Como acompanho o que sempre escreveste com interesse (isto é sem ironia fina ou grossa) permite-me a curiosidade:
Qual a tua opinião sobre o trabalho do PdC até 2014?
Vislumbras problemas similares aos que enumeras no teu texto?
Se sim, porque dás ênfase exclusivo aos últimos 10?
A partir de que momento da história te desiludiste com o Presidente?
A partir de 2012 o Passivo supera o Ativo pela primeira vez, superando de forma consistente e profunda a partir de 2014, altura em que se dá a primeira tentativa de mascarar a realidade com a passagem de metade do Dragão para a Sad, e desde então tem sido o descalabro.
Até 2013, nos 16 anos desde a constituição da Sad, o prejuízo acumulado foi de 68M.
De então para cá, em 10 épocas, vai nos 258M.
Ou seja, 4 vezes superior num bem menor espaço temporal.
Não, os problemas financeiros a este nível não existiram sempre.
Nas últimas 10 épocas, são 3 campeonatos ganhos. Factual.
Em quaisquer conjunto de 10 épocas anteriores às últimas 10, as conquistas de campeonatos são significativamente superiores.
Às quais se juntam ainda títulos internacionais.
Desportivamente e financeiramente não há qualquer comparação possível entre estes últimos 10 anos com os anteriores 10, 20 e 30 anos.
Nos últimos 10 anos existe uma sucessão regular de mentiras descaradas em relação à academia.
Um comportamento recorrente de quem está completamente agarrado ao poder e que tudo fará para nele se manter, bem contrário às suas permanentes tentativas de fingir despreocupação e de não estar a ele agarrado.
Atitudes indignas para com associados e adeptos.
O que ele, não raras vezes, aplicava nos rivais a favor do FC Porto e em menor escala a seu favor, de há muito transformou-se precisamente no contrário.
Até 2013, o trabalho de PC é, no geral, desportivamente muito bom, por vezes mesmo excelente, e financeiramente relativamente equilibrado.
Contas regularmente controladas.
Se pretendo analisar o atual presidente, candidato a nova eleição, para o presente e futuro do Clube, não vou incidir na gestão de há 20, 30 ou 40 anos, mas sim a sua gestão atual e a dos últimos anos.
Há muito o atual presidente me desilude.
Não é um processo de um dia em que tudo muda.
É algo crescente, que se agrava ano após ano, em que as consequências para o Clube se acumulam no tempo e na profundidade.
Uma sucessão de acontecimentos em que claramente vemos a sua máscara a inexoravelmente cair.
Andamos todos distraídos com os títulos, mas há muito que ele coloca em causa a imagem do clube, com certas atitudes e comportamentos ao seu serviço e outros mais na sua vida pessoal que tiveram graves consequências para o Clube - creio não ser necessário entrar em pormenores.
São demasiadas mentiras.
Demasiada incompetência.
Demasiadas situações em que o interesse primordial não é o FC Porto.
Demasiadas situações nebulosas, para dizer o menos.
Aliás, é o próprio candidato Pinto da Costa o primeiro a colocar em causa a gestão do presidente Pinto da Costa.
Mas os associados e adeptos finalmente acordaram.
Pinto da Costa contribuiu bastante para tal.
Com a sua gestão e com as suas atitudes recorrentes dos últimos meses.
E ele sabe-o muito bem.
O seu desespero e o dos seus operacionais pelas redes sociais o indiciam claramente.
O que se passou na AGE revelou tudo, aos olhos de todos, de forma bem vincada, até para os distraídos ou se fazem de distraídos.
O que me surpreende bastante é alguém tão lúcido, esclarecido, inteligente como tu, mesmo com tantas evidências a todos os níveis, continue a defender esta direção, este rumo.
É algo que me ultrapassa.
Pela minha parte, não me perdoaria se, por inação minha, contribuisse para que esta direção se mantivesse ou mantenha no poder.
O mínimo que posso fazer e faço é ajudar o meu FC Porto a livrar-se de quem tanto mal lhe anda a fazer há pelo menos uma década.