Luís Gonçalves - Ex Diretor do Departamento de Futebol

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
As saídas dos anos anteriores e dos próximos tem mais a ver com a bola de neve da má gestão anterior.

As coisas correndo bem, penso que haverá retorno financeiro em casos como o Luiz Díaz, Nakajima, Loum... mas não temos nenhuma bola de cristal, ou seja, só podemos falar do que vimos. Militão já rendeu 50M, entre os que entraram e já saíram.

Mesmo a entrada do Uribe, Marchesin e Marcano, já trouxe retorno financeiro.
Consideras que trouxe retorno financeiro porque vamos à Champions?

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,159
15,079
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Consideras que trouxe retorno financeiro porque vamos à Champions?
Eu considero que numa equipa onde há juventude em várias posições, inclusivé nessas onde entraram esses jogadores, foi muito inteligente da parte do nosso clube contratar alguma experiência, isso ajudou bastante no título que conquistamos.

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Eu considero que numa equipa onde há juventude em várias posições, inclusivé nessas onde entraram esses jogadores, foi muito inteligente da parte do nosso clube contratar alguma experiência, isso ajudou bastante no título que conquistamos.
Sim, tiveram um grande papel na organização de festas.

• Like
Reações: Moreira

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,780
45,372
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Entrevista ontem Porto canal

Parece um Homem humilde , perspicaz e capaz que gosta de trabalhar em prol do F.C.Porto,claro que comete erros,tem opções duvidosas,mas certamente que tenta dar o seu melhor em prol do nosso clube, só gostaria que tivesse explicado melhor quais são as suas funções na actual estratura.

• Like

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,999
45,547
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Ninguem sabe bem a influencia que o LG tem na construção do plantel, ainda assim a maneira de olhar para isso têm que ser em períodos de 4/5 anos..

joliveira

Bancada central
29 Fevereiro 2016
1,343
255
Continua a ser das pessoas que mais percebe de futebol dentro da estrutura, principalmente ao nível da identificação de talento.

As pessoas exageram nas críticas porque confundem as suas funções com as do Antero . Luís Gonçalves não é o responsável nem tem envolvimento nas negociações. Embora tal possa agora mudar com a sua ingressão na SAD.

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
20,881
46,196
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Continua a ser das pessoas que mais percebe de futebol dentro da estrutura, principalmente ao nível da identificação de talento.

As pessoas exageram nas críticas porque confundem as suas funções com as do Antero_O Luís Gonçalves não é o responsável nem tem envolvimento nas negociações. Embora tal possa agora mudar com a sua ingressão na SAD.
Então quem é que tem envolvimento nas negociações?

• Like
Reações: Moreira e Ablon

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
3,739
4,682
percebe mais de bola a dormir que a maior parte de nós acordado.
é este perfil de pessoas que precisamos na estrutura, que juntam paixão clubística, competência e dedicação total.
gostei muito da entrevista.

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Parece me ser um bom emprego, em termos de salario/volume de trabalho .
Entendido.Realmente não vejo nada de relevante onde penso que pela sua função seria importante,negociações,relacionamento com agentes desportivos, conhecimento de mercados futebolisticos etc,etc,etc.
Só o vejo esbravejar no banco de reservas por vezes até disparatadamente e nada mais.
É o tal homem invisível mais um super-herói que nosso clube possui como o craque sem bola,o intuitivo gomem das segundas e por aí vai,craque com a bola nos pés e o homem que as mete lá dentro é que está em falta.

• Love

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,662
23,840
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Eu fico sempre confuso com aquilo que dizem sobre o LG, presumo que seja apenas e só por causa da construção do plantel, porque desde que aqui está o seu entrosamento e acompanhamento da equipa técnica e plantel tem sido exemplar, e até percebo as criticas mas convém contextualizar as mesmas e tentar perceber se fazem sentido à escala que estão a ser feitas.

Ele entrou aqui na época 2016/17 quando já tinha fechado o mercado do Verão, ou seja a sua intervenção na construção do plantel (a existir) começa em Janeiro dessa época, e desde então já teve entre as janelas de Verão e Janeiro, 7 janelas de mercado em que o total de passes de jogadores que compramos foram apenas 21, o que dá uma média de 3 por janela de mercado, o que para a realidade portuguesa é invulgarmente pouco mas também acaba por se explicar por termos passado todo esse periodo debaixo do fair play da UEFA, e ele ironicamente acaba por ser o único elemento da estrutura que não contribuiu para o mesmo.

A primeira janela de mercado foi em Janeiro de 2017 e só contratamos o Soares, que me parece que foi uma boa contratação, de resto eu acho que se não tivesse passado tanto tempo nos primeiros 2 anos lesionados o Soares teria sido uma excelente contratação porque os seus primeiros meses aqui são muito bons.

A segunda janela de mercado foi no Verão de 2017 e só entrou o Vaná, penso que todos temos noção que não era possível mais.

A terceira janela de mercado foi a de janeiro de 2018, entrou o Waris, o Osório e o Paulinho, todos temos noção que o primeiro foi um pedido de SC e o terceiro veio por causa do Teodoro, resta-nos o Osório que eu até acho que foi uma boa contratação e de resto a equipa a que esteve emprestado accionou a cláusula de opção.

A quarta janela de mercado foi no Verão de 2018, entraram Militão, Mbemba, J.Pedro, Janko e Ewerton, o primeiro foi uma grande contratação, o segundo foi uma boa contratação, o terceiro sempre me pareceu um jogador com potencial mas não caiu no goto de SC, o quarto dizem que veio via A.PdC mas admito que possa ter sido LG, e o Ewerton foi por causa do Teodoro.

A quinta janela de mercado foi em janeiro de 2019, entraram o Manafá, o F.Andrade, o Loum e o Pepe, o primeiro é um jogador útil e veio barato a pedido de SC, o segundo a mesma coisa e provavelmente vamos recuperar o investimento porque valorizou-se no empréstimo, o terceiro foi um pedido de SC e o quarto penso que é consensual que foi um retorno desejado por todos.

A sexta janela de mercado foi no Verão de 2020, entraram Nakajima, Zé Luis, Uribe, Marchesin, L.Diaz, Saravia e Marcano, o primeiro veio pelo Teodoro porque falhou o Bruma, o segundo foi um pedido de SC, o terceiro e o quarto foram boas contratações embora caras (pela impossibilidade de revenda), o quinto foi uma excelente contratação, o Saravia foi um flop e o Marcano foi um desejo de SC.

Não houve entradas na sétima janela de mercado.

Temos aqui algumas contratações criticáveis onde LG pode ter tido responsabilidade, o J.Pedro porque não foi aqui aproveitado (apesar de eu ver potencial), o Janko se ele realmente teve alguma responsabilidade (duvido), o Uribe e o Marchesin porque tornam complicada a revenda devido à idade e o Saravia por ter sido um flop, mas também temos o Soares e o Mbemba como apostas bem sucedidas, e o Militão e o L.Diaz como apostas de sucesso, e o Uribe e o Marchesin apesar de tudo tiveram retorno desportivo.

Eu sinceramente quando analiso isto em função do que provavelmente mais pesou em cada uma destas contratações não vejo o cenário desastroso que alguns vêem, acho que ele contratou invulgarmente pouco porque em várias alturas haviam condicionamentos financeiros, acho que o treinador teve os seus pedidos específicos que na generalidade não correram muito bem, acho que o Teodoro levou a algumas contratações e que o A.PdC talvez tenha levado também a uma ou outra.

A realidade é que apesar de termos gasto bastante dinheiro no último defeso, a verdadeira hemorragia do clube aconteceu antes de sequer LG aqui chegar, o período que vai desde o Verão de 2011 até ao Verão de 2017 é que foi verdadeiramente desastroso, seja por causa do Antero ainda aqui estar mas também porque me parece que A.PdC estava mais activo.
Tens de me explicar isso das contrataçõs "por causa do Teodoro". O Teodor por acaso tem alguma influência na SAD e nas decisões sobre a composição do plantel?
De todas essas contratações apenas uma ou outra é detectação de talento. Falo no caso do Diaz. Jogadores como Machesin e Uribe são jogadores caros tanto a nível de aquisição como de salários (no México ganha-se muito bem).
A questão que se deve colocar é. perante esse trabalho outro faria melhor? Faria pior? Parece-me óbvio que há muito mas muito por onde melhorar.
Se o trabalho se resume a levar recados do treinador para o presidente e vice versa então é um cargo que deveria ser extinto.

• Love

JJC

Tribuna
26 Maio 2014
4,125
3,805
Ouvi a entrevista com atenção e continuo sem perceber o papel que exerce dentro do clube. Bem sei, que é um papel diferente do Antero, mas qual é afinal? Gostaria de entender. Tinha a ideia que ele tinha sido um grande responsável pela reestruturação do clube ucraniano; com um grande conhecimento do mercado brasileiro e estava com esperanças que tivesse um papel semelhante no nosso clube.

Parece-me uma pessoa humilde e trabalhadora, contudo, soa-me mal, que pela conquista do título, tudo pareça excepcional: É o Marega, que até marca livres; é o treinador, que é maravilhoso e faz crescer todos os jogadores. Todos estamos contentes, mas acho que não estou errado em dizer, que não foram tudo rosas e que é preciso muito mais para atingir o patamar em termos exibicionais, que outras equipas do Porto nos habituaram.

Por fim, achei o momento da entrevista errado. Deveria ser depois da taça de Portugal, para podermos ter um vislumbre do que está a ser o planeamento da próxima época e o que espera realizar, dentro dos constrangimentos financeiros conhecidos.

• Love

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,600
18,237
Eu fico sempre confuso com aquilo que dizem sobre o LG, presumo que seja apenas e só por causa da construção do plantel, porque desde que aqui está o seu entrosamento e acompanhamento da equipa técnica e plantel tem sido exemplar, e até percebo as criticas mas convém contextualizar as mesmas e tentar perceber se fazem sentido à escala que estão a ser feitas.

Ele entrou aqui na época 2016/17 quando já tinha fechado o mercado do Verão, ou seja a sua intervenção na construção do plantel (a existir) começa em Janeiro dessa época, e desde então já teve entre as janelas de Verão e Janeiro, 7 janelas de mercado em que o total de passes de jogadores que compramos foram apenas 21, o que dá uma média de 3 por janela de mercado, o que para a realidade portuguesa é invulgarmente pouco mas também acaba por se explicar por termos passado todo esse periodo debaixo do fair play da UEFA, e ele ironicamente acaba por ser o único elemento da estrutura que não contribuiu para o mesmo.

A primeira janela de mercado foi em Janeiro de 2017 e só contratamos o Soares, que me parece que foi uma boa contratação, de resto eu acho que se não tivesse passado tanto tempo nos primeiros 2 anos lesionados o Soares teria sido uma excelente contratação porque os seus primeiros meses aqui são muito bons.

A segunda janela de mercado foi no Verão de 2017 e só entrou o Vaná, penso que todos temos noção que não era possível mais.

A terceira janela de mercado foi a de janeiro de 2018, entrou o Waris, o Osório e o Paulinho, todos temos noção que o primeiro foi um pedido de SC e o terceiro veio por causa do Teodoro, resta-nos o Osório que eu até acho que foi uma boa contratação e de resto a equipa a que esteve emprestado accionou a cláusula de opção.

A quarta janela de mercado foi no Verão de 2018, entraram Militão, Mbemba, J.Pedro, Janko e Ewerton, o primeiro foi uma grande contratação, o segundo foi uma boa contratação, o terceiro sempre me pareceu um jogador com potencial mas não caiu no goto de SC, o quarto dizem que veio via A.PdC mas admito que possa ter sido LG, e o Ewerton foi por causa do Teodoro.

A quinta janela de mercado foi em janeiro de 2019, entraram o Manafá, o F.Andrade, o Loum e o Pepe, o primeiro é um jogador útil e veio barato a pedido de SC, o segundo a mesma coisa e provavelmente vamos recuperar o investimento porque valorizou-se no empréstimo, o terceiro foi um pedido de SC e o quarto penso que é consensual que foi um retorno desejado por todos.

A sexta janela de mercado foi no Verão de 2020, entraram Nakajima, Zé Luis, Uribe, Marchesin, L.Diaz, Saravia e Marcano, o primeiro veio pelo Teodoro porque falhou o Bruma, o segundo foi um pedido de SC, o terceiro e o quarto foram boas contratações embora caras (pela impossibilidade de revenda), o quinto foi uma excelente contratação, o Saravia foi um flop e o Marcano foi um desejo de SC.

Não houve entradas na sétima janela de mercado.

Temos aqui algumas contratações criticáveis onde LG pode ter tido responsabilidade, o J.Pedro porque não foi aqui aproveitado (apesar de eu ver potencial), o Janko se ele realmente teve alguma responsabilidade (duvido), o Uribe e o Marchesin porque tornam complicada a revenda devido à idade e o Saravia por ter sido um flop, mas também temos o Soares e o Mbemba como apostas bem sucedidas, e o Militão e o L.Diaz como apostas de sucesso, e o Uribe e o Marchesin apesar de tudo tiveram retorno desportivo.

Eu sinceramente quando analiso isto em função do que provavelmente mais pesou em cada uma destas contratações não vejo o cenário desastroso que alguns vêem, acho que ele contratou invulgarmente pouco porque em várias alturas haviam condicionamentos financeiros, acho que o treinador teve os seus pedidos específicos que na generalidade não correram muito bem, acho que o Teodoro levou a algumas contratações e que o A.PdC talvez tenha levado também a uma ou outra.

A realidade é que apesar de termos gasto bastante dinheiro no último defeso, a verdadeira hemorragia do clube aconteceu antes de sequer LG aqui chegar, o período que vai desde o Verão de 2011 até ao Verão de 2017 é que foi verdadeiramente desastroso, seja por causa do Antero ainda aqui estar mas também porque me parece que A.PdC estava mais activo.
Há aí muito jogador que foi dito que foi um "pedido" do SC e não é assim. Um exemplo concreto é o caso do Waris que o Sérgio já confirmou que deu o aval à contratação, mas que o mesmo não foi um pedido seu. Mas sobre o Waris, tivesse aquele golo dele sido validado e não sei se a história dele no NGC não teria sido diferente.