#Basquetebol Liga Betclic, 2ª J.: UD Oliveirense-FC Porto 104-93

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,585
19,191
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
É evidente que com esta forma de "não" defender dificilmente seremos campeões.
Por outro lado, num jogo sim e com muita alma, podemos facilmente ganhar Taças ou jogos a eliminar contra os rivais, especialmente o Benfjca. Em playoff assim esqueçam.
Para além de que a Liga é tão fraca que vamos ganhar a maioria dos jogos a apostar na mesma forma de jogar e, com isso, fazer alguns acreditar que assim vamos lá.
Não vamos.
O Sá não sabe, quer, fazer algo diferente.
As apostas no tipo de jogador são o reflexo disso.
A permanente debilidade fisica em algumas posições, como no passado, especialmente a 2/3, obriga a um esforço na defesa por esses jogadores muito superior a trocas que, como bem disseram, resultam em pontos fáceis.
Já no ataque, com a honrosa e milagrosa exceção do Davis, joga tudo de frente para o cesto e aqui Sá aposta tudo em jogadores que resolvam por si.
Quem nos dera um Zé Barbosa a comandar a equipa.
Solução? Não há. Mudar por mudar pode ser para melhor/mais qualidade, mas o modelo permanece.
Quando o Xerius e o Douglas não são vistos como prioridade para renovar, tudo dito.
Só se vence campeonatos a defender bem.
Andamos épocas seguidas sempre a lutar por conseguir a #1 sabendo que só assim teriamos vantagem nos playoff, com vezes como o ano passado com derrotas vergonhosas e inesperadas a conduzir a tal impossibilidade.
Esta época foi logo na primeira jornada a hipotecar tudo. Sem pesquisar o #1 nas epocas recentes deve acabar com máximo 3 derrotas (2 fora em casa dos principais rivais e uma bónus).
Não se abra os olhos e vai ser mais uma época de nada. Haja coragem e mudem o que se deve mudar: quem treina. Fui dos que defendi e apoiei a vinda do Sá, que se deveria dar oportunidade, mas o "trust the process" não pode ou deve ser eterno e o portismo evidente não basta. É preciso qualidade. Alberto Babo abre os olhos.
Neste caso, 2J.

Acho que não ficou assim tão comprometido, até porque se há coisa que esta equipa mostra, é que pode ganhar em casa deles em jogos de fase regular. Um bocado na onda do que escreveste.

Agora, sendo objectivo, o factor casa conta assim tanto?

É que em 3 anos perdemos sempre em casa com os rivais em PO e, se não me engano, em dois desses anos fomos mesmo eliminados em casa

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
96,318
234,071
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Estariamos muito melhor com o João Figueiredo!
Acho que um treinador de minis chegava

Passe da wing para o topo e corte para o cesto
Mão bem alta para o colega passar

Já era mais movimentos ofensivos do que vemos

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,585
19,191
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Sei que a maioria não gosta dele, e que duvido até que nesta altura da vida viesse para cá, mas tuga melhor sem dúvida o Zé Ricardo.
Não me parece uma opção tão descabida assim.

Não é um supra sumo, mas é capaz de igualar o Sá no seu ponto forte, na gestão/motivação de grupo. Embora mais conflituoso, provavelmente.

Ao mesmo tempo, sendo sério na análise, dificilmente acrescentaria muito ao que o Sá traz ofensivamente. Se calhar até consegue ser inferior.

A grande diferença seria mesmo defensivamente, onde o diferencial seria provavelmente abissal. E é exactamente onde precisávamos de evoluir.

Outro nome que deixo em cima da mesa, para ficar no nosso olho, é o Henrique Pina

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,594
19,629
O responsável pelo Basquetebol, na organização atual, é o Paulo Cunha. É o Diretor de Secção que responde diretamente ao Diretor Geral (Mário Santos). O Alberto Babo é Vogal da Direção do Clube, mas por ter sido anterior Atleta e Treinador do nosso Basquetebol acaba facilmente e erradamente associado à Secção. No máximo pode ser uma voz respeitada e com influência, mas não toma decisões.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
33,915
31,813
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O responsável pelo Basquetebol, na organização atual, é o Paulo Cunha. É o Diretor de Secção que responde diretamente ao Diretor Geral (Mário Santos). O Alberto Babo é Vogal da Direção do Clube, mas por ter sido anterior Atleta e Treinador do nosso Basquetebol acaba facilmente e erradamente associado à Secção. No máximo pode ser uma voz respeitada e com influência, mas não toma decisões.
Pensei que fosse o babo, nao me lembrei do Paulo Cunha

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,947
6,495
Conquistas
8
47
Porto
  • Artur Jorge
  • Madjer
  • Bobby Robson
Neste caso, 2J.

Acho que não ficou assim tão comprometido, até porque se há coisa que esta equipa mostra, é que pode ganhar em casa deles em jogos de fase regular. Um bocado na onda do que escreveste.

Agora, sendo objectivo, o factor casa conta assim tanto?

É que em 3 anos perdemos sempre em casa com os rivais em PO e, se não me engano, em dois desses anos fomos mesmo eliminados em casa
Acho que conta e muito em situação de paridade (sem lesões).
O problema tem sido queimar os cartuchos (tempo de jogo) para lá chegar e não conseguir. Diferente seria optar por não forçar.
No caso mais evidente, na roubalheira no João Rocha, em casa não tenho dúvida que seríamos campeões.
Depois há o apagão dos "craques" nas decisões, mas aí devíamos pensar que é sempre mais fácil defender jogadores que equipas.

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,947
6,495
Conquistas
8
47
Porto
  • Artur Jorge
  • Madjer
  • Bobby Robson
É esse o papel que espero dele. Seria uma voz respeitada.
O Paulo Cunha parece-me que estará de pedra e cal com este "projeto".

• Like
Reações: mega_dragon

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,463
1,001
Não me parece uma opção tão descabida assim.

Não é um supra sumo, mas é capaz de igualar o Sá no seu ponto forte, na gestão/motivação de grupo. Embora mais conflituoso, provavelmente.

Ao mesmo tempo, sendo sério na análise, dificilmente acrescentaria muito ao que o Sá traz ofensivamente. Se calhar até consegue ser inferior.

A grande diferença seria mesmo defensivamente, onde o diferencial seria provavelmente abissal. E é exactamente onde precisávamos de evoluir.

Outro nome que deixo em cima da mesa, para ficar no nosso olho, é o Henrique Pina
Sou suspeito, conheço o Zé Ricardo.

Mas é o melhor treinador português a léguas!

É ir ver todo o percurso dele, desde que começou no Braga, passando pelos 5 anos em Barcelos em 5 anos, e agora recentemente no Póvoa!

O que ele faz sem recursos é absolutamente surreal....

Há 2 anos arrumou o SuperBOIFica por 1 ponto com jogadores de 2 linha....

Ou quando no Barcelos ia limpando uma Taça ao BOIFICA, sem vedetas, com jogadores "refugo" de outras equipas!

Se um carlh no treino estiver a dormir, leva no focinho.....

Para ele o rigor tático é fundamental, pratica as jogadas até à exaustão, toda a gente sabe o que tem que fazer a todo o momento..... E aproveita o melhor que cada jogador pode oferecer!

E depois a exigência no tiro, nas séries de lançamento, para ele tudo conta!!

Grande treinador!

Última edição:
  • Like
Reações: LimaPereira

rocha21

Superior
29 Agosto 2021
24
49
Estou aqui para na próxima AG me oferecer gratuitamente, sem nada em troca mesmo sem ser monetário, para liderar a próxima época da Secção de Basquetebol do Futebol Clube do Porto.

O meu treinador é Thibaut Petit e caso isto se venha a realizar tentarei a todos os esforços que esse seja o timoneiro do FC Porto.

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
10,905
19,223
Conquistas
7
63
Porto
Estou aqui para na próxima AG me oferecer gratuitamente, sem nada em troca mesmo sem ser monetário, para liderar a próxima época da Secção de Basquetebol do Futebol Clube do Porto.

O meu treinador é Thibaut Petit e caso isto se venha a realizar tentarei a todos os esforços que esse seja o timoneiro do FC Porto.
Eu também me vou oferecer na próxima AG a liderar o pelouro do basquetebol do FC Porto na próxima temporada.

O meu treinador é Luigi Magallanes e tentarei todos os esforços para que seja ele o timoneiro do FC Porto.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
96,318
234,071
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Eu também me vou oferecer na próxima AG a liderar o pelouro do basquetebol do FC Porto na próxima temporada.

O meu treinador é Luigi Magallanes e tentarei todos os esforços para que seja ele o timoneiro do FC Porto.
El boquini abertini?

• Like
Reações: Cherife

Lobo1981

Tribuna
25 Maio 2014
2,724
1,970
É um cenário que pode estar em cima da mesa a saida do Sá? Americanos acredito que haverá trocas.... Agora saida do treinador...