Sobre pressao claro que nao. Mas o problema é a quantidade de bolas perdidas ou sem pressao ou com pouca pressao, a quantidade de mas opcoes com movimentos tecnicos que os jogadores nao dominam, tentando florear os lances em vez de serem maisA saída de bola é a primeira coisa a treinar numa equipa. Sei do que estou a falar. Se um jogador não tem capacidade para definir com um gajo em cima, sob pressão, tem que se arranjar maneira de não queimar o jogador e a equipa. O Mourinho uma vez disse sobre o Ricardo Carvalho, para mim o melhor central do mundo durante muito tempo, que ele tinha que se controlar e não fazer coisas que não tinha capacidade. Com o Anselmi é ao contrário. Tenhas capacidade ou não vais agir de uma determinada maneira.
Mas vocês acham que o Vitinha, que para mim é o melhor médio do mundo, se recebesse 15 bolas à queima num jogo solicitava todas?
práticos.
Ha varios lances, mas um destacou se.
Na primeira parte, recuperamos a bola, saimos da pressao com umas triangulacoes e a bola chega ao Varela. Sozinho com tempo atras do grande circulo. Para a frente temos no minimo igualdade numerica. Varela sem nenhuma oposição tenta um passe vertical para o Fabio Vieira ( completamente livre de pressao ) mas faz o passe com forca a mais e o Fabio nao consegue dominar. Perdemos a bola e levamos com mais uma transição. Isto nao é responsabilidade de nenhum treinador. E lances destes repetem se com muitos dos jogadores. Nao e so tirar um e colocar outro. Grande parte dos lances de perigo que sofremos, nao so ontem, nascem de erros nao forçados, ou de pessimas opcoes em zonas proibidas, como toques de calcanhar, dribles. Nao e o treinador que lhes diz para fazerem isto. E nao adianta trocar porque os suplentes fazem ainda pior.
Temos um problema de falta de qualidade, agravado por uma mania inexplicável dos jogadores, que se acham craques e tentam jogar como craques.
Enquanto eu vir isto, nao acho que mudar de treinador seja a solucao.