Discordo profundamente de tudo! E sem fulanizar, que pouco importa se é A ou B!
Eu discordo que, de forma absoluta, um modelo tenha mais, ou menos (já agora), probabilidade de sucesso! Um modelo terá sucesso se os jogadores forem optimizados a esse modelo e o treinador for competente para concretizar essa optimização!
Por exemplo, o modelo do FCP de JF pouco tinha em comum com o modelo do FCP de VP! E ambos eram vencedores! Um tinha Moutinho, outro tinha Meireles!
Adaptar um modelo/um sistema/uma táctica (há alguns anos havia a tese do 433 desde os infantis até aos seniores...) a um clube, funciona em clubes que podem ter uma visão, porque podem comprar todos os jogadores do mundo! Em tempos, o FCP teve a oportunidade de ter um jogador fabuloso, como o James Rodríguez, no seu plantel e teve de adaptar a equipa a esse jogador, como, antes, o fez com outros jogadores, como quando "transformou" Gomes (Águas) em Domingos e Kostadinov e, mais tarde, em Jardel!
Para mim, um treinador tem de ter flexibilidade mental para se ajustar aos recursos humanos que possui! E adaptar as suas ideias aos jogadores que tem! Se eu gosto de jogar com um ponta-de-lança (eg, Yuran) mas tenho um super avançado no banco (eg, Domingos), mesmo o mais inflexível dos treinadores (Bobby Robson), vai "abrir" uma porta para o Domingos no 11, nem que seja a partir do lado esquerdo! Se o clube me vende o Benzema e me dá o Joselu, eu não vou por o Joselu a titular, porque, habitualmente, jogo, sempre, com um ponta-de-lança! Se eu jogo com 3 médios (Costinha, Maniche e Deco) mas sinto que para vencer a Champions, tenho de meter mais um, eu vou jogar com o Pedro Mendes!
Na minha opinião, o FCP precisa de alguém que optimize os bons jogadores que tem e que eleve o nível de todos os jogadores até ao máximo do seu potencial! Estes jogadores, com um treinador que manifestava inúmeras debilidades, perderam 11 pontos em toda a primeira volta, mais de metade dos quais no campo dos nossos dois rivais!