Os problemas que afectam o futebol jovem

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
miguel1000 disse:
Claro que não era com Pereirinhas que iam lá...mas a qualidade dos treinadores era pouca...mas também é verdade que cheguei a ver um André Santos ou algo assim como a last big thing
Claro que não e não disse isso mas o modelo do Sporting era sua formação até porque não tinham recursos para muito mais foi apenas isso que quis dizer.
Sim também tiveram treinadores abaixo do expectável mas para a qualidade dos planteis que tinham também não daria para grandes coisas.
E basta vermos que depois do Liedson não me lembro de um jogador de qualidade que tivesse jogado no Sporting até a chegada de Bruno de Carvalho.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,125
3,256
Lisboa, 1979
Excelente iniciativa da FPF.

Convocou um estágio especial S15/S16 só com atletas que jogam no estrangeiro. Espero que o FC Porto esteja atento. É uma oportunidade de recrutamento, direi eu, única, num mercado muito interessante: a diáspora.
Jogadores com passaporte português, muitos deles a jogarem em clubes "acessíveis" ao FC Porto, embora no estrangeiro.

Fica a lista:

AAS Sarcelles: Lois Martins
AC Ajaccio: Vitor Lebas e Paolo Lebas
Arsenal FC: Pedro Virgínia
AS Monaco: João Oliveira
FC Luzern: Ronaldo Fernandes e Ruben Fernandes
FC Metz: Jordan Monteiro
FC Nantes: Rayan Gonçalves
FC Nuremberg: Benjamim Siga
FC Schwamendingen: Fernando Costa e Leonel Costa
FC Sion: Gerson Rebelo; Nathan dos Santos, Jason Nunes e David Melo
FC Zurique: Martin Cardoso
Manchester City FC: Carlos Borges
OGC Nice: André Lopes
Standard Liège: Diego Moreira
Tours FC: Mathis Lopes
VfL Wolfsburg: Jaime Marques

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,125
3,256
Lisboa, 1979
https://tribunaexpresso.pt/entrevistas-tribuna/2019-04-21-Joao-Couto-a-velha-raposa-que-ajudou-a-construir-Cristiano-Um-campeonato-nacional-vale-muito-menos-do-que-uma-formacao-como-deve-ser

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,599
6,867
46
Lisboa
Isto nem é bem um problema, mas nesta semana vinha uma notícia na capa do Sol a dizer que estavam no Seixal vários filhos de ex-jogadores nossos. Para além do filho do Conceição, alguém sabe quem são os outros?

@Paul Ashworth, @DeepBlue, @jmj, @Drago

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,125
3,256
Lisboa, 1979
Um tal de Vasco Paciência, que falta faz agora, com o Fábio retido na lota fedorenta do peixe da Nazaré, e vamos ver se ainda não faz uma graçola, agora que anda a meter uns golos por lá.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,599
6,867
46
Lisboa
Drago disse:
Um tal de Vasco Paciência, que falta faz agora, com o Fábio retido na lota fedorenta do peixe da Nazaré, e vamos ver se ainda não faz uma graçola, agora que anda a meter uns golos por lá.
Já não me lembrava do Vasco. Mas fazem uma notícia de capa num generalista por 2 jogadores?

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,125
3,256
Lisboa, 1979
Não garanto que não existam mais.

Mas para propaganda, 2 já chega e sobra.

De qualquer forma, é um sintoma. Não me recordo de outro caso semelhante.

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
812
255
Vamos lá recapitular. O Paciência saiu do nosso clube, porque percebeu que com o Fábio iria aquecer muitas vezes o banco. Se até com o irresponsável do Leandro Campos era suplente, quanto mais com o Fábio. Vai para o Boavista e faz meia-dúzia de jogos e em Janeiro muda-se para a margem sul, suponho eu, porque lá os bancos são mais confortáveis, especialmente no final de cada mês.
Pessoalmente, preferia que tivesse sido possível aproveitar o Leo. Era capaz de fazer coisas geniais. Mas a falta de responsabilidade daquela criatura era assustadora, até dentro de campo, tinham de ser os próprios colegas a chamá-lo à atenção. Chegava a ser desesperante. Um Leo empenhado e comprometido com a equipa, a jogar ao lado de Fábio Silva, Fábio Vieira, J. Mário, Sousa, Romário, Vítor, etc., seria algo de memorável.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,125
3,256
Lisboa, 1979
Entre nkeng, perea e duarte moreira, prefiro meio Vasco Paciência.

Mas isso, cada um com a sua preferência.

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
812
255
Drago disse:
Entre nkeng, perea e duarte moreira, prefiro meio Vasco Paciência.
Nada do que disse contraria essa afirmação. Mas volto à questão inicial, será que o Paciência aceitaria desempenhar o mesmo papel que o Nkeng e o Perea estão a fazer?

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,125
3,256
Lisboa, 1979
jmj disse:
Nada do que disse contraria essa afirmação. Mas volto à questão inicial, será que o Paciência aceitaria desempenhar o mesmo papel que o Nkeng e o Perea estão a fazer?
Pelo que eu sei, o Paciência tinha contracto até ao final deste ano. Teve que rescindir com o FC Porto.

Se ia aceitar ser suplente do Fábio? Não sei responder a isso, mas como mero espectador, imagino muita maior rotação na posição 9 entre os dois do que o Fábio e os outros todos que lá estão. Não haveria uma quase hecatombe de qualidade. O Vasco pode ser mole, algo desligado do jogo, fugir da luta com os centrais, mas sabe ter uma bola nos pés.

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
812
255
Drago disse:
Pelo que eu sei, o Paciência tinha contracto até ao final deste ano. Teve que rescindir com o FC Porto.

Se ia aceitar ser suplente do Fábio? Não sei responder a isso, mas como mero espectador, imagino muita maior rotação na posição 9 entre os dois do que o Fábio e os outros todos que lá estão. Não haveria uma quase hecatombe de qualidade. O Vasco pode ser mole, algo desligado do jogo, fugir da luta com os centrais, mas sabe ter uma bola nos pés.
Concordo que com o Paciência haveria espaço para maior rotação. Mas a saída para o Boavista, uma equipa que curiosamente está em vias de descer de divisão, leva-me a crer que o que ele queria era jogar o máximo de tempo possível e como tal, um regime de rotação com o Fábio era insuficiente, principalmente no seu último ano de júnior.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,125
3,256
Lisboa, 1979
jmj disse:
Concordo, que com o Paciência haveria espaço para maior rotação. Mas a saída sair para o Boavista, uma equipa que curiosamente está em vias de descer de divisão, leva-me a crer que o que ele queria era jogar o máximo de tempo possível e como tal, um regime de rotação com o Fábio era insuficiente, principalmente no seu último ano de júnior.
Se fosse assim, teria continuado na rotunda.

E no regime não tem jogado assim tanto. Embora, 6 jogos 3 golos.

Algo se passou. E não é coincidência Gonçalo sair e Vasco também.

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,895
1,735
acho que uma epoca na B podera fazer bem ao nkeng. e um típico jogador de area, das poucas vezes que jogou vai quase sempre marcando. se tiver 18anos...

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
812
255
Drago disse:
Se fosse assim, teria continuado na rotunda.

E no regime não tem jogado assim tanto. Embora, 6 jogos 3 golos.

Algo se passou. E não é coincidência Gonçalo sair e Vasco também.
É possível que sim.
Em relação à ida para o Seixal, acho que se enquadra na política de terra queimada encetada por aquele clube. Provavelmente, ofereceu-lhe um contrato muito acima do que alguém lhe ofereceria e ele aceitou.
Se o Paciência não resultar, não há problema. Aguenta-se com o prejuízo financeiro. Se ele der alguma coisa, exibem-no como troféu de guerra.
Não tenho dúvidas, principalmente após a nossa conquista da YL e com a eventual conquista do campeonato, que este tipo de acções se irão intensificar e o conflito vai escalar ainda mais. 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,146
42,743
Convivendo eu bem de perto com a realidade do futebol de formação vai para 10 anos, não tenho dúvidas em afirmar que um dos grandes problemas que afecta o futebol jovem e os jovens são os pais... Temos para todos os gostos, os que gostam de ir para o campo debitar tácticas sem perceber nada, os que pensam que o seu filho é o novo Ronaldo, os frustrados por o seu clube do coração não ter ganho por causa dos árbitros e vão achincalhar estes no jogo do filho, os bêbados que só querem arranjar confusão, as mães que parecem peixeiras e não gostam que toquem no seu menino, os que não gostam do treinador porque substitui o seu filho, os que querem à força que o seu filho jogue porque pagam como os outros, enfim...

Fica aqui este vídeos onde os miúdos e os treinadores do Málaga estiveram muito bem. Aplausos!

https://www.ojogo.pt/multimedia/videos/interior/miudos-param-jogo-contra-o-sporting-para-recriminar-os-pais-11016965.html