Não tenho memória de tanta aversão, quase ódio a um treinador do Porto, e já levo muitos anos disto. Nem o Otávio Malvado foi tão desconsiderado e insultado. Anselmi tinha que praticar um futebol vintage com jogadores rasca para ser só tolerado, tenho essa sensação. Acho que tem muito a ver com o facto de quem o antecedeu 7 anos no Porto ter sido um treinador com uma postura bastante arrogante, que vinha só para ensinar, que nunca falhava: a culpa era sempre dos jogadores, do departamento médico, dos administradores, do tratador da relva, por aí adiante.
Comportava-se como se fosse o dono do Porto e soubesse tudo, e fosse infalível, e há muita gente que se revê nesse tipo de líder, um misto de ditador e bully, e agora, perante um treinador que se limita a ser um profissional educado e respeitador das hierarquias, dos jogadores e dos adeptos, e que tenta implementar as suas ideias com o fraco plantel que tem sem tratar muitos dos jogadores abaixo de cão, estão em negação, esses adeptos, sentem falta do autoritarismo cheio de si mesmo, muitas vezes desrespeitador e até abusador de tudo e todos, que lhes enchia as medidas.
Se com equipa reforçada e muito melhorada, com mais jogadores com nível para o Porto como o recém chegado Gabri, Anselmi começar a conseguir o que conseguiu na América do Sul, e conseguir títulos, mesmo assim nunca irá cair no goto dos saudosistas do estilo musculado e a bater em tudo e todos de Sérgio Conceição.