New Balance - Main sponsor do FC Porto

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
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INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
Vocês continuam com a ideia que o clube ganha muito dinheiro com a venda de camisolas...isso não é verdade...dantes é que corria o rumor que o jogador custou 100M mas pagou a transferencia em venda de camisolas...isso é totalmente errado...não sei a percentagem que o Porto recebe, mas essas 80/90euros vai grande parte para a New Balance...dai o absurdo dos preços tambem...como o Porto recebe uma percentagem baixa, vai aumentado o preço para receber mais...e criou aquelas retros marca branca para receber mais uns trocos...


"No caso de Messi, o PSG recebe aproximadamente 7% da venda de cada exemplar, cujo preço se situa entre 90 e 150 euros. Assim, o clube francês só ganhará entre 6 e 10 euros por cada camisola, pelo que teriam de vender 15 milhões das camisolas do astro argentino para amortizar o valor da transferência."

Do jornal ojogo
 

zenabooo

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  • André Villas-Boas
isso é o que devia ser...

mas pelo que vou vendo não é bem assim para muitas pessoas, há quem ligue muito às marcas...
chegando-se ao ponto de dizer que dá "prestigio"...
Não da prestigio mas existem marcas que dão mais atenção a certos clubes que a outros e a NB devia era andar com o FCPorto ao colo porque no futebol já começa a ser raro haver nb...as camisolas nunca são nada de especial em termos de design e nunca tivemos um quarto equipamento por exemplo... em ano de 20 anos da conquista da champions seria bem jogador fazer um kit especial e seria bem vendido na minha opnião...
 
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Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
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A nossa de 90 não é a usada pela equipa. A equivalente é a de 99.
E por esse ponto de vista, NB também não é nem Nike nem Adidas.
E ninguem usa uma camisola do Porto por ser da NB, e ninguem usa a camisola do Bayern por ser Adidas.
A "marca" que importa é FC Porto, Bayern, Boavista ou Salgueiros.
É mais antiga que ambas 1906... e a nível de calçado tem qualidade superior. Os modelos feitos no uk e us são de uma qualidade muito superior a qualquer coisa que nike e adidas lançam, por exemplo.
Nike e adidas têm é muito mais hype!

A marca da camisola também importa, até pelo que investem em investigação de novos materiais e controlo de qualidade... quem não se lembra da roma romper o contracto com a kappa por fraco controlo de qualidade?

Querer comparar um gigante internacional com lacatonis, diadoras, macrons e afins... quanto ao futebol, não esquecer que é uma marca relativamente nova. Mas há 30 anos a nike estava na mesma posição a nível de futebol... se é por aí, só a adidas, puma, umbro, hummel (bastante fatela a qualidade), talvez le coq sportif poderiam pedir altos valores, porque são as marcas históricas no futebol...
 
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Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
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Vocês continuam com a ideia que o clube ganha muito dinheiro com a venda de camisolas...isso não é verdade...dantes é que corria o rumor que o jogador custou 100M mas pagou a transferencia em venda de camisolas...isso é totalmente errado...não sei a percentagem que o Porto recebe, mas essas 80/90euros vai grande parte para a New Balance...dai o absurdo dos preços tambem...como o Porto recebe uma percentagem baixa, vai aumentado o preço para receber mais...e criou aquelas retros marca branca para receber mais uns trocos...


"No caso de Messi, o PSG recebe aproximadamente 7% da venda de cada exemplar, cujo preço se situa entre 90 e 150 euros. Assim, o clube francês só ganhará entre 6 e 10 euros por cada camisola, pelo que teriam de vender 15 milhões das camisolas do astro argentino para amortizar o valor da transferência."

Do jornal ojogo
Tu continuas a dar-lhe... se não venderes camisolas originais, a marca não ganha dinheiro, e então tornas-te um clube menos apetecível... e a posição negocial do clube fica fragilizada . Ou seja, ou deixas de ter propostas de sponsorização, ou as que tens são mais baixas.
Até podes ter 20M de adeptos, se os adeptos preferirem comprar camisolas da feira, esse mercado de 20M de pessoas vale 0.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
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O preço depende de clube para clube. Um camisola do FC Porto custa mais do que uma do Boavista ou do Salgueiros.
As nossas camisolas são tão caras como qualquer clube dos Big 5. Mas os nossos sócios/adeptos não têm salários comparáveis.
Devia haver alguma proporcionalidade.
A exclusividade perde-se quando a candonga imita as camisolas quase na perfeição.

Depois os adeptos fazem as escolhas de acordo com as suas possibilidades e gostos.
Uma camisola ter um custo de produção de cêntimos ou poucos euros, para ser vendida a 90 € a sócios, é insultuoso.
Se em vez de ter 100 mil camisolas vendidas a 90 €, tivessem 200 mil camisolas vendidas a 50€, ainda ganhavam dinheiro.

Óbvio que os meus números não têm qualquer base factual, mas acho que servem para transmitir o que pretendo:
A ganância é tanta, que se calhar até estão a perder dinheiro com ela. O fabricante e o clube.
O mercado não se adapta... as marcas estão a cagar para a tua nacionalidade e o teu ordenado.
Penso que o calçado da new balance, na loja oficial online alemã é uns 5/10 euros mais cara que em pt. Mas arranjas por vezes mais barato que em pt numa zalando ou Otto.

O McDonald's e o burguer King também são ao mesmo preço em Portugal e na Alemanha, apesar da disparidade dos salários... na Suiça é que a história já é diferente (até dói).

Camisolas de contrafacção podem ser parecidas... mas não é a mesma coisa. E para coleccionar, ainda menos. Conheço quem tenha comprado a azul deste ano contra-feira... e o símbolo estava ligeiramente ovalizado... mas no fundo, é um crime que se comete. E é roubar o clube! Já que agora fala-se tanto em expulsar sócios por roubarem o clube... mas, como se diz, "pimenta no cú dos outros, é refresco"...

De resto, qual é o gosto de ter uma réplica? Não ajuda o clube, não é a camisola do clube, rouba o clube... e no fundo um gajo sabe sempre que é algo fake...
 
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Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
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Não da prestigio mas existem marcas que dão mais atenção a certos clubes que a outros e a NB devia era andar com o FCPorto ao colo porque no futebol já começa a ser raro haver nb...as camisolas nunca são nada de especial em termos de design e nunca tivemos um quarto equipamento por exemplo... em ano de 20 anos da conquista da champions seria bem jogador fazer um kit especial e seria bem vendido na minha opnião...
Para quê? Para ires à candonga novamente?

Um gajo reclama por dar 90 por uma, mas depois quer dar 4 x 25€ pelas versões contrafeitas?

Quanto ao design... bem superior aos designs da nike no geral... normalmente partilhavamos a camisola do hertha de berlim, com as cores invertidas e o tom de azul dos respectivos clubes. A nossa alternativa de 2003 era igual à do arsenal... a nossa azul clara, a deles escura... mas o gradiente na frente era igual.
A nike nunca teve uma ideia fantástica para um secundário como a preta da constelação do dragão, a dos 125 anos (a dos 120 anos era simplesmente uma camisola branca com detalhes dourados... muito bonita, mas nada de inovador em termos de design), ou a azul e dourada da época do Vitinha.

E como já postei mais atrás, o terceiro equipamento do boifica, era o alternativo do lyon.
 

RGalego

Chega de luto, o futuro é já ali!
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Não da prestigio mas existem marcas que dão mais atenção a certos clubes que a outros e a NB devia era andar com o FCPorto ao colo porque no futebol já começa a ser raro haver nb...as camisolas nunca são nada de especial em termos de design e nunca tivemos um quarto equipamento por exemplo... em ano de 20 anos da conquista da champions seria bem jogador fazer um kit especial e seria bem vendido na minha opnião...
A NB quer é vender sapatilhas, não é camisolas do NGC.
 
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Tribuna
9 Agosto 2006
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...Camisolas de contrafacção podem ser parecidas... é um crime que se comete. E é roubar o clube! Já que agora fala-se tanto em expulsar sócios por roubarem o clube... mas, como se diz, "pimenta no cú dos outros, é refresco"...

Ui. Acho que nao vou realçar este teu reparo.

é que dos que andam por aqui e querem expulsar sócios por roubarem o clube, devem haver alguns que compram e fazem publicidade às camisolas falsas.

è melhor nao realçar....
 
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Rsmpt

Tribuna
1 Fevereiro 2022
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É mais antiga que ambas 1906... e a nível de calçado tem qualidade superior. Os modelos feitos no uk e us são de uma qualidade muito superior a qualquer coisa que nike e adidas lançam, por exemplo.
Nike e adidas têm é muito mais hype!

A marca da camisola também importa, até pelo que investem em investigação de novos materiais e controlo de qualidade... quem não se lembra da roma romper o contracto com a kappa por fraco controlo de qualidade?

Querer comparar um gigante internacional com lacatonis, diadoras, macrons e afins... quanto ao futebol, não esquecer que é uma marca relativamente nova. Mas há 30 anos a nike estava na mesma posição a nível de futebol... se é por aí, só a adidas, puma, umbro, hummel (bastante fatela a qualidade), talvez le coq sportif poderiam pedir altos valores, porque são as marcas históricas no futebol...
O hype importa muito mais para o valor do que a qualidade efectiva.
Independentemente disso, a New Balance tinha vários clubes e só sobram 2.
Deve ser por serem bons em qualidade e pagarem muito bem aos clubes.

As pessoas compram candonga porque estão-se a borrifar para a marca e para a qualidade da mesma.
A qualidade da candonga chega e sobra para ir ao estádio ver uns jogos, não porque diz New Balance ou Adidas, mas porque tem o brasão do clube.

Quem compra contrafacção não está a roubar o clube, porque se não comprasse candonga, não ia comprar camisola nenhuma.
 

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
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O hype importa muito mais para o valor do que a qualidade efectiva.
Independentemente disso, a New Balance tinha vários clubes e só sobram 2.
Deve ser por serem bons em qualidade e pagarem muito bem aos clubes.

As pessoas compram candonga porque estão-se a borrifar para a marca e para a qualidade da mesma.
A qualidade da candonga chega e sobra para ir ao estádio ver uns jogos, não porque diz New Balance ou Adidas, mas porque tem o brasão do clube.

Quem compra contrafacção não está a roubar o clube, porque se não comprasse candonga, não ia comprar camisola nenhuma.
É preferível comprar uma camisola em promoção agora no fim de época, original, por 30/40€, que uma falsificada. Digo eu, que é o que faço...
 

Rsmpt

Tribuna
1 Fevereiro 2022
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É preferível comprar uma camisola em promoção agora no fim de época, original, por 30/40€, que uma falsificada. Digo eu, que é o que faço...
Como disse algures, também prefiro pagar um bocadinho mais por oficial do que candonga.
Essas promoções nem sempre há e mesmo assim é sempre mais caro que a contrafacção.
O meu ponto é que quanto mais barato fosse, mais pessoas compravam.
Quem compra por 20€ é quem não vai comprar a 90 nem esperar pelo desconto, portanto não está a roubar ninguém.

Quanto muito está a perder clientes por preços altamente inflacionados.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
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O hype importa muito mais para o valor do que a qualidade efectiva.
Independentemente disso, a New Balance tinha vários clubes e só sobram 2.
Deve ser por serem bons em qualidade e pagarem muito bem aos clubes.

As pessoas compram candonga porque estão-se a borrifar para a marca e para a qualidade da mesma.
A qualidade da candonga chega e sobra para ir ao estádio ver uns jogos, não porque diz New Balance ou Adidas, mas porque tem o brasão do clube.

Quem compra contrafacção não está a roubar o clube, porque se não comprasse candonga, não ia comprar camisola nenhuma.
Claro que está a roubar o clube! Uma percentagem é destinada ao clube. Se compras algo na candonga, o clube não recebe nada por direitos de imagem! Além de que a marca nos patrocína para chegar ao público! E olha que resultou! Hoje em dia vê-se muito pessoal com calçado New Balance pelos Porto! Antes de 2015, não tinham peso nenhum no mercado. Mas no caso de uma marca como a nike e a adidas, isso seria pouco relevante, dado já terem uma boa presença no mercado, mesmo sem patrocinarem o clube! Ou seja, para essas marcas, a venda de material desportivo do clube é o barómetro para aferir se vale a pena patrocinar o clube... e desengane-se quem pensa que as camisolas seriam mais baratas, se fossem da nike ou da adidas... por isso, indo à candonga, está a roubar-se o clube. Nunca na vida nos apresentarão uma boa proposta de patrocínio, se os adeptos optarem por comprar as versões pirata.

E sim... o pessoal está sempre a falar com saudades da nike e da adidas, porque há muitos fanboys das marcas! Não é pela qualidade dos designs que se têm visto da adidas e nike (porque há muita coisa escabrosa e copy paste de clube para clube), ou a qualidade dos designs nos 14 anos que estivemos com a nike...

A mim parece-me que a NB desistiu de competir com as duas marcas bem estabelecidas no futebol. Oferecia uma fortuna ao liverpool, foram campeões europeus, e logo foram ultrapassados pela nike.
A roma idem... ganha a conference league com equipamentos NB, e logo veio a adidas oferecer mais, para aproveitar a onda positiva.

De resto, continuam a ser a única grande marca com alguma produção fora da Ásia - implica maiores custos! Mas claro que não é nas camisolas! Mas nos últimos 7 anos até deixaram de produzir alguns modelos de performance no UK... não sei se o brexit teve algo a ver com isso.

Mas lá está, provavelmente não oferecem tanto como os outros... o problema é que os outros, oferecem mais ao Liverpool, Roma, Celtic... mas a nós não!!! Haverá vários motivos, com certeza... Liverpool e Celtic têm muito mercado fora das ilhas britânicas... mas certamente não ajudará uma boa parte dos adeptos do Porto preferirem financiar o crime organizado e cagar no clube...
 

Rsmpt

Tribuna
1 Fevereiro 2022
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Claro que está a roubar o clube! Uma percentagem é destinada ao clube. Se compras algo na candonga, o clube não recebe nada por direitos de imagem! Além de que a marca nos patrocína para chegar ao público! E olha que resultou! Hoje em dia vê-se muito pessoal com calçado New Balance pelos Porto! Antes de 2015, não tinham peso nenhum no mercado. Mas no caso de uma marca como a nike e a adidas, isso seria pouco relevante, dado já terem uma boa presença no mercado, mesmo sem patrocinarem o clube! Ou seja, para essas marcas, a venda de material desportivo do clube é o barómetro para aferir se vale a pena patrocinar o clube... e desengane-se quem pensa que as camisolas seriam mais baratas, se fossem da nike ou da adidas... por isso, indo à candonga, está a roubar-se o clube. Nunca na vida nos apresentarão uma boa proposta de patrocínio, se os adeptos optarem por comprar as versões pirata.

E sim... o pessoal está sempre a falar com saudades da nike e da adidas, porque há muitos fanboys das marcas! Não é pela qualidade dos designs que se têm visto da adidas e nike (porque há muita coisa escabrosa e copy paste de clube para clube), ou a qualidade dos designs nos 14 anos que estivemos com a nike...

A mim parece-me que a NB desistiu de competir com as duas marcas bem estabelecidas no futebol. Oferecia uma fortuna ao liverpool, foram campeões europeus, e logo foram ultrapassados pela nike.
A roma idem... ganha a conference league com equipamentos NB, e logo veio a adidas oferecer mais, para aproveitar a onda positiva.

De resto, continuam a ser a única grande marca com alguma produção fora da Ásia - implica maiores custos! Mas claro que não é nas camisolas! Mas nos últimos 7 anos até deixaram de produzir alguns modelos de performance no UK... não sei se o brexit teve algo a ver com isso.

Mas lá está, provavelmente não oferecem tanto como os outros... o problema é que os outros, oferecem mais ao Liverpool, Roma, Celtic... mas a nós não!!! Haverá vários motivos, com certeza... Liverpool e Celtic têm muito mercado fora das ilhas britânicas... mas certamente não ajudará uma boa parte dos adeptos do Porto preferirem financiar o crime organizado e cagar no clube...
É semelhante a custo afundado. Se alguém não vai comprar uma camisola oficial, que diferença faz se comprar candonga? Não faz diferença.
Ir de candonga para o estádio ou ir com uma camisola da modalfa não prejudica em nada nem o FC Porto nem a New Balance.
No limite até é melhor para ambos irem de candonga, que as outras pessoas vem o equipamento da New Balance, vão achar que é verdadeiro, e, se gostarem, comprar.

Discordo que a Nike ou Adidas não queiram saber da publicidade de patrocinar um clube.
Se as pessoas não virem a marca na rua, vão se esquecer dela e comprar menos.
Quantos lampiões não preferem sapatilhas Adidas a Nike por causa do patrocínio?
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
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É semelhante a custo afundado. Se alguém não vai comprar uma camisola oficial, que diferença faz se comprar candonga? Não faz diferença.
Ir de candonga para o estádio ou ir com uma camisola da modalfa não prejudica em nada nem o FC Porto nem a New Balance.
No limite até é melhor para ambos irem de candonga, que as outras pessoas vem o equipamento da New Balance, vão achar que é verdadeiro, e, se gostarem, comprar.

Discordo que a Nike ou Adidas não queiram saber da publicidade de patrocinar um clube.
Se as pessoas não virem a marca na rua, vão se esquecer dela e comprar menos.
Quantos lampiões não preferem sapatilhas Adidas a Nike por causa do patrocínio?
A nike nunca patrocinou os lampiões... e a nike e a adidas patrocinam clubes ingleses, espanhois, italianos, etc e mais uma data de desportistas famosos e mesmo artistas... não precisa dos clubes portugueses para terem mercado em Portugal. Quando a kappa nos patrocinou e a olympic à selecção e ao benfica, não passaste a ver mais pessoal a usar kappa e olympic. E o mesmo para o chupoting com a macron...
A NB ganhou mercado, porque é uma marca conhecida noutros desportos, com algum mercado em pt no final dos 90, e algo que faz parte da cultura americana... e ainda tinhas um steve jobs a usar sempre um dos modelos made in usa. E claro... tem calçado de qualidade. (fora de Portugal sempre tiveram algum mercado no calçado casual).

Se não houvesse merdas contrafeitas, o pior que poderia acontecer, seria não comprares nada oficial. Mas na maioria dos casos, ou farias o sacrifício e compravas a oficial, ou esperarias por saldos, ou decidirias que querias ter algo com o símbolo do Porto, e não podendo comprar outra coisa, comprarias uma camisola de treino, uma das replicas das antigas (não são NB, são mais fracas, mas não custam muito menos), ou um cachecol... e o clube ganharia dinheiro com isso. É uma perda de oportunidade de negócio enorme!!! E claro... comprar candonga é financiar o crime organizado...
 

Rsmpt

Tribuna
1 Fevereiro 2022
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A nike nunca patrocinou os lampiões... e a nike e a adidas patrocinam clubes ingleses, espanhois, italianos, etc e mais uma data de desportistas famosos e mesmo artistas... não precisa dos clubes portugueses para terem mercado em Portugal. Quando a kappa nos patrocinou e a olympic à selecção e ao benfica, não passaste a ver mais pessoal a usar kappa e olympic. E o mesmo para o chupoting com a macron...

Se não houvesse merdas contrafeitas, o pior que poderia acontecer, seria não comprares nada oficial. Mas na maioria dos casos, ou farias o sacrifício e compravas a oficial, ou esperarias por saldos, ou decidirias que querias ter algo com o símbolo do Porto, e não podendo comprar outra coisa, comprarias uma camisola de treino, uma das replicas das antigas (não são NB, são mais fracas, mas não custam muito menos), ou um cachecol... e o clube ganharia dinheiro com isso. É uma perda de oportunidade de negócio enorme!!! E claro... comprar candonga é financiar o crime organizado...
O que disse foi que lampiões preferem Adidas, em vez de Nike, por causa se patrocionarem o clube deles.
Da mesma forma como muitos portistas, calçam NB unica e exclusivamente porque vestem o Porto.
O Porto vestiu Kappa em 1990, altura em que o marketing e redes sociais e etc tinham importâncias a anos luz do que são agora.
Se não fosse vestir o Porto há 30 anos, ninguem se lembrava hoje da Kappa e ainda menos margem de mercado tinha. Achavam que era uma marca branca da sport zone ou algo do género.

Acho que estás a partir do principio errado de que quem compra candonga, ia comprar oficial. Não acredito nisso, e vamos concordar em discordar.
Mesmo os produtos "alternativos" do FC Porto são caros. As retro, de treino, as oficiais antigas, com o sem desconto, oscilam entre 40 € e 50 €.
Candonga custa metade disso, no máximo. Vendem a 10 e 20 € à porta do estádio.

Se o clube tivesse merchandising a preços semelhantes, as pessoas podiam escolher.
Entre 10 € e 40 €, para muitas pessoas, não é uma escolha possivel.

Esse "crime organizado", é organizado muitas vezes com conhecimento e anuência das marcas.
Mais grave do que isso, é que algumas vezes o contrafeito e o oficial são feitos nas mesmas fábricas.
 

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
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O que disse foi que lampiões preferem Adidas, em vez de Nike, por causa se patrocionarem o clube deles.
Da mesma forma como muitos portistas, calçam NB unica e exclusivamente porque vestem o Porto.
O Porto vestiu Kappa em 1990, altura em que o marketing e redes sociais e etc tinham importâncias a anos luz do que são agora.
Se não fosse vestir o Porto há 30 anos, ninguem se lembrava hoje da Kappa e ainda menos margem de mercado tinha. Achavam que era uma marca branca da sport zone ou algo do género.

Acho que estás a partir do principio errado de que quem compra candonga, ia comprar oficial. Não acredito nisso, e vamos concordar em discordar.
Mesmo os produtos "alternativos" do FC Porto são caros. As retro, de treino, as oficiais antigas, com o sem desconto, oscilam entre 40 € e 50 €.
Candonga custa metade disso, no máximo. Vendem a 10 e 20 € à porta do estádio.

Se o clube tivesse merchandising a preços semelhantes, as pessoas podiam escolher.
Entre 10 € e 40 €, para muitas pessoas, não é uma escolha possivel.

Esse "crime organizado", é organizado muitas vezes com conhecimento e anuência das marcas.
Mais grave do que isso, é que algumas vezes o contrafeito e o oficial são feitos nas mesmas fábricas.
A Kappa vestiu o FCP entre 1997 e 2000, não são 30 anos mas são 24, tá quase.
Nessa altura a Kappa tinha boa fama, tinha vestido o Barça muitos anos, a Juventus era Kappa, o Monaco era Kappa, Betis era Kappa, AC Milan tinha sido Kappa, Bilbau Kappa, Vasco Kappa, Italia Kappa, AEK Kappa, Estrela Vermelha Kappa, Werder Bremen....eram imensas equipas que eram ou tinham sido.
 
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A Kappa vestiu o FCP entre 1997 e 2000, não são 30 anos mas são 24, tá quase.
Nessa altura a Kappa tinha boa fama, tinha vestido o Barça muitos anos, a Juventus era Kappa, o Monaco era Kappa, Betis era Kappa, AC Milan tinha sido Kappa, Bilbau Kappa, Vasco Kappa, Italia Kappa, AEK Kappa, Estrela Vermalha Kappa, Werder Bremen....eram imensas equipas que eram ou tinham sido.
Se desaparecem da rua, ninguém se lembra deles.
Lá está, se não fosse terem patrocinado o Porto, nem sabia que eram uma marca grande ou famosa no final dos 90.
Se continuassem a apostar no Porto e num clube por pais, continuariam a ser conhecidos e seriam, se calhar, tão ou mais fortes que a New Balance.
Quem não é visto ou falado, fica para trás.
Todos os patrocínios são importantes, nem que seja para criar um monopólio.
 

Vinha

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O que disse foi que lampiões preferem Adidas, em vez de Nike, por causa se patrocionarem o clube deles.
Da mesma forma como muitos portistas, calçam NB unica e exclusivamente porque vestem o Porto.
O Porto vestiu Kappa em 1990, altura em que o marketing e redes sociais e etc tinham importâncias a anos luz do que são agora.
Se não fosse vestir o Porto há 30 anos, ninguem se lembrava hoje da Kappa e ainda menos margem de mercado tinha. Achavam que era uma marca branca da sport zone ou algo do género.

Acho que estás a partir do principio errado de que quem compra candonga, ia comprar oficial. Não acredito nisso, e vamos concordar em discordar.
Mesmo os produtos "alternativos" do FC Porto são caros. As retro, de treino, as oficiais antigas, com o sem desconto, oscilam entre 40 € e 50 €.
Candonga custa metade disso, no máximo. Vendem a 10 e 20 € à porta do estádio.

Se o clube tivesse merchandising a preços semelhantes, as pessoas podiam escolher.
Entre 10 € e 40 €, para muitas pessoas, não é uma escolha possivel.

Esse "crime organizado", é organizado muitas vezes com conhecimento e anuência das marcas.
Mais grave do que isso, é que algumas vezes o contrafeito e o oficial são feitos nas mesmas fábricas.
kappa equipava Itália e algumas equipas italianas... como a juve (e também teve alturas com a lotto)... Quem viveu esses anos, conhece a marca. Mesmo antes de equipar o Porto, era uma marca conhecida... mas não deixava de parecer um downgrade em relação à adidas... não sei como é a situação em Portugal, mas na Alemanha, ainda se vai vendo Kappa e ainda se vê muito Fila (fiorentina chegou a ter equipamentos fila, e não equipando nenhum clube português, era uma marca conhecida e conceituada nos anos 90... até haviam réplicas no continente! As krups, penso)...

Mas as grandes marcas chegam ao pessoal hoje em dia também por patrocinarem atletas (ronaldo, messi, dentuças, figo, etc), e artistas (a adidas patrocinou os korn no final dos 90)... o pessoal usa nike, porque algum rapper, basquetebolista, ou futebolista também usa a marca. Hoje em dia as marcas como adidas e nike são escolhidas mais por motivos de moda e estatuto, do que por razões de qualidade/performance...

Não estou a partir do princípio errado... se não houvessem opções de candonga, e não pudesses mesmo pagar os 80/90€, irias esperar pelo final da época, black friday, etc. Num caso extremo, para ter algo do clube, comprarias um acessório mais barato na loja oficial... tipo um cachecol.

O clube também é uma marca... se uma rolex, nike, adidas, gucci, etc perdem dinheiro à custa do contrabando, a marca FCP também perde.

Claro que o contrafeito é feito nas mesmas fábricas... fazem outsourcing para a China... um empresário menos escrupuloso aproveita para ganhar mais produzindo o mesmo produto para o mercado negro, desviando dinheiro da marca... ou seja, roubando a marca. Tendo o clube direito a uma percentagem das vendas dos produtos oficiais, é óbvio que o clube também acaba roubado.
Mas claro, pior é quando vendem gato por lebre... que não é o caso que discutimos aqui...
 
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kappa equipava Itália e algumas equipas italianas... como a juve (e também teve alturas com a lotto)... Quem viveu esses anos, conhece a marca. Mesmo antes de equipar o Porto, era uma marca conhecida... mas não deixava de parecer um downgrade em relação à adidas... não sei como é a situação em Portugal, mas na Alemanha, ainda se vai vendo Kappa e ainda se vê muito Fila (fiorentina chegou a ter equipamentos fila, e não equipando nenhum clube português, era uma marca conhecida e conceituada nos anos 90... até haviam réplicas no continente! As krups, penso)...

Mas as grandes marcas chegam ao pessoal hoje em dia também por patrocinarem atletas (ronaldo, messi, dentuças, figo, etc), e artistas (a adidas patrocinou os korn no final dos 90)... o pessoal usa nike, porque algum rapper, basquetebolista, ou futebolista também usa a marca. Hoje em dia as marcas como adidas e nike são escolhidas mais por motivos de moda e estatuto, do que por razões de qualidade/performance...

Não estou a partir do princípio errado... se não houvessem opções de candonga, e não pudesses mesmo pagar os 80/90€, irias esperar pelo final da época, black friday, etc. Num caso extremo, para ter algo do clube, comprarias um acessório mais barato na loja oficial... tipo um cachecol.

O clube também é uma marca... se uma rolex, nike, adidas, gucci, etc perdem dinheiro à custa do contrabando, a marca FCP também perde.

Claro que o contrafeito é feito nas mesmas fábricas... fazem outsourcing para a China... um empresário menos escrupuloso aproveita para ganhar mais produzindo o mesmo produto para o mercado negro, desviando dinheiro da marca... ou seja, roubando a marca. Tendo o clube direito a uma percentagem das vendas dos produtos oficiais, é óbvio que o clube também acaba roubado.
Mas claro, pior é quando vendem gato por lebre... que não é o caso que discutimos aqui...
A Kappa deixou de ser tanto uma marca desportiva e apostou em ser mais uma marca de streetwear tal como a Fila.
ainda aparece aqui e ali uma equipa em mercados secundários, mas agora são marcas de streetwear desportivo.
Onde vês é em hoodies e fatos de treino, no corpo de rappers não milionários e de "putos da cena".
 
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Reações: Moreira e Vinha