#EquipaB Liga Portugal Meu Super, 3ª J.: Académico VFC-FC Porto B 2-0

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,089
15,712
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Por falarem aqui no Bernardo Folha, que na minha opinião nem devia ser referido tal a pobreza que demonstrou no tempo que cá andou e chegou sim à equipa A situação que o Vasco nunca conseguiu nas épocas de SC, lembrei-me que não muitos anos atrás tivemos aqui um central de cabelo encaracolado, tipo aquele que andou no benfica, chelsea e há pouco está ou esteve no flamengo, e eu em 7,8 jogos dele ví logo que era um fiasco enorme a defender, creio que até o Mora ou o Vasco se fossem da época dele e adversários saltavam mais que ele e o dito tinha mais de 1,80 para cima, como se chamava o fulano? A última vez que ouvi falar dele andava pela Roménia. Tive "discussões" aqui com um user que já não anda mas era habitué nas camadas jovens, devia ser parente ou amigo da família do dito cujo porque me dizia x sem conta "para ter calma que o Ricardo Carvalho também era assim e depois foi o que foi" - O Ricardo Carvalho teve uma falha grande num jogo nas Antas e é recordado esse facto porque foi a única vez - aquele nem 1/100 tinha da capacidade do RC e o tempo veio dar-me razão rápido.
Mas não me lembra do nome dele. O user em causa creio que era Fernando ou Oliveira mas já desapareceu há alguns anos.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
39,687
58,582
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Por falarem aqui no Bernardo Folha, que na minha opinião nem devia ser referido tal a pobreza que demonstrou no tempo que cá andou e chegou sim à equipa A situação que o Vasco nunca conseguiu nas épocas de SC, lembrei-me que não muitos anos atrás tivemos aqui um central de cabelo encaracolado, tipo aquele que andou no benfica, chelsea e há pouco está ou esteve no flamengo, e eu em 7,8 jogos dele ví logo que era um fiasco enorme a defender, creio que até o Mora ou o Vasco se fossem da época dele e adversários saltavam mais que ele e o dito tinha mais de 1,80 para cima, como se chamava o fulano? A última vez que ouvi falar dele andava pela Roménia. Tive "discussões" aqui com um user que já não anda mas era habitué nas camadas jovens, devia ser parente ou amigo da família do dito cujo porque me dizia x sem conta "para ter calma que o Ricardo Carvalho também era assim e depois foi o que foi" - O Ricardo Carvalho teve uma falha grande num jogo nas Antas e é recordado esse facto porque foi a única vez - aquele nem 1/100 tinha da capacidade do RC e o tempo veio dar-me razão rápido.
Mas não me lembra do nome dele. O user em causa creio que era Fernando ou Oliveira mas já desapareceu há alguns anos.
O Tiago Ferreira? Acho que era esse o nome dele

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,112
3,218
Lisboa, 1979
Fazendo um pouco de pedagogia...

A equipa B é um caso atípico na estrutura de futebol do FC Porto. O seu único objectivo desportivo é não descer. Ficar em 1º ou em 15º é a mesma coisa. Não sobe e não desce. Certo que quanto mais para cima, mais confiantes estamos de haver talento na equipa. Mas já tivemos uma equipa que venceu este campeonato e não foi por isso que cedeu muitos jogadores que se afirmaram na equipa principal do FC Porto. Tirando o André Silva, julgo que o jogador que a seguir mais jogos terá feito na equipa principal do FC Porto foi o Bruno Costa...tudo dito...

Os adeptos do FC Porto, felizmente, querem sempre o FC Porto em 1º. Se na equipa sénior isso nem se coloca em questão, basta ver como AVB assumiu esta ambição colectiva, dizendo que o título é o objectivo, mesmo sabendo das enormes dificuldades e trapaças deixadas pela anterior cleptocracia. Se nas equipas de formação é coerente pensar assim, pois é saudável formar a ganhar, é importante para a afirmação externa do clube e dos jogadores e estão inseridas em competições da sua faixa etária, o mesmo não acontece na B.

A equipa B não está numa liga revelação. Não joga contra equipas da sua faixa etária. Pode enfrentar equipas de jogadores com mais 10 anos, com experiência de primeira liga e campeonatos estrangeiros.
Vejo uma exigência desmedida perante os condicionalismos desportivos que esta equipa tem. E ainda bem que os tem. Perceber, primeiro, que é preciso mudar a mentalidade. Vamos ver potencial versus jogadores feitos. Talento versus maturidade.

Não vi os jogos anteriores, mas fiquei agradavelmente satisfeito com este, presumindo que a equipa vá evoluir e que o mercado fecha em uma semana.
O Académico é claramente uma equipa insuflada por um investimento artificial. O FC Porto jogou melhor, criou mais mas foi, naturalmente, mais inocente.

Numa curta análise ao jogo, e não procurando bodes expiatórios, acho que chega a hora do Rodrigo Fernandes se sentar no banco e pensar o que quer fazer da vida. O jogador mais velho da equipa e o mais experiente, não pode ser o mais inocente e o mais falível. Está naquela idade em que é jogador da bola ou tem que fazer outra coisa. Continuar a fazer dois bons jogos, três razoáveis e 3 medonhos, não pode ser. Este ciclo tem que terminar. E não tenho como base o erro individual no 2º golo. Gritante, é um facto, mas um corolário de um jogo risível.

Gostei dos centrais. E atenção, levaram com um PdL que é um animal para este escalão.
Nas laterais, acho que esta nova posição é boa para o crescimento do Filipe Sousa enquanto central, mas prejudica a equipa. O Dinis ali, mesmo não sendo tão sólido a defender, dá outra acutilância. Mas lá está. É uma incubadora. Prejudica-se a equipa para fazer crescer um jogador. Está errado? No FC Porto B, não. No Académico de Viseu, sim! É a diferença.

O meio campo grita por alguém com outras capacidades e com outra vontade, já expliquei as minhas razões acima. Como referi, não vi os jogos anteriores, não sei se o André Oliveira mostrou corresponder, mas felizmente, há ele e outras soluções.

No ataque, os extremos não estiveram inspirados. Ainda assim, é verdade, não é a posição ideal para o Gonçalo Sousa, espero mais dele. Não é a sua posição favorita, o meio campo não carburou como devia, mas de um talento procura-se luz e não ocaso. E é bom meter esta pressão no Gonçalo, pois é um talento extraordinário. Tem que aparecer nos jogos. Mesmo com um Académico turbinado. O seu talento exige isso.
Anha versus Mota, nem há discussão. Registo o esforço do Mota, mas o Anha é outro campeonato.

Última edição:

eljoni

Tribuna Presidencial
7 Julho 2019
15,624
21,535
Conquistas
5
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • Lucho González