http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx
QUASE METADE DOS VISITANTES SÃO ESTRANGEIROS
Quando completou três anos, o Museu tinha recebido mais de 410 mil visitas. Franceses lideram entre os não-portugueses
Por Fernando Rola / Museu FC Porto
O Museu FC Porto comemorou o terceiro aniversário mantendo a tendência de crescimento que se verificou nos dois primeiros anos: o número de visitantes ultrapassou os 410 mil, sendo que neste último ano a percentagem de estrangeiros subiu para 40 por cento. O mês mais significativo do ano, em termos de afluência, foi o de Agosto, tal como acontecera no ano anterior.
A percentagem de visitantes não-portugueses é, de resto, um dos dados mais significativos e reflete o esforço que tem sido desenvolvido para a divulgação do nome do museu junto de instituições ligadas ao Turismo. A nomeação para o prémio de Museu Europeu do Ano de 2016 (EMYA) também terá ajudado a este crescimento, pela projeção internacional que lhe está associada. Acrescente-se que, entre os visitantes estrangeiros, originários de mais de 140 países, 30% eram franceses, 15% espanhóis e 10% brasileiros.
A apresentação do museu como atração turística tem originado protocolos e parcerias com instituições como a ATP (Associação de Turismo do Porto), da qual o museu é associado, e empresas como a Ticketline, a CP, a Transdev, a MGC Transportes, o Douro Azul ou o Douro Acima e a participação em feiras, nacionais e internacionais, como a BTL, a Fitur, a Feira de Viagens e a Soccerex, esta em Manchester (Inglaterra), ou a Feira Internacional de Macau.
Ainda no plano da divulgação, foram efetuadas ações promocionais em locais estratégicos, como no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e nos postos de turismo da cidade.
Mas o museu manteve as funções que vão muito para além da componente turística. O projeto Sonhos Azuis proporcionou 2200 visitas a crianças carenciadas e o museu continuou a receber grupos escolares (de todos os níveis de ensino), desportivos e instituições de solidariedade social.
Eventos mensais, como a Música com Dragõezinhos e Histórias para Dragõezinhos e Dragões, mantiveram-se na programação - igualmente a crescer em termos de oferta, projeção mediática e integração na agenda cultural da Invicta - e sempre com grandes adesões. As ativações com parcerias artísticas emergentes na cidade são outra realidade acrescentada à missão do museu.
O Serviço Educativo voltou a organizar as Férias Ativas Natal, Páscoa e Férias Grandes -, proporcionando aos jovens experiências únicas no universo FC Porto. Foi, também, responsável por um dos polos da Universidade Júnior, organizada pela Universidade do Porto. Durante uma semana, os participantes fizeram uma viagem pelas diversas empresas do Grupo FC Porto, numa experiência considerada enriquecedora pelos responsáveis do evento.
Referência, ainda, para duas exposições temporárias que decorreram na Sala Multiusos e que foram um êxito em termos de visitas: 32 anos de pintura, de Maria Eugénia Sardoeira Pinto, e a detalhAR, exposição de fotografia área, de Francisco Piqueiro.
Texto publicado na edição de outubro de 2016 da Dragões, a revista oficial do FC Porto