No inicio do ano e até há bem pouco tempo haviam três pontos basilares a ter em conta para analisar o trabalho do treinador.
- cultura do clube; ausência de liderança; desnorte; submissão dos interesses do clube a interesses particulares; incompetência - o Porto não ganha há 4 anos e nos últimos 3 ficou atrás do Sporting em 2.
- plantel; novamente como que construido em cima do joelho, tivemos o Belga que chegou e nem sabiam que não podia jogar com a Roma. Tivemos o Brahimi encostado. O Jota a chegar em cima da hora. O Bolly. A novela Rafa.
- arbitragens; "manto protetor"; eu admito erros, agora toda a gente viu como houve um padrão óbvio de desrespeito e 'roubo' ao Porto. A Taça de Portugal foi-se logo à vida diretamente em resultado disto.
Nesse sentido, eu fui sempre formando a ideia de haver três campeonatos:
- o 'da verdade', aqui o Porto provavelmente estaria uns 3 ou 4 pontos na frente
- o 'normal', tendo em consideração todos os fatores acima mencionados, o Porto deveria estar a uns 8-10, tal como o Sporting
- o 'real', estamos a 1 ponto do Benfica
Eu acho que tendo tudo em consideração (inclusive as deficiências do treinador), é um pequeno milagre chegar a esta fase com 1 ponto de atraso e 'força positiva'. Lembrar que se andou a jogar com uma dupla de Portugueses na frente com 20/21 anos. E quer se goste ou não, é meramente factual, ficar à frente do Sporting é desde logo uma evolução (basta pensar que este ano apanhamos a Roma para entrar na Champions).
Há mérito do treinador em ter conseguido aguentar o barco, perante tudo o que aconteceu, perante a desconfiança geral. O Nuno era mesmo carne para canhão. O homem lá conseguiu manter sempre o mesmo tipo de postura e discurso. Quer ganhe. Quer perca. Sempre o mesmo personagem mecanizado.
Chegados a esta fase, vimos como gente como tem uma defesa em que dos 6 mais atrás, 5 estão render a um nível alto. Conseguiu resgatar o Brahimi, que mesmo continuando algo inconsequente, agora não é um jogador nulo sem a bola. Com a chegada do Soares, fica com muito mais flexibilidade para tomar opções, tem muito mais margem para gerir o André Silva e já não depende de pedir milagres a um puto de 18 anos a partir do banco..
A questão do plantel está eliminada para mim. Com os sinais dados pelo Soares, a recuperação de um par de jogadores, o Nuno tem muito mais condições para ter um futebol mais evoluído.
Honestamente, tenho sérias duvidas que tal aconteça e temo que o padrão recente (Rio Ave, Estoril, Guimarães) se possa ir repetindo. Porque o problema principal (meio campo) existe desde o inicio da época. O jogo com o Sporting para mim é aceitável. O Porto marcou cedo, isso muda o jogo radicalmente e jogar na expetativa, mas com solidez é normal e já feito por muitos bons treinadores.
Agora, jogos com o Estoril e Guimarães (1ª parte) são muito mais questionáveis.
O Porto continua a jogar com uma espécie de rectângulo deserto no meio campo. O meio campo não existe em termos de capacidade de iniciar jogo, dar apoios e fazer circular a bola. O Danilo joga bastante isolado. Mesmo tendo André André/Herrera, não há grande diferença, qualquer um que tire uma imagem do jogo do Porto ontem na primeira parte vê que há um distanciamento inexplicável entre os médios.
O Porto tem falta de um 8 com mais rotação do que os que tem neste momento. É um real problema. O Olíver não tem rendido e não é só culpa do Nuno(o Oliver fez uma má época numa equipa super competitiva em Espanha e na passagem anterior no Porto não foi sempre constante), não tem grande mobilidade e é preciso alguém com mais capacidade de romper e verticalidade. Para este "estilo", também seria necessário o Maxi ter muito mais rotação do que tem nesta fase. Da forma que os jogos foram abordados, é mais do que óbvio que o 0-0 será o resultado mais normal ao intervalo. O Porto nem consegue atacar com qualidade (Herrera e Maxi à direita, really?). Nem defende com grande agressividade. Apenas baixa as linhas. Não há uma pressão alta assinalável.
Pode ser 'estratégia' e pode ainda serem 'dores de crescimento', mas mesmo jogando 'na expetativa', o Porto pode e deve ter muito mais qualidade com bola e na exploração dos espaços. O primeiro passo seria básico - se a ideia é ter a tal disciplina e coesão sem bola, não é necessário ter um médio 'à direita' tão limitado como o Herrera ou André André. O Otávio é capaz de o fazer e dá maior qualidade com bola. O Corona com o Sporting conseguiu manter a disciplina táctica. Parece evidente que se a ideia é ter aquele desenho posicional, o Porto tem jogadores com mais qualidade ofensiva que também conseguem fechar os espaços. Isto é o minimo que se pede, pois quer o AA (não acho que tenha qualidade para o Porto), quer o Herrera não são jogadores bons o suficiente para se pensar que é assim que lá conseguiremos o milagre final.