaia, 1975
O mais lógico era deixar o Moffi venha quem vier, foi bem discutido na altura.
Claro que agora com a lesão do Samu da jeito mas ng podia adivinhar isso
Era o mais lógico para quem pensa a curto prazo e acha que nada pode correr mal (como a lesão do Samu)...

Havia muita gente a avisar que era necessário um 3 PDL para fazer face a eventuais indisponibilidades dos 2 à data...

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
18,426
22,105
Era o mais lógico para quem pensa a curto prazo e acha que nada pode correr mal (como a lesão do Samu)...
Que letra 😭
Porque não podia ter acontecido uma lesão a qualquer outro jogador, se fosse o fitas a ter uma ACL não dizias isso.

A realidade factual é que tinhas 3 pdls para 1 posição e 4 extremos para 2, a matemática é bastante simples

• Like
Reações: LuccaLisboa

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
26,728
22,752
Vila Nova de Gaia, 1975
Que letra 😭
Porque não podia ter acontecido uma lesão a qualquer outro jogador, se fosse o fitas a ter uma ACL não dizias isso.

A realidade factual é que tinhas 3 pdls para 1 posição e 4 extremos para 2, a matemática é bastante simples
Basta veres o que fui dizendo antes das inscrições fecharem...

Nem era preciso uma lesão grave. Qualquer lesão ligeira ou castigo levava a so teres 1 PDL disponível. Nem suplente terias.

Nós extremos, além das opções principais, tens varias outras como o tão pedido por aqui Mora, o Gul que já lá jogou algumas vezes ou até o Miranda da B...

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
18,426
22,105
Basta veres o que fui dizendo antes das inscrições fecharem...

Nem era preciso uma lesão grave. Qualquer lesão ligeira ou castigo levava a so teres 1 PDL disponível. Nem suplente terias.

Nós extremos, além das opções principais, tens varias outras como o tão pedido por aqui Mora, o Gul que já lá jogou algumas vezes ou até o Miranda da B...
Opa não vou ter essa discussão outra vez com quem quer ver as coisas enviesadas da maneira que lhe convém

SE SE SE, esses ses dão para qualquer lado

No fim o que fica é que 3 jogadores para uma posição da mais folga que 4 para 2 e o resto é letra

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
26,728
22,752
Vila Nova de Gaia, 1975
Opa não vou ter essa discussão outra vez com quem quer ver as coisas enviesadas da maneira que lhe convém

SE SE SE, esses ses dão para qualquer lado

No fim o que fica é que 3 jogadores para uma posição da mais folga que 4 para 2 e o resto é letra
O que vale é que o Farioli não segue a tua matemática, senão estávamos bem fod****.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
2,484
6,164
O mais lógico era deixar o Moffi venha quem vier, foi bem discutido na altura.
Claro que agora com a lesão do Samu da jeito mas ng podia adivinhar isso
Andamos desde Setembro a dizer que precisamos de um Pdl porque o Gul como alternativa ao Samu é curto e agora ias deixar de fora para dar o lugar a um miúdo de 17 anos vindo dum clube polaco com nome de stripper?

Mas não te preocupes com o que eu digo. Vai ao histórico e lê o que se escreveu no pós jogo contra o Gil e contra o Casa Pia. Precisamente os jogos que antecederam o envio da lista para a UEFA.

"Verdinho"
"Falta calo"
"Ainda falha muitos lances"
"É aguerrido mas perde muitas bolas"
E a Miguelice do costume: "Fazia-lhe bem ir treinar para a B"

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
2,232
1,282
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
O Moffi foi porque não temos mais pontas além do Gul.
A cena é que não havia muitas vagas e acabou-se por optar pelo que à primeira vista era o mais lógico. Deixar o miúdo de 17 anos de fora.
Todos nós tínhamos esperança no Oskar mas acho que ninguém pode afirmar que ele ia ter o impacto que teve na equipa.
Sim, eu percebo e não acho que seja uma decisão polémica. Eu, na altura, já duvidei que fosse a opção certa, uma vez que ele, em Guimarães, já tinha agitado e nós estávamos com falta de rasgo. Acho que o que acabou por pesar foi mesmo a lesão do Samu.

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
11,900
11,493
como ja tinha dito apos ter ficado de fora da lista vamos nos arrepender de não ter inscrito o Oskar na Liga Europa.

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,477
7,365
Seja por gestão de minutos, seja por estatuto, seja pelo que for, a consequência prática é a mesma: o jogador que é titular e que está a render no campeonato não deve acumular desgaste nas noites europeias numa fase em que a liga está renhida e cada ponto conta.

Portanto podes insistir na teoria que quiseres sobre o “verdadeiro motivo”, se gestão se estatuto. No fim do dia isso é irrelevante. O que interessa é se a decisão faz sentido no contexto da época. E olhando para um campeonato apertado, calendário carregado e um miúdo que está a ser titular na liga, deixar-lo fora da lista europeia não é propriamente um escândalo estratégico. Aliás, se calhar até é exatamente o contrário.
A lista foi entregue quando ele nao era "o titular" por isso essa treta do acumular desgaste no campeonato e competiçoes europeias nao pode ser olhado como um qualquer acto de gestao brilhante...

Isto resume-se de forma muito simples: procura-se sempre arranjar desculpas para tudo. Nao se tolera o minimo apontamento mesmo que seja feito de forma educada e nao qualquer critica corrosiva para destruir quem quer que seja.

Nao foi inscrito por uma questao de estatuto, ponto.

Pode-se tambem alegar que houve falta de visao por parte de quem manda ao nao ter tido a coragem de inscrever um potencial match winner na Europa.

Mas já se percebeu que a Liga Europa é para cumprir calendario e que o dificil é ganhar aos Tondelas, Moreirenses etc. Ainda por cima apanhamos uma das melhores equipas do mundo, o Stuttgart. Nao ha chances.
Depois se conseguirmos o milagre de passar apanhamos potencialmente o super Nottingham, que para espanto de tudo e todos está com os mesmos pontos que uma equipa em lugar de descida 3/4 meses depois de os termos defrontado quando era obvio que eram uma superequipa que ia ir por ai acima.

Estiver a ler o topico do jogo de quinta e fiquei gennuinamente triste. Isto apesar de entender perfeitamente que o campeonato é fundamental e tudo mais mas apelarem a uma rotaçao total num jogo fora de oitavos de final quando a seguir jogamos em casa contra o Moreirense...

Se calhar os maiores borrados sao aqueles que espalham confiança que o titulo nao vai escapar. Depois chega a Liga Europa e ai jasus...

Equilibrio é necessario. Nao se pode cagar assim para uma Liga Europa totalmente ao alcance com ainda alguma margem no campeonato e antes de jogos no Dragao contra Moreirenses. O jogo de quinta deveria ser precisamente para sacar um grande resultado para depois no Dragao sermos mais calculistas em casa antes de irmos a Braga. Esse Stuttgart é jeitoso mas estao totalmente ao nosso alcance.

Última edição:

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,202
20,739
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Além de haver no plantel principal um jogador que pode ser adaptado a extremo (Mora), há na B vários miúdos que podiam ser chamados (A. Miranda, G. Sousa, T. Andrade, etc.) para fazer o lugar em caso de necessidade.

Já para PL, não havia alternativas nem na equipa principal (a não ser a invenção Mora a falso 9), nem na B (Vonic e Melnichenko teriam de ser inscritos na lista A).

Moffi teria sempre de ser inscrito, mesmo com Samu e Gul disponíveis na altura.

• Like
Reações: hawkeyes e RR11

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
7,113
7,008
Por outro lado, dos quatro reforços, apenas um tem sido titular na Liga. Ou seja, se não houvesse limitações em termos de escolha de jogadores para a europa, apenas um deles estaria naturalmente limitado em termos de minutos na Liga Europa para chegar a 100% aos jogos do campeonato. Se a prioridade fosse ter sempre a melhor equipa possível na Europa, concordo que o Oskar tivesse de estar na lista. Nesse cenário, provavelmente seria o Thiago a ficar de fora. Não pelo que ele oferece, mas porque há menos alternativas diretas para substituir o Froholdt ou o Gül.

Mas olhando para toda a gestão do Farioli na Europa esta temporada, nada indica que a importância da Liga Europa seja sequer comparável à do campeonato. Tudo aponta para o contrário. Por isso, faz sentido assumir que a lógica interna seja manter a equipa o mais próxima possível do 100% para a Liga, usando os jogos europeus sobretudo para gerir minutos, sem nunca deixar de pensar na vitória mesmo que com menos armas disponíveis. E nessa lógica, ter o Oskar na lista implicaria, mais do que lhe dar minutos a ele, acabar por ter de dar minutos ao Bednarek/Kiwior, ao Froholdt ou ao Gül para compensar a ausência de um dos outros três o que numa fase da época em que provavelmente convém tê-los o mais frescos possível para fecharmos o campeonato o quanto antes, poderia funcionar contra nós.
Certo.

Apenas digo que em termos matemáticos, de qualidade, e profundidade através de adaptações (de qualidade) o primeiro a poder ficar de fora só poderia ser o Thiago.
E isso parece-me completamente incontestável.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
8,060
3,140
Certo.

Apenas digo que em termos matemáticos, de qualidade, e profundidade através de adaptações (de qualidade) o primeiro a poder ficar de fora só poderia ser o Thiago.
E isso parece-me completamente incontestável.
Concordo.
Existem é outros factores a considerar, e com isso em mente, ter ficado o Oskar de fora, penso ter sido a melhor opção.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
6,160
7,123
Andamos desde Setembro a dizer que precisamos de um Pdl porque o Gul como alternativa ao Samu é curto e agora ias deixar de fora para dar o lugar a um miúdo de 17 anos vindo dum clube polaco com nome de stripper?

Mas não te preocupes com o que eu digo. Vai ao histórico e lê o que se escreveu no pós jogo contra o Gil e contra o Casa Pia. Precisamente os jogos que antecederam o envio da lista para a UEFA.

"Verdinho"
"Falta calo"
"Ainda falha muitos lances"
"É aguerrido mas perde muitas bolas"
E a Miguelice do costume: "Fazia-lhe bem ir treinar para a B"
De facto, convém ir ver esses comentários sim. Porque andamos nós todos a reclamar da falta de qualidade nos extremos TITULARES, da falta de criatividade da equipa e o único jogador que deixas de fora é o tal miudo que poderia trazer isso.

O único que efetivamente poderia se impôr como titular em condições normais, e assim aconteceu.

Muitos de vocês continuam a falar de suplentes, de alternativas aos TITULARES sabe se lá porquê, enquanto o Oskar já é de longe o nosso melhor extremo TITULAR.

Está mesmo didícil perceber a diferença.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
2,484
6,164
De facto, convém ir ver esses comentários sim. Porque andamos nós todos a reclamar da falta de qualidade nos extremos TITULARES, da falta de criatividade da equipa e o único jogador que deixas de fora é o tal miudo que poderia trazer isso.

O único que efetivamente poderia se impôr como titular em condições normais, e assim aconteceu.

Muitos de vocês continuam a falar de suplentes, de alternativas aos TITULARES sabe se lá porquê, enquanto o Oskar já é de longe o nosso melhor extremo TITULAR.

Repara numa coisa, achas que alguém no seu perfeito juízo preferia o Moffi ao Oskar? Claro que não.
É a tua e é a minha e é a opinião de todos... ao dia 10 de Março. Depois de o ter visto a fazer um jogo de qualidade frente ao Arouca e a derreter o central campeão do mundo em pleno galinheiro.
No pós Gil Vicente e pós Casa Pia a conversa não era esta. Havia quem dissesse que preferia o Oskar ao Moffi mas também aceitava a decisão visto todas as necessidades do plantel.

A minha crítica não é por haver quem achasse que o Oskar faz muito mais falta do que o Moffi. Eu sou dessa opinião.
O que me fode é ver vocês a escrever como se tivessem se soubessem que a história do miúdo ia ser esta quando depois vamos a ver e a narrativa pela altura não tinha toda esta pujança.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,380
6,972

Ele joga onde interessa, no campeonato, pra estar fresquinho e nos fazer campeões... que é o que já está a acontecer.
Não fossem as acções de golo dele e já estávamos uns bons pontos atrás do zmerding.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
6,160
7,123
Repara numa coisa, achas que alguém no seu perfeito juízo preferia o Moffi ao Oskar? Claro que não.
É a tua e é a minha e é a opinião de todos... ao dia 10 de Março. Depois de o ter visto a fazer um jogo de qualidade frente ao Arouca e a derreter o central campeão do mundo em pleno galinheiro.
No pós Gil Vicente e pós Casa Pia a conversa não era esta. Havia quem dissesse que preferia o Oskar ao Moffi mas também aceitava a decisão visto todas as necessidades do plantel.

A minha crítica não é por haver quem achasse que o Oskar faz muito mais falta do que o Moffi. Eu sou dessa opinião.
O que me fode é ver vocês a escrever como se tivessem se soubessem que a história do miúdo ia ser esta quando depois vamos a ver e a narrativa pela altura não tinha toda esta pujança.
Por favor, não tentes essa narrativa falsa de que é a opinião do momento e por isso falei para ires ver efetivamente a opinião das pessoas, ou algumas antes da lista oficial ter saído em que eu dizia, e só posso falar por mim claro que não faria qualquer sentido deixar o único reforço de inverno que era capaz de desiquilibrar na posicão do onze mais carenciada do plantel.

Não era saber o que iria aconteceu, ninguém aqui é bruxo, mas isto era o óbvio na altura. Como é o óbvio atualmente.