Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,765
2,187
25
Barcelos
----------------------

Eu percebo o teu sentido evolutivo e pedagógico, mas permita-me discordar e dar um exemplo, o Fernando Gomes em 1974 (eu só com 12 anos) se bem me lembro em 2 semanas foi campeao nacional de Juvenis e juniores (vi a final em Leiria), e em Setembro começa a marcar golos e vi os dois primeiros contra a CUF.

O Joao Pinto e o Jaime Magalhaes foi igual em 79 campeoes de juvenis e juniores e entrada na A já vicio de ganhar. A vitória é um selo de qualidade.

Desde que não haja batotices, overdose da catanices e outras ratices, no meu ponto de vista ganhar é também prioritario.

PS: Nos anos 70 os titulos disputavam se em finais nos iniciados, juvenis e juniores. Havia um campenato a norte e outro a sul, depois passou a haver 4 séries.
Não podemos comparar o futebol de agora com o dos anos 70.
E deixa-me discordar num ponto. A vitória nem sempre é um selo de qualidade.
Eu continuo com o meu raciocínio. O que interessa aqui é formar e não ganhar. Se estes jogadores foram capazes de chegar a esta fase da época com hipóteses de lutar pelo título então devem continuar até ao fim. Os juvenis que estiveram integrados nos juniores tiveram as mesmas hipóteses no campeonato que disputaram

• Like
Reações: grandeporto

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
42,969
41,150
52
Moimenta do Douro
Este José Garrafa (2011) juntamente com o Yannick Filipe (2012) há dois anos no Torneio da Pontinha dizimaram a defesa do FCP da geração de 2010.
Uns meses mais tarde no Torneio do Marinhas já tiveram enormes dificuldades para desiquilibrar. No ano passado tanto o Yannick como o José Garrafa nada fizeram contra as nossas equipas. Este ano também pouco fizeram. Escusado será dizer o que eles vão fazer daqui para a frente?
Obras?

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,301
1,693

Sub-17: Reviravolta ao cair do pano em Pedroso

FC Porto venceu o Famalicão na 15.ª jornada da fase final (2-1)

Graças à inspiração de Rayan Demirci em cima do minuto 90, a equipa de sub-17 do FC Porto consumou a reviravolta e venceu o Famalicão (2-1), em Pedroso, numa partida referente à 15.ª jornada da fase de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores B. Antes do médio sueco, já Eduardo Ferreira (74m) havia marcado para os Dragões que, com este resultado, subiram ao segundo lugar da classificação, passaram a somar 35 pontos e mantiveram-se a três do líder Benfica.

Os azuis e brancos, orientados por Miguel Lopes, alinharam com Francisco Barroso, João Pinto (Rafael Magalhães, 90m+6), Salvador Gomes, Paquete, Yoan Pereira, Salvador Ribeiro (João Brito, 84m), Duarte Cunha, Rayan Demirci, Tcherno Jamanca (Bruno Ciscati, 58m), João Pereira (Francisco Fernandes, 45m) e Marau (Eduardo Ferreira, 58m).

Segue-se uma paragem para o Europeu de juvenis. O regresso está marcado para o fim de semana de 7 e 8 de junho em Setúbal, contra o Vitória FC.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,521
6,993
O Famalicão tem 11 pontos, passou ao lado do campeonato, não ganhou a ninguém das equipas que disputam o título porque é apenas um problema contra nós terem esta abordagem?
Ainda por cima depois de na 1a volta irmos lá dar 4.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,211
3,460
Lisboa, 1979
Porque é miserável, até nojento, andar a tentar ganhar jogos metendo maturados a torto e a direito.

Eu denunciarei sempre quem procura estes atalhos. Tenho mais respeito por um clube honesto que tenta desenvolver talento, correndo os riscos desportivos inerentes e tornar-se alvo de apetites maiores, que estes clubes de novo rico que recorrem a esta manhosice para tentar mostrar serviço.

Mais, até fui ver e reparo que o Fawler só está fadado a jogar a titular frente ao FC Porto. E os Athos, Mascarenhas e afins, só entram frente ao FC Porto.

Foi feio. O Famalicão merece melhor.

• Like
Reações: Tmgd99

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,765
2,187
25
Barcelos
O Famalicão tem 11 pontos, passou ao lado do campeonato, não ganhou a ninguém das equipas que disputam o título porque é apenas um problema contra nós terem esta abordagem?
Ainda por cima depois de na 1a volta irmos lá dar 4.
É um problema não só contra nós. Este é o jogo em questão. Mas o problema é deles. Se eles acham que é benéfico na formação jogar com jogadores sem grande talento mas competitivos e ter uma abordagem em que em muitas situações a equipa está estacionada em 30 metros então estão no bom caminho.

Ps: quantos jogadores que ganharam o campeonato de juniores à dois anos jogaram na equipa principal do Famalicão?

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,765
2,187
25
Barcelos
não tem dado para ver.

o que acham do puto sueco?
Entrou algo apagado mas neste momento é uma peça muito importante na equipa. Tal como outros jogadores desta equipa, a afirmação dele no futebol profissional vai depender muito do salto físico que tiver. O talento está lá

• Like
Reações: Cheue

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,521
6,993
É um problema não só contra nós. Este é o jogo em questão. Mas o problema é deles. Se eles acham que é benéfico na formação jogar com jogadores sem grande talento mas competitivos e ter uma abordagem em que em muitas situações a equipa está estacionada em 30 metros então estão no bom caminho.

Ps: quantos jogadores que ganharam o campeonato de juniores à dois anos jogaram na equipa principal do Famalicão?
Mesmo que isso seja verdade, quando fomos lá espetar 4 a 2 meses ninguém falou que eles isto ou aquilo, eram grandes pequenos,tamancos ou craques.
Há sempre uma necessidade de denegrir o adversário quando as coisas não nos saem tão bem.
O Famalicão jogou com os mesmos das primeira volta porque aí não dissemos nada?
Se o FCP empatasse não era culpa do Famalicão e da sua estratégia para a formação ( que sim é muito resultadista e competitiva, não para evoluir) mas sim da incapacidade nossa de contornar um obstáculo diferente( que felizmente conseguimos).

O facto do Famalicão ter uma abordagem questionável na formação não é mutuamente exclusivo com o facto de termos sempre de justificar quando as coisas não correm bem.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,765
2,187
25
Barcelos
N
Mesmo que isso seja verdade, quando fomos lá espetar 4 a 2 meses ninguém falou que eles isto ou aquilo, eram grandes pequenos,tamancos ou craques.
Há sempre uma necessidade de denegrir o adversário quando as coisas não nos saem tão bem.
O Famalicão jogou com os mesmos das primeira volta porque aí não dissemos nada?
Se o FCP empatasse não era culpa do Famalicão e da sua estratégia para a formação ( que sim é muito resultadista e competitiva, não para evoluir) mas sim da incapacidade nossa de contornar um obstáculo diferente( que felizmente conseguimos).

O facto do Famalicão ter uma abordagem questionável na formação não é mutuamente exclusivo com o facto de termos sempre de justificar quando as coisas não correm bem.
Como é óbvio não posso falar sobre o jogo da primeira volta porque não teve transmissão televisiva.
As coisas correram bem à equipa. A equipa criou variadissimas ocasiões de golo. O resultado claramente peca por escasso. Agora eu pergunto: o que ganhou a equipa do Famalicão tanto individual como coletivamente com o jogo que fez?
O que se ganha na formação em ter os 11 jogadores atrás da linha da bola com o avançado a defender a meio do meio campo defensivo?
O que se ganha em várias situações ter 7/8/9 jogadores a defender dentro da nossa área?
E não estamos a falar de uma equipa como o Limianos, Taboeira, Roriz.... estamos a falar do Famalicão.
Por mais títulos que ganhem esta abordagem é simplesmente estapafúrdia.

Ps: onde andam os jogadores que foram campeões de juniores? Quantos já chegaram à equipa A?

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,373
13,276
N

Como é óbvio não posso falar sobre o jogo da primeira volta porque não teve transmissão televisiva.
As coisas correram bem à equipa. A equipa criou variadissimas ocasiões de golo. O resultado claramente peca por escasso. Agora eu pergunto: o que ganhou a equipa do Famalicão tanto individual como coletivamente com o jogo que fez?
O que se ganha na formação em ter os 11 jogadores atrás da linha da bola com o avançado a defender a meio do meio campo defensivo?
O que se ganha em várias situações ter 7/8/9 jogadores a defender dentro da nossa área?
E não estamos a falar de uma equipa como o Limianos, Taboeira, Roriz.... estamos a falar do Famalicão.
Por mais títulos que ganhem esta abordagem é simplesmente estapafúrdia.

Ps: onde andam os jogadores que foram campeões de juniores? Quantos já chegaram à equipa A?
Mas já diziam que o Famalicão tinha melhor formação que o Porto.

• Like
Reações: Tmgd99

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,521
6,993
Mas já diziam que o Famalicão tinha melhor formação que o Porto.
Nunca ninguém disse isso!
O que foi dito foi que chegamos a dispensar jogadores que vieram a revelar se melhores que aqueles que ficaram( Gustavo Sá na geração 2004 exemplo).

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,301
1,693
Dragões guiam Portugal à final do Euro sub-17

Martim Chelmik bateu o penálti decisivo após Duarte Cunha e Mateus Mide terem assistido no tempo regulamentar

Portugal classificou-se para a final do Europeu de sub-17 (2-2[4-3]) com o significativo contributo dos portistas Mateus Mide, Yoan Pereira, Bernardo Lima, Martim Chelmik e Duarte Cunha.

A Itália adiantou-se cedo no placar na meia-final, Duarte Cunha assistiu para a reposição da igualdade aos 28 minutos, os transalpinos voltaram a ganhar vantagem e Mateus Mide, aos 67, fez o passe decisivo para o empate a dois golos que persistiu até ao apito final. Nas grandes penalidades, Bernardo Lima - que cumpriu os 90 minutos e terminou com a braçadeira de capitão - escolheu a baliza em que Yoan Pereira e Mateus Mide marcaram dos onze metros na série inicial antes de Martim Chelmik converter o último penálti luso do duelo, já que o remate falhado dos adversários que se seguiu resultou no apuramento para o derradeiro encontro da competição (4-3).

A final do Europeu, que vai opor o contingente português à França, está marcada para as 19h30 de domingo na Arena Kombetare, em Tirana, na Albânia (Canal 11).

• Like
Reações: COTADRAGÃO

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,301
1,693
“Estamos muito orgulhosos por termos cinco Campeões da Europa”

Martim Chelmik, Duarte Cunha, Yoan Pereira, Bernardo Lima e Mateus Mide foram parabenizados por Martín Anselmi e pelos capitães do plantel principal

A convite de Martín Anselmi e dos capitães da equipa principal, Martim Chelmik, Duarte Cunha, Yoan Pereira, Bernardo Lima e Mateus Mide foram recebidos no Olival pela direção desportiva e por todo o plantel, visitaram as instalações e assistiram ao início da sessão de ginásio na manhã desta quarta-feira.

Já no relvado, Iván Marcano, Cláudio Ramos, Alan Varela e o treinador ofereceram aos Campeões Europeus de sub-17 a nova camisola principal de 2025/26 personalizada com os respetivos nomes e assinada por todos os jogadores antes de os congratularem pela conquista e evidenciarem o “muito orgulho” sentido pelo feito dos jovens Dragões ao serviço da seleção portuguesa. Porta-voz do elenco, o central espanhol frisou ainda que esta é mais uma prova de que “o clube tem boa matéria prima e que está a trabalhar muito bem”, além de expressar o desejo de poder partilhar os relvados “em breve” com o quinteto.

Iván Marcano
“Queremos dar-vos os parabéns. Estamos muito orgulhosos de ter cinco representantes nos Campeões da Europa. Demonstra que o clube tem boa matéria prima e que está a trabalhar muito bem. Desejamos que em breve estejam aqui connosco.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,301
1,693
“Está a ser um momento especial para todos nós”

Campeões Europeus de sub-17 foram homenageados no Museu FC Porto

Acabados de conquistar o título europeu de sub-17 ao serviço da seleção portuguesa, Martim Chelmik, Bernardo Lima, Mateus Mide, Duarte Cunha e Yoan Pereira passaram a manhã na companhia do plantel principal em pleno relvado do Olival e, ao início da tarde, deslocaram-se até ao Museu FC Porto, onde foram recebidos pelo presidente e pelo diretor da formação do clube. Todos, sem exceção, falaram de um dia “especial” e do sonho de chegar à equipa A, mas por agora há que “aproveitar ao máximo” e continuar a desfrutar de “todas as condições” que o clube oferece para mais sucessos como este.

Martim Chelmik
“É um momento muito especial, apesar de ainda não me ter caído a ficha totalmente. Estamos a viver intensamente este momento e muito gratos por tudo isto. Este dia está a ser muito especial e vou guardá-lo para sempre na minha memória. É um orgulho poder estar com a equipa A e com o nosso presidente. Ser recebido aqui desta maneira deixa-me muito feliz e muito grato. É sempre de salientar a importância do FC Porto na nossa formação porque é um clube que nos abriu os braços e muito do que somos hoje devemos ao clube. Ter os meus colegas ao meu lado na seleção deixa-me muito orgulhoso.”

Bernardo Lima
“Está a ser um momento especial para todos nós. É um orgulho poder estar aqui e foi um orgulho ter sido recebido pelo nosso presidente. Fizemos um bom trabalho e agora estamos a ser recompensados. O dia da final foi um dos mais felizes da minha vida e é um momento que vou guardar para sempre em mim. Nem toda a gente vai conseguir ser campeão europeu. Foi um jogo de superação contra a Itália, mas a nossa união foi a chave do sucesso. Está a ser um dia especial, fomos recebidos pelo nosso presidente e pela equipa principal. É um orgulho, pois todos temos o sonho de chegar onde eles estão. Agora temos que aproveitar ao máximo.”

Mateus Mide
“É um momento incrível. Tivemos uma conquista enorme e somos jogadores que ficam para a história, por isso agora queremos repetir isso. É muito bom ter os meus colegas comigo e partilhar isto com eles. Todo o percurso até à conquista do título foi complicado, tivemos de trabalhar muito. A meia-final foi algo histórico, pois estivemos a perder, mas acreditámos que podíamos dar a volta. Este dia está a ser incrível e é muito bom podermos partilhar isto com a equipa A e com o nosso presidente. Foi um momento de muita alegria, apesar de termos levado uns cachaços.”

Duarte Cunha
“Ainda não me caiu a ficha, é uma sensação inexplicável ser Campeão da Europa. A meia-final foi emocionante, mas a final foi mais tranquila para a nossa parte e felizmente conseguimos construir uma boa vantagem durante o jogo. Foi muito bom ganhar com alguns dos meus colegas com quem partilho o balneário todos os dias. É um orgulho muito grande. Estar com a equipa principal e com o mister Anselmi é um sonho. É um orgulho saber que acompanham o nosso trajeto. No Museu também tivemos uma grande receção por parte do nosso presidente.”

Yoan Pereira
“É um momento muito especial. Queria agradecer ao clube por nos dar todas as condições para podermos alcançar conquistas como esta. Foi muito bom termos sido recebidos no Olival e no Museu. É um dia que nunca vou esquecer.”

Última edição:

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,301
1,693
“Vamos com entusiasmo e ambição de conquista”

Miguel Lopes e Gonçalo Oliveira projetam o Vitória FC-FC Porto (domingo, 11h00)

Após a interrupção para compromissos internacionais em que Martim Chelmik, Bernardo Lima, Mateus Mide, Duarte Cunha e Yoan Pereira se sagraram Campeões Europeus, os sub-17 voltam a entrar em ação no campeonato em Setúbal, contra o Vitória FC (domingo, 11h00), oitavo classificado da fase final que Miguel Lopes espera que se apresente “com muita agressividade e coesão” na 16.ª jornada. À procura de três pontos, o treinador garante que os jovens que comanda vão entrar “com entusiasmo e ambição de conquista” no terreno de jogo, até porque estão “habituados a jogar muitas finais” e “vive muito mais no lado do entusiasmo de competir do que do peso da responsabilidade”.

Em sintonia com o treinador, Gonçalo Oliveira, médio de um grupo “muito unido”, revelou sentir “uma pressão boa” para os “três jogos importantes” que se avizinham até ao final do campeonato e garantiu pensar “num jogo de cada vez”: “Sabemos que temos de ganhar, temos a responsabilidade que temos, mas vamos sempre alegres para o jogo, sem pensar muito nisso, e focados nos três pontos”. Os jovens Dragões são segundos classificados com 35 pontos, menos três do que o líder Benfica.

Miguel Lopes

O regresso à competição
“Estamos entusiasmados por voltarmos a competir com o sentido de responsabilidade que é necessário nesta fase final e esperamos um adversário a replicar o que já apanhámos aqui na primeira volta e o posicionamento das equipas sempre contra nós, com muita agressividade e coesão. Nós vamos com entusiasmo, com as nossas referências e a nossa ambição de conquista.”

Uma família azul e branca
“O que torna este grupo especial é que vem sendo construído desde há muito tempo. Temos nesta altura uma família coesa, que gosta de competir e que vive o clube de uma forma muito apaixonada e isso deixa-nos sempre mais próximos daquilo que nós queremos.”

A pressão competitiva
“Nesta geração, a maior parte dos jogadores está no clube há muito tempo. Foram sendo habituados, desde pequenos, a jogar muitas finais de torneios e de campeonatos, portanto isto na verdade é algo muito mais natural do que muitas vezes se possa pensar atendendo à idade. Eles vivem isto muito mais no lado do entusiasmo de competir do que do peso que possam carregar da responsabilidade, que na verdade é algo que acaba por ser natural para eles, portanto acredito que eles o vivem muito mais desta forma.”

Gonçalo Oliveira

Um passo de cada vez
“É uma pressão boa porque sabemos que são três jogos importantes. Estamos focados sempre num jogo de cada vez, mas sabemos que é uma pressão boa porque gostamos dessa pressão. Sabemos que temos de ganhar, temos a responsabilidade que temos, mas vamos sempre alegres para o jogo, sem pensar muito nisso, e focados nos três pontos.”

Trabalhar sobre vitórias
“Sim, é sempre importante vir de uma série vitoriosa, estamos motivados e é isso que interessa. Estamos habituados a ganhar e vamos para o jogo com o pensamento nos três pontos.

A união faz a força
“Nós somos um grupo muito unido, estamos sempre juntos e é isso que levamos para o jogo e nos distingue.”