#Basquetebol NBA - 2023/2024

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,245
8,433
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Em relação ao matchup sempre interessante entre Bulls e Warriors, depende totalmente das regras
Um Ron Harper a defender o Curry com as regras atuais era capaz de sair antes do intervalo
Curiosamente o Harper não só era o base "defensivo" dos Bulls do segundo 3-peat, como também mais tarde de algumas dessas equipas dos Lakers.
Era um dos gajos da confiança do Phil, e um monstro na defesa 1x1.
Interessante que no início da carreira nos Cavs era sobretudo um jogador ofensivo, que se reinventou mais tarde depois de (salvo erro) rebentar um joelho.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,245
8,433
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Fantástica permonace de Dallas e de Luka naquele quarto perido, ofensivamente e DEFENSIVAMENTE.

Que troca foi aquela pelo PJ.

Acho mesmo que vai a 7 jogos esta série.
Belo jogo de basket.
Ganhou quem tomou melhores decisões no clutch.
Os Wolves tiveram aquele goaltending do KAT (regra ridícula - quando é que a NBA segue a FIBA neste âmbito?), seguido de um erro tremendo do Conley, que tinha um floater fácil e decidiu mandar um lob para ninguém. Não satisfeitos, ainda foram incapazes de fazer falta no Derrick Jones, para a fazerem de seguida no Chief Hèlá, que é um dos melhores lançadores de LL de sempre.

Quando do outro lado há Luka...não se pode vacilar assim.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,245
8,433
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Fdx o Luka já tem 5 all nba 1st team aos 25 anos

Jogadores com 4: Curry, David Robinson, Moses Malone, KG, Dirk
😬
É inacreditável.

Mas imagina um gajo como o Robinson ter 4, numa era em que competia com Shaq, Hakeem, Ewing...e só cabia um poste.
Também é um feito tremendo.
 
  • Like
Reações: BM e Raba

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
18,436
23,742
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Curiosamente o Harper não só era o base "defensivo" dos Bulls do segundo 3-peat, como também mais tarde de algumas dessas equipas dos Lakers.
Era um dos gajos da confiança do Phil, e um monstro na defesa 1x1.
Interessante que no início da carreira nos Cavs era sobretudo um jogador ofensivo, que se reinventou mais tarde depois de (salvo erro) rebentar um joelho.
Certo, depois do triplete com os Bulls ainda esteve em 2 dos títulos do triplete do Phil nos Lakers, com Shaq e Kobe.
O Jordan no Last Dance, a respeito do "The Shot", admite que nos Cavs o único com capacidade para o defender seria o Harper.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
18,436
23,742
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
É inacreditável.

Mas imagina um gajo como o Robinson ter 4, numa era em que competia com Shaq, Hakeem, Ewing...e só cabia um poste.
Também é um feito tremendo.
Era incrível, era o meu poste favorito a seguir ao Shaq (acima até do Hakeem).
Estava a ver o @Ruben1893 ali em cima a dar a vitória certa aos GSW de Durant contra os Lakers do triplete e estava a lembrar-me de como esta equipa era boa e as grandes lutas que tinham com os Spurs de Duncan e Robinson. Eu metia o meu dinheiro nos Lakers. Man, as batalhas que eram esses jogos no pintado, com o Shaq contra o Robinson e o Duncan... 3 monstros autênticos.
Os Lakers ganharam um triplete, mas no ano antes do triplete e no ano depois foram eliminados pelos Spurs que viriam a ser os campeões.

Numa altura em que nós falamos de os rookies chegarem à NBA e precisarem de engrossar ou ganhar cabedal, como se fala tanto do Wembanyama... O jogador que me lembro logo (não contando com o Shaq) é o Robinson que vinha da Marinha e já era um bicho a sério. Mesmo como rookie, não ficava atrás de nenhum poste da Liga, fisicamente.
 

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,536
3,843
Era incrível, era o meu poste favorito a seguir ao Shaq (acima até do Hakeem).
Estava a ver o @Ruben1893 ali em cima a dar a vitória certa aos GSW de Durant contra os Lakers do triplete e estava a lembrar-me de como esta equipa era boa e as grandes lutas que tinham com os Spurs de Duncan e Robinson. Eu metia o meu dinheiro nos Lakers. Man, as batalhas que eram esses jogos no pintado, com o Shaq contra o Robinson e o Duncan... 3 monstros autênticos.
Os Lakers ganharam um triplete, mas no ano antes do triplete e no ano depois foram eliminados pelos Spurs que viriam a ser os campeões.

Numa altura em que nós falamos de os rookies chegarem à NBA e precisarem de engrossar ou ganhar cabedal, como se fala tanto do Wembanyama... O jogador que me lembro logo (não contando com o Shaq) é o Robinson que vinha da Marinha e já era um bicho a sério. Mesmo como rookie, não ficava atrás de nenhum poste da Liga, fisicamente.
Esses Spurs eram a equipa do Stern… roubaram o título ao Steve Nash… fácil… em condições normais, perdiam sempre contra Nash, Marion e Amare…

guaranteed…
 
  • Like
Reações: Raba

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,470
24,741
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Prevejo que o Gobert jogue menos minutos em detrimento do Naz Reid.

Vão aumentar o spacing e abrir o paint para o Ant Man.

OS Mavs tiveram o jogo todo a castigar a drop coverage do Gobert.

Continuam com o problema dos guards dos T-Wolves serem ou muito pequenos, ou muito leves para segurar Lukai. O Luka vai procurar o low post com o McDaniels e a diferença de peso vai-se notar. Uma coisa é criar espaço com o ombro num franganote como o McDaniels, outra é fazer o mesmo ao Lu Dort, um autêntico bezerro

O meu ponto final é que esta equipa dos MAvs sendo provavelmente a mais subestimada dos playoffs está mais oleada do que nunca e se KP não regressar nos Celtics tem um shot real em conquistar o anel. São altos, atléticos, focados, estão a defender bem e têm 2 dos maiores assassinos no clutch.
 
  • Like
Reações: FCPORTO2016

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,470
24,741
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Era incrível, era o meu poste favorito a seguir ao Shaq (acima até do Hakeem).
Estava a ver o @Ruben1893 ali em cima a dar a vitória certa aos GSW de Durant contra os Lakers do triplete e estava a lembrar-me de como esta equipa era boa e as grandes lutas que tinham com os Spurs de Duncan e Robinson. Eu metia o meu dinheiro nos Lakers. Man, as batalhas que eram esses jogos no pintado, com o Shaq contra o Robinson e o Duncan... 3 monstros autênticos.
Os Lakers ganharam um triplete, mas no ano antes do triplete e no ano depois foram eliminados pelos Spurs que viriam a ser os campeões.

Numa altura em que nós falamos de os rookies chegarem à NBA e precisarem de engrossar ou ganhar cabedal, como se fala tanto do Wembanyama... O jogador que me lembro logo (não contando com o Shaq) é o Robinson que vinha da Marinha e já era um bicho a sério. Mesmo como rookie, não ficava atrás de nenhum poste da Liga, fisicamente.
Só os Sacramento Kings num ano se intrometeram na luta em Oeste.

Todas as outras equipas ficaram a milhas dos Spurs e dos Lakers.

E o secret sauce muitas vezes foi o Robert Horry, a prova que são muitas vezes os role players a desatar o nó.
 

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,493
3,099
01 Lakers vs 17 GS favorece GS com uma margem não extraordinária, mas muito decente na minha opinião. O ruleset é importante nestas comparações, esta serie com o ruleset de 2001 é uma coisa, com o ruleset de 2017 é outra. Quem conseguir controlar o pace da serie ganha. Se os Lakers conseguirem evitar correr com GS e levar o jogo para um HCS têm hipótese, se GS conseguir puxar o tempo os Lakers não têm hipótese. Ninguém consegue parar o Shaq em GS, acaba a serie com médias próximas de 40/20, mas na defesa vai ser completamente violado, constantemente metido no PnR e obrigado a correr e a correr bem, no quarto tempo já nem respirar ia conseguir. O Shaq de 96 a 98 seria melhor para uma serie destas do que o Shaq de 2001. Do lado de LA também não há ninguém que vá parar KD e a importância do ruleset ganha dimensão na defesa a Curry (handcheck ou não, principalmente). Klay em cima de uma das melhores versões do Kobe também deixa antever que dificilmente teria energia para andar a correr por múltiplos bloqueios para receber e lançar como tanto gosta durante muito tempo.
Se derem dois meses de preparação e análise a LA antes de se enfiarem numa máquina do tempo para jogar esta serie, poderia ser interessante, mas há muitos ajustes a fazer, o spacing de GS de 2017 é algo que em 2001 era completamente impensável. Sem preparação não acho que tivesse história, demasiado poder de fogo do lado de GS. E depois, claro, há o hack-a-Shaq a fechar. Ninguém em GS se ia importar de andar a trocar LLs do Shaq por tiros de 3 de Curry/KD/Klay na reta final.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,470
24,741
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
01 Lakers vs 17 GS favorece GS com uma margem não extraordinária, mas muito decente na minha opinião. O ruleset é importante nestas comparações, esta serie com o ruleset de 2001 é uma coisa, com o ruleset de 2017 é outra. Quem conseguir controlar o pace da serie ganha. Se os Lakers conseguirem evitar correr com GS e levar o jogo para um HCS têm hipótese, se GS conseguir puxar o tempo os Lakers não têm hipótese. Ninguém consegue parar o Shaq em GS, acaba a serie com médias próximas de 40/20, mas na defesa vai ser completamente violado, constantemente metido no PnR e obrigado a correr e a correr bem, no quarto tempo já nem respirar ia conseguir. O Shaq de 96 a 98 seria melhor para uma serie destas do que o Shaq de 2001. Do lado de LA também não há ninguém que vá parar KD e a importância do ruleset ganha dimensão na defesa a Curry (handcheck ou não, principalmente). Klay em cima de uma das melhores versões do Kobe também deixa antever que dificilmente teria energia para andar a correr por múltiplos bloqueios para receber e lançar como tanto gosta durante muito tempo.
Se derem dois meses de preparação e análise a LA antes de se enfiarem numa máquina do tempo para jogar esta serie, poderia ser interessante, mas há muitos ajustes a fazer, o spacing de GS de 2017 é algo que em 2001 era completamente impensável. Sem preparação não acho que tivesse história, demasiado poder de fogo do lado de GS. E depois, claro, há o hack-a-Shaq a fechar. Ninguém em GS se ia importar de andar a trocar LLs do Shaq por tiros de 3 de Curry/KD/Klay na reta final.
Os Bulls do segundo threepeat seriam mais demolidores num matchup contra os GSW.

Pippen e Harper podiam conter Durant e Curry e seria um festim para o Jordan.

No entanto o matchup Rodman e Green seria a maior lenda dessas séries hipotéticas.

Seria batido o recorde de faltas técnicas.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
35,563
50,111
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Comparar equipas dos anos 90 e dos anos 2000 com as equipas da última década faz zero sentido

É um desporto completamente diferente
 

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,493
3,099
Comparar equipas dos anos 90 e dos anos 2000 com as equipas da última década faz zero sentido

É um desporto completamente diferente
São cenários hipotéticos. É a parte engraçada da coisa. Existem espaços (e eu estou em alguns) que se dedicam única e exclusivamente a comparações históricas e exercícios deste tipo. E não é preciso ir para os anos 90 ou 2000 para se ver um desporto completamente diferente, basta recuar 9 ou 10 anos. O engraçado é tentar imaginar como é que os talentos de ambos os lados iam conseguir forçar os talentos adversários a jogar o seu basquetebol, e vice-versa. A não ser que vamos buscar eras pré modernas do desporto, dá sempre para imaginar estes embates.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
35,563
50,111
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Ressalto ofensivo e transições a manterem os Mavs em jogo