#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.02

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.02 Performance da Época
29 Agosto 2022
3,018
3,478
Falhou -me o Corona mas também me falhou referir que tinhamos o Fabio Vieira (que aí podia jogar nas alas porque tinhamos médios no plantel). Ou seja, a composição das alas pós mercado Janeiro ficou:

1. Otávio (1 dos melhores jogadores da década)
2. Pepe
3. Galeno
4. Fabio Vieira

Porto actual ficou com:

1. Um miudo muito bom mas com 17 anos
2. Pepe (em fase decadente)
3. William Gomes (16 jogos no Sao Paulo)
4. Gonçalo Borges

Achas comparável?

O Diao acredito em ti mas já tinha experiencia de liga espanhola que é um pouco diferente de brasileirão. Os jogadores também não evoluem todos ao mesmo ritmo - O Anselmi teve o mérito do Mora explodir também ou não? Viste o William na B? pareceu-te alguém para resolver já?
Já disse, a partir do momento que ficas a ganhar com Mora » Galeno, é perfeitamente comparável. Claro que há uma ligação direta entre o Galeno ter saído e o Mora ter passado a ser titular efetivo. Eu vi o William a jogar nos A, nos poucos minutos que teve, e vejo o Pepê a jogar. Eu vi o Tomás Pérez a jogar nos poucos minutos que teve e vejo o Eustáquio jogar, é preciso dizer mais que isso?

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,197
5,344
Dizes que o “cobertor é curto” — e tens razão.
Mas se tens um cobertor curto, não é por isso que o puxas sempre para os pés e deixas a cabeça ao frio todas as noites.
Um bom treinador sabe quando apertar, quando recuar, quando mudar — mesmo sem trocar peças.
E é aí que o Anselmi está a falhar: não é por ter pouco, é por gerir mal o pouco que tem.

A tua comparação com o Braga também pode ser transportada para uma comparação com o Boavista do Pacheco, foi campeão com um plantel trabalhado para jogar como podiam. Ou o Boavista estava com um plantel cheio de craques mundiais?
Mas pegando no teu exemplo, o Braga tem um valor de plantel inferior mas vários jogadores do Braga parecem melhores do que os nossos pelo simples facto de estarem num sistema trabalhado para se sentirem confortáveis, é ver o Navarro lá em comparação com o seu período aqui.
Outro exemplo é ver um Estrela que contra nós parecia super confortável pelo simples facto de ter preparado o jogo para as característica dos jogadores, estavam todos super confortáveis e pareciam todos craques naquela noite.

Agora vamos aos pontos que achas que melhoraram com o Anselmi
“Construímos melhor”
A sério? Construção melhor, com uma equipa que
Fica bloqueada contra blocos baixos como o do Casa Pia ou Estrela.
Mete médios a vir buscar a bola ao lado dos centrais, parando o jogo todo ou "bate bombo".
Usa laterais baixos que não dão largura nem profundidade?
Os avançados interiores não conseguem se ligar com o jogo posicional o que resulta numa equipa partida.

“Pressionamos melhor”
Mais agressivos? Talvez no gesto — mas em bloco? Pressão desorganizada, aos repelões, com buracos nas costas todas as semanas.
Podes correr mais — mas se o bloco não sobe junto, estás só a correr para a morte.
Isto não é pressão coordenada — é mais desgaste mal distribuído.

E depois há o “logo se vê”.
Não, o FC Porto não deve ser o clube de ‘logo se vê’. A fé e a esperança não bastam. Era bom, mas no futebol quanta mais fé, mais derrota.
É preciso ver sinais. E o que se vê, jogo após jogo, é repetição dos mesmos erros, ausência de soluções e uma equipa mais desorganizada que limitada.

Aliás, até o argumento do “metade do 11 não presta” é exagerado.
Quantas equipas na Liga têm um plantel com jogadores mais internacionais e de maior válida que nós?
Temos jogadores em franco sub-rendimento, outros com as suas fragilidades escancaradas e tens outros que não conseguem ser tão efetivos como o caso do Samu.
Eu não concordo com o argumento do plantel ser melhor que os clubes da primeira liga.

Vamos ser pragmáticos:

O Porto tem melhor plantel que a maioria das equipas? Sim
O Porto vai ficar a frente da maioria das equipas? Sim

O Porto tem pior plantel que Sporting e Benfica? Sim
O Porto vai ficar atrás de Sporting e Benfica? Sim

A primeira discussão é se com um grande treinador poderíamos tar a lutar pelo titulo. Eu acho que não e acho que o processo do clube não pode estar dependente de descobrirmos o novo mourinho todos os anos. O processo do clube tem que construir um plantel para que os nossos "Borges" e "Lages" compitam pelo titulo. Caso contrário, vamos ganhar 1 campeonato a cada 10 anos.

A segunda discussão é se o Anselmi está ao nível dos Borges e Lages ou se é muito inferior. Respeito que achem que não.. eu preciso de mais jogos e de um contexto diferente para ter "certezas".

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,197
5,344
Já disse, a partir do momento que ficas a ganhar com Mora » Galeno, é perfeitamente comparável. Claro que há uma ligação direta entre o Galeno ter saído e o Mora ter passado a ser titular efetivo. Eu vi o William a jogar nos A, nos poucos minutos que teve, e vejo o Pepê a jogar. Eu vi o Tomás Pérez a jogar nos poucos minutos que teve e vejo o Eustáquio jogar, é preciso dizer mais que isso?
Eu acho que só o Otávio jogava mais sozinho que os nossos 4 juntos e ter no banco FV e Galeno era muito melhor que William Gomes (actual) e Gonçalo Borges.
Mas pronto, discordamos neste ponto.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,505
1,075
Porto, 1977
Fdx Gero, eu sei que não podes ver o capitão roby à frente, mas a sério que me estás a tentar justificar/atenuar o estado calamitoso que o clube se encontrava, que resultou na venda sem vergonha do Diaz (ainda mais ao dia de hoje que se sabe quais as reais condicionantes dos objectivos como jogos e golos, muito mais difíceis de atingir do que aquilo que foi propagado na altura) com um suposto reforço com o..Galeno ?!

A sério ?

Diaz -> Galeno e é suposto festejarmos ?
Não era suposto festejarmos porque era um acto de gestão normal.
Contratamos o melhor substituto disponivel e continuamos o caminho.

Naquele caso com sucesso porque o Porto foi campeão e o Galeno revelou-se um excelente reforço para o Porto com impacto reduzido/moderado de inicio, mas enorme nas épocas subsquentes.

Não era suposto festejarmos algo que era normal.
Deixou de ser esta ano. A partir de agora podemos vender titulares não os substituir decentemente e haverá sempre um exercito com dezenas de justificações, comparações e desculpas para que uma anormalidade seja sempre defensável.

Acabas de trazer uma adicional.

O "estávamos empatados com o Benfica e a 6 pontos do Sporting, mas não valia a pena reforçar a equipa. Ficávamos mal classificados na mesma."

Isto está bonito. Há 1 ano era uma luz de esperança. Hoje é um conformismo, um investir de tempo e esforço a justificar insucessos passados e a antecipar insucessos futuros que serão sempre compreensíveis e justificáveis.

Tinhas um FMI dentro de ti e estás a descobri-lo agora.

"Vivemos acima das nossas possibilidades"
"Percebo também que vivi desportivamente décadas acima da minha realidade e que me tenho que adaptar à austeridade, porventura muito acima das que nos foi vendida"
"Conforma-te. É para perder sim ou sim nos próximos anos."
"Não vale a pena"

Realisticamente falando, nós temos uma situação financeira tão dramática e agora um plantel desportivo tão longe dos nossos rivais que valerá a pena investir em reforços para 2025/26?

Para quê investir 60 ou 70 milhões se mesmo assim há uma grande probabilidade de não chegar ao 2.º lugar?

E se ficássemos quietos a lutar com o Braga enquanto as finanças vão sendo postas na ordem?

• Like
Reações: Álvaro Valente
29 Agosto 2022
3,018
3,478
Eu acho que só o Otávio jogava mais sozinho que os nossos 4 juntos e ter no banco FV e Galeno era muito melhor que William Gomes (actual) e Gonçalo Borges.
Mas pronto, discordamos neste ponto.
A forma de jogar era diferente. Há que ter a noção disso. Fácil é arranjar esse tipo de desculpas e vale para mim como vale para ti. Eu tenho a certeza de que se o Assane Diao viesse, teria tido o mesmo percurso igual ao de William Gomes. E estarias tu e outros a dar exatamente a mesma desculpa que estás a dar para o William não jogar. Já se chega ao ponto de dizer, "Não viste o jogo dele na B" Sim, vi, e tu viste os últimos 30 jogos do Pepê?

Igual, sem tirar nem pôr, ao Tomás que mostrou logo qualidade quando jogou e, de forma inexplicável, continua a comer banco para Eustaquio, até Varela e FV que num meio campo a dois é o que é, daí cada um tira as suas próprias conclusões.

roberto_sp71

Bancada lateral
25 Julho 2017
555
1,153
Conquistas
3
34
Fafe
  • Hulk
  • André Villas-Boas
  • Falcao
Vale o que vale, mas a Roma também parecia não ter plantel em condições, mas em 2025 são a equipa com mais pontos ganhos nas top 5 da europa

ou seja, claro que o plantel conta muito, mas o que um treinador faz com os jogadores que tem à disposição, também tem um peso enorme

• Love

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,197
5,344
A forma de jogar era diferente. Há que ter a noção disso. Fácil é arranjar esse tipo de desculpas e vale para mim como vale para ti. Eu tenho a certeza de que se o Assane Diao viesse, teria tido o mesmo percurso igual ao de William Gomes. E estarias tu e outros a dar exatamente a mesma desculpa que estás a dar para o William não jogar. Já se chega ao ponto de dizer, "Não viste o jogo dele na B" Sim, vi, e tu viste os últimos 30 jogos do Pepê?

Igual, sem tirar nem pôr, ao Tomás que mostrou logo qualidade quando jogou e, de forma inexplicável, continua a comer banco para Eustaquio, até Varela e FV que num meio campo a dois é o que é, daí cada um tira as suas próprias conclusões.
Não são desculpas porque eu nao conheco o Willian. Não podemos é achar que todos os jogaodres com 15 jogos no brasileirao que custem 9M com 18 anos vão chegar, ver e vencer. Vai acontecer com alguns mas não será a regra. Quantos "falhou" o benfica? o Scheldrup só agora aparece, o Prestiani ainda nada. Custaram ambos 9/10M com idade parecida à do Willian.

PS: acho que podia ter jogado mais dada a forma do PP. Não acho que fosse mudar nada muito significativo na época.

• Like

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,446
4,645
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Eu não concordo com o argumento do plantel ser melhor que os clubes da primeira liga.

Vamos ser pragmáticos:

O Porto tem melhor plantel que a maioria das equipas? Sim
O Porto vai ficar a frente da maioria das equipas? Sim

O Porto tem pior plantel que Sporting e Benfica? Sim
O Porto vai ficar atrás de Sporting e Benfica? Sim

A primeira discussão é se com um grande treinador poderíamos tar a lutar pelo titulo. Eu acho que não e acho que o processo do clube não pode estar dependente de descobrirmos o novo mourinho todos os anos. O processo do clube tem que construir um plantel para que os nossos "Borges" e "Lages" compitam pelo titulo. Caso contrário, vamos ganhar 1 campeonato a cada 10 anos.

A segunda discussão é se o Anselmi está ao nível dos Borges e Lages ou se é muito inferior. Respeito que achem que não.. eu preciso de mais jogos e de um contexto diferente para ter "certezas".
"O FC Porto tem pior plantel que Benfica e Sporting."

Não estás errado — mas estás a dizer meia verdade.
Sim, em profundidade e investimento, o FC Porto está abaixo este ano. Tens pior onze que os Viscondes e pior plantel que o Regime.
Mas isso não justifica jogar pior que o Guimarães, ser dominado pelo Estrela da Amadora, ou precisar que o guarda-redes seja MVP em vários jogos seguidos.
A comparação não deve ser só com os dois rivais internos.
Tem de ser com o patamar onde o FC Porto historicamente se posiciona na Europa — e o nível de exigência que acompanha essa história.

"O Porto vai ficar atrás dos rivais porque o plantel é pior."
O FC Porto já foi campeão com planteis piores. Várias vezes.
E o que venceu foi o trabalho, o modelo bem montado, a ambição, a organização.
A tua lógica parte do princípio de que só ganha quem gasta mais — e isso simplesmente não é verdade. Ajuda, mas está longe de ser tudo.

"O clube não pode depender de descobrir o novo Mourinho todos os anos."
Certo — mas também não pode promover mediocridade embrulhada em projeto.
Não se está a pedir um génio revolucionário.
Pede-se um treinador que monte uma equipa com os recursos que tem e que o clube pode ter. Que leia bem o jogo. Que saiba proteger os seus jogadores. Que saiba reagir.
E isso, desculpa, o Anselmi ainda não mostrou nem um segundo.
Está cá há meses. Treinos limpos. Tempo para trabalhar.
E a equipa só regrediu.

"Preciso de mais jogos para ter certezas."
A realidade não é uma questão de fé.
É de sinais. E os sinais estão à vista.
Desorganização constante.
Mesmos erros defensivos.
Nenhuma progressão ofensiva visível.
E jogadores piores agora do que há dois meses.

Portanto, não
Não é preciso um novo Mourinho todos os anos.
Não é desculpável sofrer golos em vários jogos com os mesmos erros.
E não é aceitável vestir a mediocridade com o manto do “processo”.

Mas é também curioso ver como o discurso muda quando já não há forma de defender o que se vê em campo: passamos do “dêem tempo ao homem” para o “com reforços é que vai ser”.

Mas deixa-me perguntar uma coisa simples — que vale para qualquer treinador:
O que te garante que os reforços que chegam vão render com este contexto?
Não é legítimo pensar que se os jogadores que cá estão — os internacionais, os experientes ou os mais jovens — não se conseguem adaptar nem funcionar com o que é pedido.

É que é fácil dizer “falta um líbero”, “falta um médio para encaixar ali”, “faltam avançados interiores com mais projeção” —
mas olha bem para os que vieram no mercado de janeiro, nem esses jogam regularmente e o onze base vai mantendo na roda do habitual, mesmo quando a resposta dos jogadores é manifestamente curta.
E sabes porquê? Porque talvez o problema não é só “quem joga” — é o “como se joga”.

Se o modelo, como está, não funciona com os jogadores atuais, qual é a garantia mágica de que vai funcionar com os próximos?
Não há risco de esses também parecerem “cepos” 2 meses depois?

Acreditar que tudo vai mudar com reforços é empurrar o problema para a frente.
É tapar com esperança o que já devias estar a ver com os olhos.

O treinador que precisa dos jogadores perfeitos para funcionar… nunca vai funcionar num clube como o FC Porto.
Porque aqui, como sabes, nunca tens tudo. Tens é de saber fazer muito com o que tens.
E nisso, até agora, o Anselmi falhou em toda a linha.

29 Agosto 2022
3,018
3,478
Não são desculpas porque eu nao conheco o Willian. Não podemos é achar que todos os jogaodres com 15 jogos no brasileirao que custem 9M com 18 anos vão chegar, ver e vencer. Vai acontecer com alguns mas não será a regra. Quantos "falhou" o benfica? o Scheldrup só agora aparece, o Prestiani ainda nada. Custaram ambos 9/10M com idade parecida à do Willian.

PS: acho que podia ter jogado mais dada a forma do PP. Não acho que fosse mudar nada muito significativo na época.
Eu não sei também, só sei que eles, nos poucos minutos que jogaram, mostraram bons sinais, tanto o William como o Pérez, não esquecer este, no entanto não tiveram seguimento aos bons sinais e MA deu preferência a Eustáquio e Pepê e suspeito que assim vai continuar.

• Triste

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,656
5,997
Conquistas
1
  • Junho/18
Vale o que vale, mas a Roma também parecia não ter plantel em condições, mas em 2025 são a equipa com mais pontos ganhos nas top 5 da europa

ou seja, claro que o plantel conta muito, mas o que um treinador faz com os jogadores que tem à disposição, também tem um peso enorme
Já vamos no 3º treinador que não consegue sacar resultados deste plantel (ou similar), e pelo menos um deles (SC) conseguiu bons resultados com planteis anteriores diferentes, o nosso maior problema é mesmo o plantel, isto mesmo que o Anselmi acabe o seu percurso no clube da mesma forma que VB.

Os nossos centrais estão ao nível de um Rio Ave, o nosso meio campo de um Guimarães, e mesmo no resto do plantel faltam mais soluções de qualidade, isto é um plantel para lutar com o Braga pelo 3º lugar, não há aqui qualquer equivoco.

roberto_sp71

Bancada lateral
25 Julho 2017
555
1,153
Conquistas
3
34
Fafe
  • Hulk
  • André Villas-Boas
  • Falcao
Já vamos no 3º treinador que não consegue sacar resultados deste plantel (ou similar), e pelo menos um deles (SC) conseguiu bons resultados com planteis anteriores diferentes, o nosso maior problema é mesmo o plantel, isto mesmo que o Anselmi acabe o seu percurso no clube da mesma forma que VB.

Os nossos centrais estão ao nível de um Rio Ave, o nosso meio campo de um Guimarães, e mesmo no resto do plantel faltam mais soluções de qualidade, isto é um plantel para lutar com o Braga pelo 3º lugar, não há aqui qualquer equivoco.
Que seja só mesmo uma questão de reformulação de plantel e não de treinador. Pelo menos já se sabia que se tinha acertado no treinador

• Triste

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,197
5,344
"O FC Porto tem pior plantel que Benfica e Sporting."

Não estás errado — mas estás a dizer meia verdade.
Sim, em profundidade e investimento, o FC Porto está abaixo este ano. Tens pior onze que os Viscondes e pior plantel que o Regime.
Mas isso não justifica jogar pior que o Guimarães, ser dominado pelo Estrela da Amadora, ou precisar que o guarda-redes seja MVP em vários jogos seguidos.
A comparação não deve ser só com os dois rivais internos.
Tem de ser com o patamar onde o FC Porto historicamente se posiciona na Europa — e o nível de exigência que acompanha essa história.

"O Porto vai ficar atrás dos rivais porque o plantel é pior."
O FC Porto já foi campeão com planteis piores. Várias vezes.
E o que venceu foi o trabalho, o modelo bem montado, a ambição, a organização.
A tua lógica parte do princípio de que só ganha quem gasta mais — e isso simplesmente não é verdade. Ajuda, mas está longe de ser tudo.

"O clube não pode depender de descobrir o novo Mourinho todos os anos."
Certo — mas também não pode promover mediocridade embrulhada em projeto.
Não se está a pedir um génio revolucionário.
Pede-se um treinador que monte uma equipa com os recursos que tem e que o clube pode ter. Que leia bem o jogo. Que saiba proteger os seus jogadores. Que saiba reagir.
E isso, desculpa, o Anselmi ainda não mostrou nem um segundo.
Está cá há meses. Treinos limpos. Tempo para trabalhar.
E a equipa só regrediu.

"Preciso de mais jogos para ter certezas."
A realidade não é uma questão de fé.
É de sinais. E os sinais estão à vista.
Desorganização constante.
Mesmos erros defensivos.
Nenhuma progressão ofensiva visível.
E jogadores piores agora do que há dois meses.

Portanto, não
Não é preciso um novo Mourinho todos os anos.
Não é desculpável sofrer golos em vários jogos com os mesmos erros.
E não é aceitável vestir a mediocridade com o manto do “processo”.

Mas é também curioso ver como o discurso muda quando já não há forma de defender o que se vê em campo: passamos do “dêem tempo ao homem” para o “com reforços é que vai ser”.

Mas deixa-me perguntar uma coisa simples — que vale para qualquer treinador:
O que te garante que os reforços que chegam vão render com este contexto?
Não é legítimo pensar que se os jogadores que cá estão — os internacionais, os experientes ou os mais jovens — não se conseguem adaptar nem funcionar com o que é pedido.

É que é fácil dizer “falta um líbero”, “falta um médio para encaixar ali”, “faltam avançados interiores com mais projeção” —
mas olha bem para os que vieram no mercado de janeiro, nem esses jogam regularmente e o onze base vai mantendo na roda do habitual, mesmo quando a resposta dos jogadores é manifestamente curta.
E sabes porquê? Porque talvez o problema não é só “quem joga” — é o “como se joga”.

Se o modelo, como está, não funciona com os jogadores atuais, qual é a garantia mágica de que vai funcionar com os próximos?
Não há risco de esses também parecerem “cepos” 2 meses depois?

Acreditar que tudo vai mudar com reforços é empurrar o problema para a frente.
É tapar com esperança o que já devias estar a ver com os olhos.

O treinador que precisa dos jogadores perfeitos para funcionar… nunca vai funcionar num clube como o FC Porto.
Porque aqui, como sabes, nunca tens tudo. Tens é de saber fazer muito com o que tens.
E nisso, até agora, o Anselmi falhou em toda a linha.
É possível com menos investimento construir planteis bons.

Este ano não é um exemplo disso. Houve menos investimento e depois de janeiro o plantel ficou infinitamente pior que os rivais.

Nem acredito termos de estar a discutir um plantel que se olha para o banco e os suplentes ofensivos são o William Gomes, Gonçalo Borges e o Namaso. Não, este não é so um plantel pior que os rivais.. é muito pior. O gap de qualidade está ao nível das épocas do Jesualdo onde o Porto tinha Luchos e o Sporting tinha Tiuís.

Em relação ao Anselmi, eu não sei se é a opção certa ou se é bom treinador. Confio na direcção para tomar a decisão porque eles é que estão com ele todos os dias, eles é que o viram no Cruz Azul e eles é que têm a obrigação de estar bem informados sobre o treinador. A única coisa que eu digo é que não temos uma amosta suficiente para o condenar ao insucesso.

Consigo olhar para algumas coisas que vou vendo e imaginar o salto qualitativo que o modelo pode ter com outros jogadores. Consigo ver um porto com uma pressão asfixiante se tiver os médios certos e os centrais certos. Consigo ver o Porto muito mais perigoso se tiver outro jogador que desequilibre além do Mora. Consigo ver o Samu a marcar muitos mais golos se tivermos um dominio intenso durante grandes periodos de jogo.

Ao dia de hoje, estou ok com decisão que a SAD tomar - se o despedir vou acreditar que tem dados para isso. Se ficar vou acreditar que consegue ver além do presente. Não me atravesso por uma decisão ou outra.. pelo (pouco) que ainda nos foi dado a ver, votaria para ficar.

PS: o plantel tem de ser reformulado de qq forma, não acho que o Anselmi procure um qualquer jogador bizarro que não encaixe noutros treinadores. Centrais fortes e bons com bola todos querem. Médios box to box todos querem. Extremos todos querem.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,197
5,344

Mas isto é o tal caso em 10. Ou fazemos um plantel para competir sempre ou fazemos um plantel à espera de um Ranieri numa época que corre tudo bem.

O proprio Ranieri se ficar e o plantel for igual provavelmente não consegue repetir o feito.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,656
5,997
Conquistas
1
  • Junho/18
Eu não sei também, só sei que eles, nos poucos minutos que jogaram, mostraram bons sinais, tanto o William como o Pérez, não esquecer este, no entanto não tiveram seguimento aos bons sinais e MA deu preferência a Eustáquio e Pepê e suspeito que assim vai continuar.
É algo que suspeito que também será por questões de gestão de balneário e de (des)valorização de ativos, não estou a dizer que concordo com isso, mas algo me diz que esses dois neste momento são titulares não só por questões desportivas.

O Eustáquio tem peso no balneário numa altura em que o treinador se está a tentar impor e o Pepê enquanto ativo era importante que ainda desse algum encaixe para podermos contratar novos jogadores, isto numa altura em que já não estamos a lutar por mais que o 3º lugar suspeito que também pese nestas decisões.

• Wow