Eu fico sempre confuso com aquilo que dizem sobre o LG, presumo que seja apenas e só por causa da construção do plantel, porque desde que aqui está o seu entrosamento e acompanhamento da equipa técnica e plantel tem sido exemplar, e até percebo as criticas mas convém contextualizar as mesmas e tentar perceber se fazem sentido à escala que estão a ser feitas.
Ele entrou aqui na época 2016/17 quando já tinha fechado o mercado do Verão, ou seja a sua intervenção na construção do plantel (a existir) começa em Janeiro dessa época, e desde então já teve entre as janelas de Verão e Janeiro, 7 janelas de mercado em que o total de passes de jogadores que compramos foram apenas 21, o que dá uma média de 3 por janela de mercado, o que para a realidade portuguesa é invulgarmente pouco mas também acaba por se explicar por termos passado todo esse periodo debaixo do fair play da UEFA, e ele ironicamente acaba por ser o único elemento da estrutura que não contribuiu para o mesmo.
A primeira janela de mercado foi em Janeiro de 2017 e só contratamos o Soares, que me parece que foi uma boa contratação, de resto eu acho que se não tivesse passado tanto tempo nos primeiros 2 anos lesionados o Soares teria sido uma excelente contratação porque os seus primeiros meses aqui são muito bons.
A segunda janela de mercado foi no Verão de 2017 e só entrou o Vaná, penso que todos temos noção que não era possível mais.
A terceira janela de mercado foi a de janeiro de 2018, entrou o Waris, o Osório e o Paulinho, todos temos noção que o primeiro foi um pedido de SC e o terceiro veio por causa do Teodoro, resta-nos o Osório que eu até acho que foi uma boa contratação e de resto a equipa a que esteve emprestado accionou a cláusula de opção.
A quarta janela de mercado foi no Verão de 2018, entraram Militão, Mbemba, J.Pedro, Janko e Ewerton, o primeiro foi uma grande contratação, o segundo foi uma boa contratação, o terceiro sempre me pareceu um jogador com potencial mas não caiu no goto de SC, o quarto dizem que veio via A.PdC mas admito que possa ter sido LG, e o Ewerton foi por causa do Teodoro.
A quinta janela de mercado foi em janeiro de 2019, entraram o Manafá, o F.Andrade, o Loum e o Pepe, o primeiro é um jogador útil e veio barato a pedido de SC, o segundo a mesma coisa e provavelmente vamos recuperar o investimento porque valorizou-se no empréstimo, o terceiro foi um pedido de SC e o quarto penso que é consensual que foi um retorno desejado por todos.
A sexta janela de mercado foi no Verão de 2020, entraram Nakajima, Zé Luis, Uribe, Marchesin, L.Diaz, Saravia e Marcano, o primeiro veio pelo Teodoro porque falhou o Bruma, o segundo foi um pedido de SC, o terceiro e o quarto foram boas contratações embora caras (pela impossibilidade de revenda), o quinto foi uma excelente contratação, o Saravia foi um flop e o Marcano foi um desejo de SC.
Não houve entradas na sétima janela de mercado.
Temos aqui algumas contratações criticáveis onde LG pode ter tido responsabilidade, o J.Pedro porque não foi aqui aproveitado (apesar de eu ver potencial), o Janko se ele realmente teve alguma responsabilidade (duvido), o Uribe e o Marchesin porque tornam complicada a revenda devido à idade e o Saravia por ter sido um flop, mas também temos o Soares e o Mbemba como apostas bem sucedidas, e o Militão e o L.Diaz como apostas de sucesso, e o Uribe e o Marchesin apesar de tudo tiveram retorno desportivo.
Eu sinceramente quando analiso isto em função do que provavelmente mais pesou em cada uma destas contratações não vejo o cenário desastroso que alguns vêem, acho que ele contratou invulgarmente pouco porque em várias alturas haviam condicionamentos financeiros, acho que o treinador teve os seus pedidos específicos que na generalidade não correram muito bem, acho que o Teodoro levou a algumas contratações e que o A.PdC talvez tenha levado também a uma ou outra.
A realidade é que apesar de termos gasto bastante dinheiro no último defeso, a verdadeira hemorragia do clube aconteceu antes de sequer LG aqui chegar, o período que vai desde o Verão de 2011 até ao Verão de 2017 é que foi verdadeiramente desastroso, seja por causa do Antero ainda aqui estar mas também porque me parece que A.PdC estava mais activo.