Os pioneiros do metal foram os Black Sabbath com o seu álbum anónimo e o uso do devil chord. A primeira música a remeter para esse imaginário foi o Helter Skelter dos Beatles que tragicamente segundo reza a lenda, inspirou o assassinatos preconizados por Charles Manson. Os nomes mais importantes do género são o Ozzy, o Ronnie James Dio e o Lemmy Kilmister, porque são os únicos que são consensuais dentro de todas as ramificações do heavy metal. Neste momento existem 2 subgrupos dentro do heavy metal, os tradicionalistas que veneram o NWOBHM tendo como bandas de eleição Iron Maiden, Judas Priest, Wasp, etc e os mais novos que fundiram o metal com outras sonoridades como é o exemplo do grindcore, deathcore etc.
Gosto de heavy metal mas repele-me um pouco a mentalidade de alguns metaleiros que para são resistentes à mudança, não podendo a banda que adoram inovar, experimentar, jogar com outras sonoridades sem se descaracterizar. Juntamente com o facto de não ouvirem outros estilos de músicas que rebaixam deixa-me um pouco do lado dessa tribo. Claro que não são todos, mas há uma imensa multidão que adora o género que pensa assim.
Pessoalmente dentro dos subgéneros os meus favoritos são o Gothic Metal (Type o Negative, Katatonia, Moonspell, Paradise Lost à cabeça) e o velhinho thrash metal. Gosto também das experimentações com shoegaze e post rock