Música

• Iniciador de Tópicos Equilibrium
  • Data de início

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Eu estava a ver aqui os vossos comentários onde colocam bandas desconhecidas e lembrei-me de uma historia engraçada. Eu tenho varias pessoas conhecidas que adoram Metal, algumas delas têm mesmo bandas amadoras, e existe um ponto em comum a quase todas essas pessoas e que eu me fui apercebendo. Elas têm verdadeira repulsa por tudo o que é comercial.

Lembro-me de um episódio em que uma dessas pessoas conta a outra que ficou a conhecer uma nova banda de Metal e que era muito boa. Mas disse-lhe que apenas lhe diria o nome dessa banda se ele, por sua vez, não conta-se a ninguém. Por essa razão é que eu por graça sempre disse que a melhor banda de Metal tem que ser a menos conhecida.

Mas o Metal é um fenómeno que eu me fui apercebendo que era muito mais do que simples musica. Era um autentico fenómeno cultural. As Metaleiros vivem aquilo como se fizesse parte deles, da sua identidade.

Eu vou ser sincero. Nunca gostei nada de Metal e tenho quase a certeza que nunca na minha vida conseguirei gostar. Contudo, um dos melhores documentários que vi na minha vida foi sobre a historia de Metal. Lembro-me perfeitamente do dia em que um amigo meu quase me obrigou a ver esse documentário dizendo que era fantástico e eu completamente contrariado e sem vontade nenhuma o acabei por ver.

Depois de ver esse documentário acabei por dar total razão a esse meu amigo. Foi um dos melhores documentários que vi na minha vida e isso acaba por ter maior significado sabendo que é um assunto pelo qual eu nunca tive grande interesse. Mas esse documentário estava extraordinariamente bem produzido e cativava sobremaneira a audiência.

Já agora, o documentário é feito por um antropólogo fanático pelo Metal e é este:

https://www.youtube.com/watch?v=V6aSd1DuKig

DigitalWitness

Bancada lateral
1 Abril 2015
976
0
Nem tudo o que é mainstream é mau. Veja-se o exemplo do último álbum do Kanye, o Yeezus é um álbum fantástico. Mas também há muita porcaria underground por aí. O pessoal tem é que se guiar mais pelas sonoridades que gosta e menos pelos rótulos que dão às coisas. A música acaba por ser uma experiência pessoal e vai sempre haver gente com a mente mais, ou menos aberta e no fim o pessoal gosta é daquilo que gosta e não do que os outros gostam. E a beleza da música está aí. É bom haver gente que tanto gosta de Merzbow como gosta de Kpop e gente que gosta de pimba e kuduro. Se todos gostássemos do mesmo, o mundo era bem aborrecido.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,784
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Philipp, vendeste bem o produto ( documentário ), mas quando vi que era sobre heavy metal desisti.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
katatonia10 disse:
Philipp, vendeste bem o produto ( documentário ), mas quando vi que era sobre heavy metal desisti.
Para mim Metal e Heavy Metal é a mesma coisa.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,784
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Philipp disse:
Para mim Metal e Heavy Metal é a mesma coisa.
por este post vê-se bem que não é a tua praia. ;)

metal é um género, depois há uns 5000 "subgéneros".

no meu caso, por exemplo, não gosto de heavy mas gosto de outros.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
katatonia10 disse:
por este post vê-se bem que não é a tua praia. ;)

metal é um género, depois há uns 5000 "subgéneros".

no meu caso, por exemplo, não gosto de heavy mas gosto de outros.
Exacto. Eu já vi o documentário à muito tempo e lá o tipo explicava muito bem essa questão bem como a evolução que todo o Metal teve. Se bem me recordo o tipo de Metal mais pesado era o Black Metal ou o Death Metal.

Edit: Agora fui ver à Wikipedia e lá diz o seguinte: "Heavy metal (ou simplesmente metal) é um género do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte no Reino Unido e nos Estados Unidos."

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,784
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Philipp disse:
Exacto. Eu já vi o documentário à muito tempo e lá o tipo explicava muito bem essa questão bem como a evolução que todo o Metal teve. Se bem me recordo o tipo de Metal mais pesado era o Black Metal ou o Death Metal.

Edit: Agora fui ver à Wikipedia e lá diz o seguinte: "Heavy metal (ou simplesmente metal) é um género do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte no Reino Unido e nos Estados Unidos."
então por essa lógica ( pelo que se lê aí ) não existe metal - é rock.
o heavy tem esse "privilégio" porque terá sido o primeiro "dos metais" a nascer, logo confunde-se com a própria palavra - depois vieram os derivados.

sobre o teu primeiro parágrafo é um bocado relativo mas grindcore e brutal death metal estão nos primeiros lugares da lista - la está, 2 subgéneros.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,784
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
em relação ao teu primeiro post, é um bocado relativo. a verdade é que se fossemos levar à letra o que escreveste não haveria bandas de culto - dentro do metal - e não é o caso ( Black Sabbath, Metalica... ).

a verdade é que o Metal nasceu como um movimento de contracultura, na altura o que vendia era a paz e amor do hippies - nasceu numa dimensão underground que ainda hoje, numa escala muito menor, existe. ou seja, acho que essa noção de exclusividade - eu conheço isto, mas não vou contar a toda a gente - se calhar ainda tem alguns resquícios dessa época e continuou a ser "transmitida" ao longo do tempo.

muito basicamente é isto que me parece, de resto, não vale muito a pena aflorar.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
katatonia10 disse:
em relação ao teu primeiro post, é um bocado relativo. a verdade é que se fossemos levar à letra o que escreveste não haveria bandas de culto - dentro do metal - e não é o caso ( Black Sabbath, Metalica... ).

a verdade é que o Metal nasceu como um movimento de contracultura, na altura o que vendia era a paz e amor do hippies - nasceu numa dimensão underground que ainda hoje, numa escala muito menor, existe. ou seja, acho que essa noção de exclusividade - eu conheço isto, mas não vou contar a toda a gente - se calhar ainda tem alguns resquícios dessa época e continuou a ser "transmitida" ao longo do tempo.

muito basicamente é isto que me parece, de resto, não vale muito a pena aflorar.
No tal documentário falam muito de Black Sabbath referindo o Ozzy Ousborne como o Pai do género. Realmente, eu acho que o Ozzy Ousborne é provavelmente o mais mediático saído do Metal.

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,169
81
Matosinhos
Philipp disse:
No tal documentário falam muito de Black Sabbath referindo o Ozzy Ousborne como o Pai do género. Realmente, eu acho que o Ozzy Ousborne é provavelmente o mais mediático saído do Metal.
Apesar de achar os led zeppelin como a melhor banda hardrock e tidos como os pais do metal,considero os black sabbath e principalmente as riffs de tony iommi e a "rebeldia" de ozzy como o verdadeiro primeiro som metal.

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Philipp disse:
Eu estava a ver aqui os vossos comentários onde colocam bandas desconhecidas e lembrei-me de uma historia engraçada. Eu tenho varias pessoas conhecidas que adoram Metal, algumas delas têm mesmo bandas amadoras, e existe um ponto em comum a quase todas essas pessoas e que eu me fui apercebendo. Elas têm verdadeira repulsa por tudo o que é comercial.
O que é "ser comercial"? É aquilo que vende muito? O que toda a gente conhece? Os Beatles, os Pink Floyd, Metallica, Led Zep, etc estão nessa categoria e não considero isso comercial.
Na minha visão o que é comercial é aquilo que é artificial. Bandas/artistas sejam eles pop, rock, metal, etc que são "feitos" para agradar. E isso vai desde as boysband/girlsband até às Miley Cirus/Britney Spears, etc. Música falsa em que colocas pessoas bonitas a cantar e tens por trás disso uma máquina de marketing enorme que controla e que te impinge aquilo a toda a hora na radio,TV,Internet. Muita gente papa isso. Fast food musical. Mas também existe no Hard Rock e no Metal. Esse tipo de exemplos não aprecio. Não gosto que tratem a Música como um pacote de bolachas. É uma Arte e para mim a mais bela e significante de todas as Artes.
Dei uma olhada nesse documentário e misturam rock , com hard rock  e depois bandas de metal. Muita confusão.

É difícil classificar os géneros dentro do grande "saco" que é o Metal. E nem sei se é necessário fazê-lo. É Música. Simples.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,784
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
jardel disse:
É difícil classificar os géneros dentro do grande "saco" que é o Metal. E nem sei se é necessário fazê-lo. É Música. Simples.
percebo a ideia, mas imagina o seguinte: és metaleiro e meu amigo, entretanto conheço uma banda muito fixe e quero falar-te sobre isso. digo-te que é Metal.

o que é que depreendes a partir daí? de Orphaned Land a Pig Destroyer ainda vai um bocadinho, certo?

resumindo; se calhar pecando por excessivos ( os géneros criados ), acaba por dar um certo jeito. aliás, vários dos géneros nem foram rotulados por músicos, foram mesmo por críticos que pretendem deixar a sua marca, serem, vá, pioneiros.

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
katatonia10 disse:
percebo a ideia, mas imagina o seguinte: és metaleiro e meu amigo, entretanto conheço uma banda muito fixe e quero falar-te sobre isso. digo-te que é Metal.

o que é que depreendes a partir daí? de Orphaned Land a Pig Destroyer ainda vai um bocadinho, certo?

resumindo; se calhar pecando por excessivos ( os géneros criados ), acaba por dar um certo jeito. aliás, vários dos géneros nem foram rotulados por músicos, foram mesmo por críticos que pretendem deixar a sua marca, serem, vá, pioneiros.
Sim, concordo contigo.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,343
27,101
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Os pioneiros do metal foram os Black Sabbath com o seu álbum anónimo e o uso do devil chord. A primeira música a remeter para esse imaginário foi o Helter Skelter dos Beatles que tragicamente segundo reza a lenda, inspirou o assassinatos preconizados por Charles Manson. Os nomes mais importantes do género são o Ozzy, o Ronnie James Dio e o Lemmy Kilmister, porque são os únicos que são consensuais dentro de todas as ramificações do heavy metal. Neste momento existem 2 subgrupos dentro do heavy metal, os tradicionalistas que veneram o NWOBHM tendo como bandas de eleição Iron Maiden, Judas Priest, Wasp, etc e os mais novos que fundiram o metal com outras sonoridades como é o exemplo do grindcore, deathcore etc.

Gosto de heavy metal mas repele-me um pouco a mentalidade de alguns metaleiros que para  são resistentes à mudança, não podendo  a banda que adoram inovar, experimentar, jogar com outras sonoridades sem se descaracterizar. Juntamente com o facto de não ouvirem outros estilos de músicas que rebaixam deixa-me um pouco do lado dessa tribo. Claro que não são todos, mas há uma imensa multidão que adora o género que pensa assim.

Pessoalmente dentro dos subgéneros os meus favoritos são o Gothic Metal (Type o Negative, Katatonia, Moonspell, Paradise Lost à cabeça) e o velhinho thrash metal. Gosto também das experimentações com shoegaze e post rock

DigitalWitness

Bancada lateral
1 Abril 2015
976
0
Treinador de Bancada disse:
Os pioneiros do metal foram os Black Sabbath com o seu álbum anónimo e o uso do devil chord. A primeira música a remeter para esse imaginário foi o Helter Skelter dos Beatles que tragicamente segundo reza a lenda, inspirou o assassinatos preconizados por Charles Manson. Os nomes mais importantes do género são o Ozzy, o Ronnie James Dio e o Lemmy Kilmister, porque são os únicos que são consensuais dentro de todas as ramificações do heavy metal. Neste momento existem 2 subgrupos dentro do heavy metal, os tradicionalistas que veneram o NWOBHM tendo como bandas de eleição Iron Maiden, Judas Priest, Wasp, etc e os mais novos que fundiram o metal com outras sonoridades como é o exemplo do grindcore, deathcore etc.

Gosto de heavy metal mas repele-me um pouco a mentalidade de alguns metaleiros que para  são resistentes à mudança, não podendo  a banda que adoram inovar, experimentar, jogar com outras sonoridades sem se descaracterizar. Juntamente com o facto de não ouvirem outros estilos de músicas que rebaixam deixa-me um pouco do lado dessa tribo. Claro que não são todos, mas há uma imensa multidão que adora o género que pensa assim.

Pessoalmente dentro dos subgéneros os meus favoritos são o Gothic Metal (Type o Negative, Katatonia, Moonspell, Paradise Lost à cabeça) e o velhinho thrash metal. Gosto também das experimentações com shoegaze e post rock
Adoro shoegaze. O ponto mais alto para mim foi o Loveless, um dos meus álbuns preferidos de sempre, e o Psychocandy. Tenho pena que tivesse sido uma cena tão pequena. Mas há bandas que estão a fazer uma espécie de revivalismo. Recomendo vivamente o álbum mais recente da banda Kairon; IRSE! ,  Ujubasajuba. Eles misturam shoegaze com post-rock. Dos melhores álbuns do ano passado.

https://youtu.be/64M_AKe3XVk