Não é por nada mas se numa foto vemos que há uma equipa com superioridade numérica e essa mesma não consegue tirar proveito disso o problema não esta no treinador…1) Eu até concordo que o Varela não encaixa nesta forma de jogar!
Porém, parece-me que o nosso treinador e o senhor do video que explica o futebol do nosso treinador, têm de acertar as ideias!
Este foi o lance em que o Varela perde a bola, logo no início:
Este é exemplo do que "o modelo" preconiza:
Eu vejo o FCP com menos 1 jogador; em vez de 7, temos 6! É verdade, o adversário só tem 5! Mas, o primeiro jogador da segunda linha é deles... o "modelo" preconiza 3 nossos antes do primeiro deles! E, já agora, nesses 6, não vejo um médio de ligação! E, agora, já temos o Gabri Veiga! Pergunta: quem é que leva a bola para a frente?
Se calhar, foi azar ou a proclamada incompetência dos jogadores! Vejamos, alguns segundos depois do Varela falhar:
Continuamos com a mesma relação: 6x5! Não temos 7! Por outro lado, substituímos o ala direito por um médio, que, na realidade, é o segundo avançado! Mas, afinal, o modelo preconiza 7x5, atrás, ou 6x5? Para mim, tende a fazer diferença! Este pequeno pormenor, não tem, rigorosamente, nada a ver com a qualidade dos jogadores; é apenas, e só, posicionamento, ao fim de 5 meses!
Podíamos encontrar n situações destas!
2) Melhor do que ter jogadores capazes de ter uma bola no pé, o modelo de atração funciona ainda melhor quando os adversários são cones! O azar é que os adversários têm poder de escolha e podem ficar na expectativa! E, depois, temos os 15 passes entre centrais e guarda-redes! Em que os adversários não se comprometem! Eu acho que nós esquecemos que, mais do que os nossos jogadores, serem melhores ou piores com a bola no pé, os nossos adversários médios são melhores (e têm melhor poder de decisão), do que o adversário médio do Del Valle ou do Cruz Azul! E, neste modelo de atração, nós é que estamos perto da nossa área!
4) e 5) A culpa não é dos jogadores, quando lhes pedem para fazer coisas para as quais estão menos preparados! Em relação aos nossos dois alas, convém recordar que ambos foram extremos na formação! E deixaram de o ser, porque eram melhores como laterais! Não perceber isto, serve, apenas, para queimar jogadores! Como se queima o Varela, o Eustaquio e o próprio Pepê!
7) Podemos insistir na qualidade de passe! Pode-se, sempre, melhorar! Veja-se o caso do Varela, ontem! Novamente, a imagem acima! O Varela tem 4 jogadores adversários à sua volta e está na nossa meia-lua! Mesmo que ele acerte o passe, a nossa progressão seria nula! Não havia saída pela direita! Este modelo de atração funciona, muito melhor, quando os adversários são cones!
Os jogadores estão bem posicionados no sentido onde tens opção de passe, se a bola não chega ao jogador que está sozinho para conseguir bater a pressão a culpa é de quem não sabe fazer 1 passe simples.
Se não estou em erro esse lance a bola sai pela lateral (posso estar enganado) por causa de um passe mal feito. A minha questão é: foi o Anselmi que fez o passe?