Martín Anselmi - Ex-Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,883
6,898
É evidente que agora ha mais qualidade no plantel.

Tal como tambem é evidente que o goleado pelos lampioes numero 2 é um asno sem qualquer pulso.

Com o plantel do ano passado o Farioli tambem nao teria feito milagres (dificilmente nao teria feito melhor... o Ajax tambem anda pelas ruas da amargura e conseguiu lutar pelo titulo embora o tenha perdida de forma absurda) mas os jogadores iam correr muito mais.

O argentino quis ganhar o balneario tornando-se num deles (um bro... loles) em vez de incutir disciplina como boss deles...

Azar o dele, apanhou muitos jogadores com fraca stamina e o futebol dele precisa de gajos pujantes. E nao é ele que vai incutir aos jogadores aquela vontade de dar tudo porque nao tem qualquer autoridade natural.

Eu até acredito que ele volte a ter sucesso na América mas para a Europa duvido imenso que venha a triunfar. Alias duvido que volte sequer a treinar por aqui se bem que pode sempre haver um clube espanhol do fundo da tabela que em desespero tente um treinador argentino na esperança de trazer loucura e raça (na realidade os treinadores argentinos sao extremamente defensivos).

Nos paises latinos, sobretudo hispanicos, ha muito orgulho proprio. Os jogadores nao precisam de um lider fortissimo, ja jogam com brio naturalmente. Precisam de um treinador que os possa guiar tacticamente. Nisso o Anselmi pode até ter capacidade (que nao se viu por aqui mas que nao invalida que tenha) dai que tenha corrido bem no Del Valle e no Cruz Azul.
Pa sim, o Farioli parece-me claramente acima da média. Quando penso num Anselmi penso mais num treiandor que podia ter sido "normal" tipo os muitos que já tiveram. Concordo que teria sido prefeível encostar alguns e meter uns mais fracos mas termos uma equipa mais à nossa imagem (na atitude e pressao).

Eu lembro-me de logo no segundo jogo termos feito 1 partida boa com o Rio Ave com pressao alta, sair a jogar, boas combinaçoes mas depois tivemos o Otávio a oferecer golos. Depois nao consolidamos o modelo porque o racional começa a ser que ajustamentos temos de fazer ao modelo para estes gajos n enterrarem. Este processo repetia-se em várias posiçoes porque era tudo muito curto.

Fazendo um exercicio para o Farioli que quer jogar em pressao alta. Se calhar no primeiro jogo percebia que nao conseguia pressionar com o Fábio Vieira e o Mora e o Eustaquio no meio. Alterava para o PP e WG mas o meio campo nao conseguia aguentar os jogos sozinho porque faltava técnica. Recuava o Fabio Vieira para médio para ter mais bola, deixava de conseguir pressionar competentemente. Ok, até consegui aqui algum equilibrio mas agora o adversário está pressionado e joga directo, temos o Joao Mario pesa 30kg nao ganha um duelo pelo ar, Marcano é 1 central razoavel em fim de carreira e também nao ganha a maioria dos duelos contra um Clayton.Se calhar nao posso pressionar alto e tenho que jogar mais expectativa em bloco médio. And so on.. e no final chegamos a uma coisa totalmente desvirtuada para sobreviver.

Acho que as coisas nao sao tao directas e as vezes os 10% extra sao o que determinam muita coisa. Vitórias vao consolidando o processo.

Voltando a um ponto da época passada, com o plantel da época passada 9 em 10 treinadores falham. Com o deste ano acho que temos muitas mais condiçoes de competir.. mesmo que nao tivessemos um treinador acima da média (como penso que temos). Objectivo é fazer sempre planteis como deste ano e nunca repetir a desgraça passada (em grande parte herdada).

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,035
6,783
Pa sim, o Farioli parece-me claramente acima da média. Quando penso num Anselmi penso mais num treiandor que podia ter sido "normal" tipo os muitos que já tiveram. Concordo que teria sido prefeível encostar alguns e meter uns mais fracos mas termos uma equipa mais à nossa imagem (na atitude e pressao).

Eu lembro-me de logo no segundo jogo termos feito 1 partida boa com o Rio Ave com pressao alta, sair a jogar, boas combinaçoes mas depois tivemos o Otávio a oferecer golos. Depois nao consolidamos o modelo porque o racional começa a ser que ajustamentos temos de fazer ao modelo para estes gajos n enterrarem. Este processo repetia-se em várias posiçoes porque era tudo muito curto.

Fazendo um exercicio para o Farioli que quer jogar em pressao alta. Se calhar no primeiro jogo percebia que nao conseguia pressionar com o Fábio Vieira e o Mora e o Eustaquio no meio. Alterava para o PP e WG mas o meio campo nao conseguia aguentar os jogos sozinho porque faltava técnica. Recuava o Fabio Vieira para médio para ter mais bola, deixava de conseguir pressionar competentemente. Ok, até consegui aqui algum equilibrio mas agora o adversário está pressionado e joga directo, temos o Joao Mario pesa 30kg nao ganha um duelo pelo ar, Marcano é 1 central razoavel em fim de carreira e também nao ganha a maioria dos duelos contra um Clayton.Se calhar nao posso pressionar alto e tenho que jogar mais expectativa em bloco médio. And so on.. e no final chegamos a uma coisa totalmente desvirtuada para sobreviver.

Acho que as coisas nao sao tao directas e as vezes os 10% extra sao o que determinam muita coisa. Vitórias vao consolidando o processo.

Voltando a um ponto da época passada, com o plantel da época passada 9 em 10 treinadores falham. Com o deste ano acho que temos muitas mais condiçoes de competir.. mesmo que nao tivessemos um treinador acima da média (como penso que temos). Objectivo é fazer sempre planteis como deste ano e nunca repetir a desgraça passada (em grande parte herdada).
Como referi varias vezes na época passada e o que me levava a tentar manter algum distanciamento antes de pedir a cabeça de Anselmi é que o plantel era mediocre. Mas tambem referi varias vezes que ele só estava a piorar tudo com as suas ideias lunaticas.

Abdicamos de lutar por alguma coisa enquanto nao criamos nada para a época seguinte. Foram 6 meses deitados ao lixo basicamente.

Felizmente AVB conseguiu dar uma grande volta ao plantel, mais do que eu imaginava ser possivel e agora temos um plantel bem mais digno dos pergaminhos do clube. O que torna isto ainda mais triste porque podiamos ter feito 6 meses de pragmatismo absoluto na procura de resultados (pelo menos o segundo lugar e possibilidade de ir à Champions) e depois o Anselmi (se tivesse unhas) ia ter reforços em condiçoes para implementar as suas ideias (pelos vistos a dupla do meio campo dos lampioes se calhar seria a nossa loles...). Em vez disso andamos a servir de laboratorio para um pateta andar a enterrar ainda mais os nossos ja mediocres e ainda desmoralizados jogadores.0

Ha coisas basicas que nao enganam. Na época passada o Varela nao acertava um passe, passe o exagero. Recebia a bola de um central e depois nao havia ninguem por perto para prosseguir a construçao, tinha de fazer um super mega passe de uma distancia elevada.
Esta época, até ver, vemos um excelente Varela. Varela e outros. Vemos linhas de passe que permitem trocar a bola de varias formas no meio campo sem expor o médio defensivo em demasia. O primeiro golo em alvalidl é um bom exemplo disso. Até o Zaidu que nunca se vê fora da linha estava ali perto do meio campo e com um simples passe para a zona central permitiu desequilibrar o adversario na parte inicial da jogada que levou ao golo.

GPL2 tentou a todo o custa incutir as suas ideias sem se importar com aquilo que tinha à disposiçao. Achou (se ingenuamente ou porque lhe deram essa confiança e tranquilidade para achar isso nao faço ideia) que os primeiros meses nao importavam para nada e que tinha de lidar e aceitar esse periodo penoso antes de lhe darem melhores condiçoes para a época seguinte. Importou-se tao pouco que acabamos por ser piores que ridiculos com o expoente maximo a ser o mundial de clubes.

O homem conseguiu gastar o crédito todo que teria à partida em apenas 5 meses. Bastava nao sermos a pior merda do mundo para continuar no clube esta época. Mas conseguiu de forma impressionante falhar esse "objetivo".

Nao sei como vai correr esta época mas diria que muito dificilmente nao foi bom para o FCP o argentino ter sido tao mau. Mesmo que nao ganhemos nada, vamos andar por ai e dar luta. Coisa que nao sei se com o GPL2 conseguiriamos mesmo com um plantel melhorado. Provavelmente os reforços seriam outros e depois ainda tinham de se adaptar às ideias do mago de Rosario.

Com Farioli voltamos ao "basico" 4-3-3 (e nao sou defensor que temos de jogar assim a todo o custo diga-se) que é um sistema que se for minimamente bem trabalhado (mesmo que no sentido de um maior pragmatismo) permite no minimo ser competitivo.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,565
1,559
Percebo vários pontos que referes mas parece-me muito nele uma contradição juvenil sem sustento, sem chão tático para algo minimamente aceitável.
Não fui é de todo, como muitos foram a cuspir na merda de qualidade dos jogadores. Vários desses mesmos continuam cá agora e afinal até sabem jogar bem mais. E imaginar o plantel de agora nas suas mãos...

É novo, tem tempo mas tenho mesmo muitas dúvidas que consiga aprender e aplicar rápido ou sequer alguma vez, em continuidade, em equipa de dimensão mais alta até na América do Sul.

Evolui-se, mas há maus sinais intrínsecos (e foram muitos mesmo) que ditam traços inaptos que estarão lá sempre.
Dos jogadores que jogaram pior com o Anselmi e que agora estão a jogar substancialmente melhor só o Pepê e o William (e ainda por cima estão na mesma posição). É 1 posição em 11.

Os outros 10 ou são reforços ou se estão a jogar ligeiramente melhor é porque também têm um gajo ao lado 20 vezes melhor (Varela e Nehuén).

O Anselmi fez duma situação má ainda pior. Mas sim, a situação era muito má no que toca à qualidade do plantel.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
78,825
55,583
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Só não via quem não queria, claro que o plantel era fraco para os padrões FCP, mas todas as epocas em Portugal equipas com jogadores muito piores jogam futebol com qualidade, com o Anselmi nunca se viu nada foi 0.

Foi uma contratação completamente ridicula por parte do AVB sem sentido algum, mas acontece aos melhores apesar de que ter levado o Anselmi ao mundial já passou um bocado para lá do razoavel..

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,035
6,783
Só não via quem não queria, claro que o plantel era fraco para os padrões FCP, mas todas as epocas em Portugal equipas com jogadores muito piores jogam futebol com qualidade, com o Anselmi nunca se viu nada foi 0.

Foi uma contratação completamente ridicula por parte do AVB sem sentido algum, mas acontece aos melhores apesar de que ter levado o Anselmi ao mundial já passou um bocado para lá do razoavel..
A questao do mundial era se calhar mais complicada do que parece.

Nao sei se ja estava decidido antes do torneio que ele ia de vela. Acho que um insider chegou a referir que sim.

Tambem nao sei se Farioli ja estava apalavrado antes do mundial (ha coisas que nunca saberemos até porque Farioli ainda tinha contrato e antes de Julho nao podia vir de borla).

Nao podiamos ir para o mundial sem treinador. Quer dizer, acabamos por ir quase nessa condiçao loles mas percebes o meu ponto.

Ir com o Brandao nao seria muito melhor suponho. E contratar um gajo para 2 semanas/1 mês tambem seria delicado partindo do principio que ja estavam a cozinhar o Farioli.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
78,825
55,583
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A questao do mundial era se calhar mais complicada do que parece.

Nao sei se ja estava decidido antes do torneio que ele ia de vela. Acho que um insider chegou a referir que sim.

Tambem nao sei se Farioli ja estava apalavrado antes do mundial (ha coisas que nunca saberemos até porque Farioli ainda tinha contrato e antes de Julho nao podia vir de borla).

Nao podiamos ir para o mundial sem treinador. Quer dizer, acabamos por ir quase nessa condiçao loles mas percebes o meu ponto.

Ir com o Brandao nao seria muito melhor suponho. E contratar um gajo para 2 semanas/1 mês tambem seria delicado partindo do principio que ja estavam a cozinhar o Farioli.
Ia o Rui Barros.

• Haha
Reações: Edgar Siska

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,799
8,510
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Dos jogadores que jogaram pior com o Anselmi e que agora estão a jogar substancialmente melhor só o Pepê e o William (e ainda por cima estão na mesma posição). É 1 posição em 11.

Os outros 10 ou são reforços ou se estão a jogar ligeiramente melhor é porque também têm um gajo ao lado 20 vezes melhor (Varela e Nehuén).

O Anselmi fez duma situação má ainda pior. Mas sim, a situação era muito má no que toca à qualidade do plantel.
Não é só por terem alguém melhor ao lado (o Varela por acaso até joga agora mais atrás num 1x2). É muito mais porque a equipa está organizada, sincronizada, com mais método e clareza para todos do que lhes é pedido, do que fazer com e sem bola, e mesmo no jogo de ajudas. Operacionalização tão mais rápida e simples.

Acho que claramente é treinador por cima da qualidade individual. Para o bem (Farioli) e para o mal (Anselmi).

• Like
Reações: Moreira

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,565
1,559

Há males que vêm por bem. Não tivesse sido os resultados horripilantes do Anselmi e não teriamos hoje Farioli.

Talvez o AVB já estivesse a fazer "4D chess" do género

"Eu quero o Farioli mas não consigo tê-lo neste momento. Por isso vou escolher um treinador louco com um sistema super exótico e das duas uma: ou o gajo é um barrete total ou é um génio. O plantel é tão mau que se contratarmos um tipo 'ok' estamos fdds de qualquer das formas."

Eu estou a enfabular um bocado mas não me espantaria que tivesse sido este o "thought process".

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
78,825
55,583
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Há males que vêm por bem. Não tivesse sido os resultados horripilantes do Anselmi e não teriamos hoje Farioli.

Talvez o AVB já estivesse a fazer "4D chess" do género

"Eu quero o Farioli mas não consigo tê-lo neste momento. Por isso vou escolher um treinador louco com um sistema super exótico e das duas uma: ou o gajo é um barrete total ou é um génio. O plantel é tão mau que se contratarmos um tipo 'ok' estamos fdds de qualquer das formas."

Eu estou a enfabular um bocado mas não me espantaria que tivesse sido este o "thought process".
Mas meter uns 7M nisso 😅

Mas pronto é viver e aprender, espero que nunca mais escolha um treinador para vir jogar com 3 centrais, nem um treinador sul americano que nunca treinou na europa, o Anselmi juntava as duas coisas.

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
18,749
27,132
Conquistas
8
38
Lagos
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
Mas meter uns 7M nisso 😅

Mas pronto é viver e aprender, espero que nunca mais escolha um treinador para vir jogar com 3 centrais, nem um treinador sul americano que nunca treinou na europa, o Anselmi juntava as duas coisas.
Verdade , e o que é que o Anselmi tem em comum com o Amorim?
2 que não conseguem pôr o orgulho de lado e tentar um sistema diferente , cagar nos 3 centrais.
Um foi com os porcos , o outro para lá caminha.
Não entendo a teimosia de ambos.

• Like
Reações: Moreira e ht80

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
78,825
55,583
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
2 que não conseguem pôr o orgulho de lado e tentar um sistema diferente , cagar nos 3 centrais.
Ai já não concordo contigo, porque é a jogar com 3 centrais que tem mais chances, é o que sabem fazer.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
78,825
55,583
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Mas não há versatilidade?
Adaptação?
Plano b?
Ou é á minha maneira ou não é?
Isso é assim que funciona?
Os treinadores que chegam a um sporting ou FCP são muito poucos, e acho que os que lá conseguem chegar ideia e um conceito que lhes permitiu lá chegar , e ás vezes pode não ser a melhor teoricamente mas é a que eles conseguiram implementar, e um conceito não muito bom mas bem implementado é melhor que uma ideia boa má implementada.

Se reparares o maior parte dos treinadores faz melhores trabalhos nos primeiros anos de carreira do que nos últimos, e acho que é precisamente por isso, porque vão mudando a sua ideia original que os levou ao sucesso.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,565
1,559
Sou tudo menos um fã de sistemas de 3 atrás. 433, 4231, ou alguns 442 que não sejam o típico 442 linha inglês estão no topo das minhas preferências.

Mas a verdade é que já sou velho o suficiente para ter visto o Co Adriaanse a ganhar em 343. Não seria tão peremptório ao ponto de afirmar que não seja concebível implementar uma linha a 3 mas para isso é conveniente ter um Pepe a fazer de super herói. Tentar fazer isso com Maguires e Otávios é um bocado suicídio.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
24,507
33,533
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Não sei se é orgulho, se é ignorância...
Se calhar não sabem mais do que aquilo...

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,503
12,987
Os treinadores que chegam a um sporting ou FCP são muito poucos, e acho que os que lá conseguem chegar ideia e um conceito que lhes permitiu lá chegar , e ás vezes pode não ser a melhor teoricamente mas é a que eles conseguiram implementar, e um conceito não muito bom mas bem implementado é melhor que uma ideia boa má implementada.

Se reparares o maior parte dos treinadores faz melhores trabalhos nos primeiros anos de carreira do que nos últimos, e acho que é precisamente por isso, porque vão mudando a sua ideia original que os levou ao sucesso.
Mas são obrigados a isso.
Porque com o passar dos anos os adversários ficam a saber o estilo de jogo e têm nncessariamente que mudar ...
Mas há naturalmente um desgaste dos treinadores ao longo dos anos ... Guardiola que o diga ...

• Like
Reações: Moreira

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,503
12,987
Sou tudo menos um fã de sistemas de 3 atrás. 433, 4231, ou alguns 442 que não sejam o típico 442 linha inglês estão no topo das minhas preferências.

Mas a verdade é que já sou velho o suficiente para ter visto o Co Adriaanse a ganhar em 343. Não seria tão peremptório ao ponto de afirmar que não seja concebível implementar uma linha a 3 mas para isso é conveniente ter um Pepe a fazer de super herói. Tentar fazer isso com Maguires e Otávios é um bocado suicídio.
Neste momento com Nehuen, Bednarek e Kiwior tens ali uma linha bem forte para jogar numa linha de 3 ...
Vocês colocam muita ênfase no sistema de jogo como se fosse algo fixo ...
A sair na fase atacante construímos com 3 ... Alberto Costa sobe para o meio-campo e kiwior fecha mais no meio ...
Contra os calimeros estávamos a defender numa linha de 5, mesmo na 1ª parte ...
Acho que as dinâmicas da equipa são mais importantes do que jogar em 4-3-3 ou 4-2-3-1 ...

Jogar num 4-3-3 com 2 laterais que subam é muito diferente do 4-3-3 de Farioli com Kiwior a LE ...

Importante é que neste momento as dinâmicas são boas e estão a funcionar

• Like
Reações: JLTP