Não tenho memória de tanta aversão, quase ódio a um treinador do Porto, e já levo muitos anos disto. Nem o Otávio Malvado foi tão desconsiderado e insultado. Anselmi tinha que praticar um futebol vintage com jogadores rasca para ser só tolerado, tenho essa sensação. Acho que tem muito a ver com o facto de quem o antecedeu 7 anos no Porto ter sido um treinador com uma postura bastante arrogante, que vinha só para ensinar, que nunca falhava: a culpa era sempre dos jogadores, do departamento médico, dos administradores, do tratador da relva, por aí adiante.
Comportava-se como se fosse o dono do Porto e soubesse tudo, e fosse infalível, e há muita gente que se revê nesse tipo de líder, um misto de ditador e bully, e agora, perante um treinador que se limita a ser um profissional educado e respeitador das hierarquias, dos jogadores e dos adeptos, e que tenta implementar as suas ideias com o fraco plantel que tem sem tratar muitos dos jogadores abaixo de cão, estão em negação, esses adeptos, sentem falta do autoritarismo cheio de si mesmo, muitas vezes desrespeitador e até abusador de tudo e todos, que lhes enchia as medidas.
Se com equipa reforçada e muito melhorada, com mais jogadores com nível para o Porto como o recém chegado Gabri, Anselmi começar a conseguir o que conseguiu na América do Sul, e conseguir títulos, mesmo assim nunca irá cair no goto dos saudosistas do estilo musculado e a bater em tudo e todos de Sérgio Conceição.
Estás a delirar. Achas que o que se vê agora é odio?
Onde andaste nos ultimos 7 anos?
Onde andaste no tempo de VP? De Lopetegui? De PF? De NES? De Jesualdo? De VB?
Repara que nessa lista ha 2 treinadores 3 vezes campeao e um bicampeao. Entre outros trofeus e boas prestaçoes europeias.
Neste espaço TODOS os treinadores levam/levaram na cabeça. Ganhem muito, pouco ou nada.
Quando isto chegar a algo proximo de odio vais percebê-lo facilmente. Isto até agora é tudo muito simpatico. So quem conhece este espaço ha "dois dias" é que fica chocado e acha que "nunca se viu tal coisa". Loles.
A nao ser que desde janeiro de 2025 a palavra jornalista se tenha tornado num "insulto" equivalente a "filho da puta", "monte de merda", "ditadorzeco", "basco de merda" entre outras prosas. E ja ponho de lado coisas mais softs mas em tom de gozo tipo "palminhas", "pintor" etc etc...
O teu post mostra sobretudo, "para variar", a obsessao doentia em relaçao ao Marceneiro de Coimbra (nao escrevo o apelido principal para evitar que te dê qualquer coisinha ao leres isto). O gajo entrou na tua cabeça e agora para sair é uma chatice.
Até a cena do "ensinar" ainda usas quando ele apenas referiu isso uma vez, na apresentaçao. Relembro que o FCP vinha de 4 anos sem ganhar nada. Zero. Bola.
Precisavamos claramente de um abanao e SC trouxe esse discurso de confiança e de crença. Relembro tambem que SC nao era desejado por ninguem por aqui. Eu proprio nao tinha ficado satisfeito com essa escolha. Depois o tempo mostrou que estava errado e ele conquistou-me com a sua competencia, titulos e outras idiossincrasias que lhe sao muito proprias e que tambem foram importantes para acordar um clube que estava em coma.
Obviamente pelo meio cometeu erros e até acabou por nao sair pela porta grande como provavelmente merecia. Faz parte.
Nao esquecer que ele entrou a matar (nao foi apenas no discurso, foi tambem dentro de campo). E acabamos por ganhar um titulo que tinha aquela importancia particular por evitar o penta dos rabolhos.
Os créditos conquistam-se. Depois, como é obvio, a paciencia varia consoante as pessoas.
Ha quem nao suporte a ideia de nao se poder ganhar sempre. Ha quem nao suporte que nao se jogue "como eu quero". Ha de tudo.
Enquanto nao te conseguires TU desfazer desse odio (sim, TU é que sofres desse mal e é bastante flagrante) que tens ao Marceneiro nao vais conseguir olhar para nada com clarividencia.
A realidade factual é que nao se joga nada e nao ha um discurso empolgante da parte do proprio treinador para tentar animar a coisa. Nem sequer um grito de revolta, um abanao qualquer na equipa.
Sempre a mesma cara. No inicio até achava que tinha uma certa aura, apreciava o seu olhar profundo e calmo.
5 meses depois e com o que se tem visto, nao é normal essa ausencia de emoçoes. Anselmi está completamente bloqueado pela pressao, de tal forma que até perde a noçao do clube que representa e acho que empatar é bom.
Nos clubes que treinou até agora empatar até poderia ser algo natural mas aqui nao é. Portugal nao é o Mexico ou o Ecuador onde os clubes mais fortes perdem pontos regularmente porque as ligas sao mais competitivas e a diferença entre o topo e o resto nao é tao grande.
Ele está a enraizar esse mindset, talvez inconscientemente. Claramente ainda nao percebeu o clube que está a treinar.