Primeiro empate da temporada… sem drama. Esbarramos na coesão defensiva do Benfica e apesar de termos tido uma ou outra chance para marcar, não foi o suficiente para décima vitória seguida. O Benfica veio com a estratégia bem definida, bloquear as investidas ofensivas tanto nas laterais como na zona central e não dar espaço para o Porto jogar. Infelizmente não fomos tão fortes nos desarmes e aqui acho que está um ponto que jogou a favor do Benfica. Tal como o Mourinho assumiu, a postura sempre foi defensiva e “empatar aqui era mais importante que não perder”.
Não foi um jogo negativo da nossa parte até porque defensivamente estivemos compactos e bem estruturados mas a verdade é que o Benfica não criou perigo. Aliás, o único lance de relevo é um corte mal efetuado pelo Kiwior que bate na barra. Ofensivamente ficamos aquém onde acho que respeitamos demasiado este Benfica e fomos bastante cautelosos quando podíamos ter tentado agredir de outras maneiras. Percebo o Farioli quando confessa que: “não se queria expor a riscos desnecessários” até porque o Benfica tem qualidade no elenco como foi o caso do Sudakov ou o Lukebakio, atletas que desequilibram de um momento para o outro mas continuo a achar que podíamos ter sido mais agressivos. Não ficamos contentes com o empate, aliás sabe a derrota mas devíamos ter feito um pouco mais. Os lances do Pepê e do Mora podiam ter dado outra narrativa do jogo.
Em relação ás individualidades, quase todos estiveram uns furos abaixo fruto dessa muralha que o Benfica criou. O Benfica dançava da esquerda-direita-esquerda sem perder a postura. Faltou um pouco mais de risco da nossa zona central do meio-campo para em dois, três toques chegarmos á área com mais volume e qualidade. O Froholdt não esteve tão ligado ao jogo (perdas na posse e nos duelos) e o Veiga não deu o andamento que podia ter dado. Também a linha ofensiva não conseguiu ser tão precisa e agressiva como devia sendo que o Samu foi aquele que me deixou um pouco mais desiludido com o que não conseguiu fazer.
Acho que o Mora entrou demasiado tarde no jogo mas isto também é fácil falar depois do jogo ter terminado. Agora é gerir o empate mentalmente, continuar a trabalhar, ninguém se lesionar ao serviço da seleção e focarmos-mos na Taça de Portugal.
Vamos!