#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.07

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.07 Performance da Época

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,313
5,581
Aquele fato de dizer que o Galeno teve 1 golo nos últimos 16 jogos no FC Porto, sendo ele o marcador de pênaltis e mesmo assim usarem isso como uma grande perda... Era o mesmo que eu ou ti vir dizer para aqui que o Pepê já não assiste ou faz um golo há 30 jogos, que se tivesse saído em Janeiro seria quê, uns 15 jogos.

Tenho a certeza absoluta de que, se o Pepê tivesse saído, iria ser usado como uma grandíssima perda para desculpabilizar o Anselmi. Exatamente da mesma forma.
Eu acho que poderíamos dizer que o treinador tem menos armas para atacar a segunda volta se vendemos o Pepe e subissimos o Tiago Andrade.

29 Agosto 2022
3,650
4,040
Eu acho que poderíamos dizer que o treinador tem menos armas para atacar a segunda volta se vendemos o Pepe e subissimos o Tiago Andrade.
Não estou a dizer que essa seria a solução, no entanto, por que dizes isso quando o Pepê não produz em termos efetivos absolutamente nada?

Por que estamos a falar de perdas ou possíveis perdas de qualidade em jogadores que já não produzem/produziam nada?
Podes usar o Taremi da época passada também.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,313
5,581
Em termos de produção efetiva, a ocupar os mesmos espaços que Galeno, sendo que numa forma diferente de jogar, quem foi para lá jogar?

Pergunta simples.
O Aselmi não tem mérito em lançar o Mora?
Isso até acaba por ser falacioso, o Galeno jogou uma porrada de jogos a lateral esquerdo.. não seria ideal para jogar a ala?

Acho que não estão a perceber que isto não ter opções limita o que o treinador pode fazer.

Cenário 1: Galeno Fica. O treinador pode escolher Galeno com Mora na frente (já nao jogava o PP em má forma). Pode escolher Galeno na posição do Moura. Pode escolher Moura a central esquerdo e Galeno a Ala.

Cenário 2: Fica o Nico. o Treinador pode escolher jogar com Nico na frente. Jogar com Nico atras. Jogar com FV a frente. Jogar com FV onde tem jogado.

Isto dá riqueza de opções e permite ao treinador ser mais criativo.

Quando só tens 1 jogador por posição, escolhes aquilo e pronto... tens que levar com todos os prós e contras de cada decisão (o FV não defender, o Otavio não construir, o PP não fazer nada).

29 Agosto 2022
3,650
4,040
O Aselmi não tem mérito em lançar o Mora?
Isso até acaba por ser falacioso, o Galeno jogou uma porrada de jogos a lateral esquerdo.. não seria ideal para jogar a ala?

Acho que não estão a perceber que isto não ter opções limita o que o treinador pode fazer.

Cenário 1: Galeno Fica. O treinador pode escolher Galeno com Mora na frente (já nao jogava o PP em má forma). Pode escolher Galeno na posição do Moura. Pode escolher Moura a central esquerdo e Galeno a Ala.

Cenário 2: Fica o Nico. o Treinador pode escolher jogar com Nico na frente. Jogar com Nico atras. Jogar com FV a frente. Jogar com FV onde tem jogado.

Isto dá riqueza de opções e permite ao treinador ser mais criativo.

Quando só tens 1 jogador por posição, escolhes aquilo e pronto... tens que levar com todos os prós e contras de cada decisão (o FV não defender, o Otavio não construir, o PP não fazer nada).
Fizeste um exercício fantástico e eu aplaudo, agora começa a fazer o mesmo exercício com as opções que foram adicionadas em janeiro.
Sim, Anselmi tem mérito na questão do Mora, claramente que sim.

Cenário 1: Pode escolher Galeno em detrimento de Mora. Faltou-te esse.

Sim, dá riqueza de opções, claro que dá, sendo que essa riqueza de opções tem que ter em consideração que Galeno já não produzia absolutamente nada em campo.

Se há posições que foram estabilizadas, foram precisamente a de Moura, a ala esquerda, e de Mora, a se afirmar de uma vez por todas nos espaços que normalmente eram preenchidos precisamente por Galeno.

Tu estás a imaginar coisas de jogadores que um dia foram capazes de produzir algo que já não produziam mais no FC Porto. Eu também posso dizer que o Alan Varela era o melhor jogador do FC Porto para esta época se eu não tivesse em consideração o que ele jogou, ou não jogou, lá está, esta época.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,534
8,044
Faltou a parte mais importante. O Mourinho nao perdeu o Deco e o Capucho na semana que entrou. Fazer comparações de resultsdos ignorsndo que o porto perdeu o melhor jogador..;
Já que não querem comparar com o Mourinho, que não conseguiu recuperar um único ponto relativamente ao líder, podiam comparar com o Sérgio Conceição, que na época passada, no mesmo período, conseguiu fazer menos pontos do que o Anselmi apesar de estar cá há 7 anos e pôr e dispor do clube a seu bel-prazer.
Mas isso não interessa. Interessa é ser infantil e escrever mal o nome do treinador como forma de rebaixá-lo. Isso é que tem valor.

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
305
601
Já que não querem comparar com o Mourinho, que não conseguiu recuperar um único ponto relativamente ao líder, podiam comparar com o Sérgio Conceição, que na época passada, no mesmo período, conseguiu fazer menos pontos do que o Anselmi apesar de estar cá há 7 anos e pôr e dispor do clube a seu bel-prazer.
Mas isso não interessa. Interessa é ser infantil e escrever mal o nome do treinador como forma de rebaixá-lo. Isso é que tem valor.
Quantos portistas defendiam a saída do Mourinho no final da época em que entrou a meio do ano ? Consegues indicar um ?

29 Agosto 2022
3,650
4,040
Isso nem a brincar se compara, Mourinho entra em quinto lugar, e no período em que ele entra está a 7 pontos do Sporte, 6 do Boavista, 2 do Regime e 1 do Leiria.
FC Porto acaba a 7 do Sporting (tudo igual), acaba a 2 do Boavista (ganhou 4 do Boavista), com mais 5 que o Regime (ganha 7 do regime) e o Leiria nem conta.

O Anselmi perde 5 pontos para o Sporte e 9 para o Regime.

Precisamente por SC já não ser treinador do FC Porto atualmente e por o ano passado ter sido o seu sétimo ano à frente do FC Porto, que não se deve comparar seja o que for.

E mais do que tudo isto, é analisar o que o FC Porto mudou com Mourinho ou até com SC, o que eles trouxeram de positivo ao FC Porto, as melhorias, etc etc etc. As melhorias com Anselmi foram 0, absolutamente zero. Minha opinião, claro, mas isso é que deve ser analisado mais do que a comparação de resultados que nem isso o favorece. Seja com Mourinho, seja com SC, seja com Vitor Bruno, seja com o Freire no Vitória. Por isso é melhor nem irem por ai.

Moradona

Superior
18 Maio 2025
41
95
Não vale a pena entrar em comparações porque nenhuma faz sentido.

Independentemente do treinador, esta era uma época em que dificilmente poderíamos ir mais além do 3º lugar. Se já eram notórias as debilidades do plantel, após a saída do Galeno e do Nico isso ficou ainda mais evidente.

Para mim, o trabalho que podemos e devemos avaliar do Anselmi começa agora. Dentro de tudo o que correu mal, o desfecho da época com o Sporting campeão não foi de todo mau, antevendo a nova temporada.

O Sporting como foi campeão continuar com o Rui Borges que para mim é um treinador perfeitamente mediano e vão perder o principal jogador. Com a presença na Liga dos Campeões e a venda do Gyokeres terão fulgor financeiro para se reforçarem bem, mas dificilmente vão estar ao mesmo nível.

No outro lado da 2ª circular, a continuação de Lage e as eleições em Outubro são uma ótima notícia.

Esta é uma época em que o FC Porto deve investir e correr mais riscos para tentar voltar a ganhar e estar na Liga dos Campeões de 26/27.

Jorge Porto

Tribuna
20 Julho 2006
3,264
954
Conquistas
2
Matosinhos
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Felizmente, não comecei a ver futebol e, em concreto, o Porto ontem. Tenho muito boa memória, portanto ninguém me toma por lorpa.

Ainda bem que tocas no Mourinho. Excelente comparação. Apenas te esqueces de mencionar o seguinte:

1. O Belenenses não é um Estrela. O Belenenses nessa altura era uma equipa forte, top 5 da liga, numa altura em que o campeonato tinha uma qualidade bastante superior.

2. O Mourinho apanha o Porto em 5.° e termina em 3°, lutando o resto do campeonato pelo 2.°.

3. O Anselmo, por sua vez, apanha o Porto em igualdade pontual com o 2.° e só não termina em 4.° por uma sorte descomunal.

4. O Mourinho já tinha provado que era bom, não veio do Equador.

5. Foram feitas críticas ao Mourinho na altura, e merecidas. Como excelente treinador que já era, aprendeu com elas de jogo para jogo. O Anselmo não demonstra nenhuma melhoria sem ser nos resultados contra equipas de fundo da tabela.

6. Também diziam nessa temporada, lembro-me bem, que o plantel do Porto era uma porcaria. Plantel esse que, com pequenas alterações, viria a ganhar a Champions.

7. Vejo uma lagartização dos adeptos, sim. Nunca vamos vencer todos os jogos, mas no FCP o exigível é sempre vencer.

8. No início da temporada, a maior parte dos foristas, muitos que hoje afirmam ser um plantel de merda, diziam que este plantel podia ser candidato ao título, não devendo nada ao Benfica (o Sporting sempre foi reconhecido como mais forte).
Não comparei com Mourinho. O que disse é que mau jogos e maus resultados acontece com qualquer um, tendo dado o exemplo de Belém. Não vou entrar em comparações entre belenenses e estrela, é só ridículo.

Parece que não interessa discutir o contexto em que o Anselmi pega na equipa. Sim, o Galeno estava em sub-rendimento e apareceu o Mora MAS perdeu-me mais uma opção de banco, que ficou restrita a Borges e William acabado de chegar.

De resto, vês futebol há muitos anos mas consideras que Pedro Emanuel, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Maniche e Derlei foram "pequenos ajustes". Acho que estamos conversados.

Vamos concordar em discordar.

Jorge Porto

Tribuna
20 Julho 2006
3,264
954
Conquistas
2
Matosinhos
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Sim e tem o Tomás Pérez não é um Grujic. Secalhar os jogadores é que mandam no treinador.

Agora fico puto com essa história do Galeno e a do resultado com o Braga não ter Pepê. Arranjam desculpas pra tudo.
O que se falou do resultado em Braga não foi não ter Pepê. Foi não ter Pepê, não ter Fábio Vieira e não ter Mora. Não são desculpas, são factos.