Julen Lopetegui

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
42
Porto, 1982
Noventa e Nove disse:
O problema é pensar-se que o Ricardo Pereira nessa altura tinha alguma coisa a ver com o atual. Não tinha. Como extremo era mediano e como lateral era simplesmente fraco. O Ricardo lateral, quer queiramos quer não, fez-se no Nice, não no Porto.
(... no jogo de apresentação contra a Sampdória, Lopetegui colocou o RP a titular no ataque...)

Mesmo o Ricardo Pereira lateral de elite no Nice tem muito que se lhe diga...

...o Nice jogava muitas vezes com 3 defesas, as obrigações defensivas dos laterais estavam mais cobertas...

... mesmo hoje são óbvias as dificuldades defensivas do Ricardo... ele ataca muito bem, tem um pulmão incrível, mas a defender, hmmm... eu não me sinto seguro...

N

Noventa e Nove

Guest
apocalypto disse:
Quando ele vingar como treinador de clubes, chamem-me.
É selecionador de uma das melhores seleções do mundo e uma das principais favoritas a ganhar o próximo Mundial - muitos treinadores de clubes davam... certas coisas para estarem no lugar dele :)

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,513
11,194
Noventa e Nove disse:
O problema é pensar-se que o Ricardo Pereira nessa altura tinha alguma coisa a ver com o atual. Não tinha. Como extremo era mediano e como lateral era simplesmente fraco. O Ricardo lateral, quer queiramos quer não, fez-se no Nice, não no Porto.
Em França, eles devem ser mesmo muito evoluídos.

É que ao fim de meia dúzia de jogos Ricardo Pereira estava na equipa da semana..

E pergunto, o que andou a fazer afinal Lopetegui com Ricardo Pereira ao longo de um.ano de treinos??

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
42
Porto, 1982
apocalypto disse:
Quando ele vingar como treinador de clubes, chamem-me.
Também podemos falar do Paulo Fonseca mais conhecido por palminhas...

Olhas para o percurso dele e vês que só aqui foi inconsistente...

Paulo Fonseca foi consistente no Paços de Ferreira duas vezes, em Braga, no Shakhtar...

... ou seja, foi bem em todos os clubes por onde passou, menos aqui...

Será que o nosso Clube deixou de ser bom para um treinador trabalhar?

Estou certo que não te faltarão motivos para justificar o parágrafo acima, com a SAD à cabeça de todos...

Por que razão utilizas o trabalho no nosso Clube como parâmetro para avaliar a qualidade de um treinador, como é o caso do Lopetegui?

Saber que NES seria nosso treinador foi dos momentos mais tristes que tive como portista...

... ele que é uma espécie de treinador, ou seja, nem treinador é...

Mas NES seria campeão o ano passado, o trabalho dele aqui dificilmente serve como argumento contra a sua qualidade aqui... 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
42
Porto, 1982
Filipe01 disse:
Em França, eles devem ser mesmo muito evoluídos.

É que ao fim de meia dúzia de jogos Ricardo Pereira estava na equipa da semana..

E pergunto, o que andou a fazer afinal Lopetegui com Ricardo Pereira ao longo de um.ano de treinos??
O futebol francês a nível de clubes é segunda-divisão da europa...

Diz-me um clube francês que tenha vencido a Taça dos Clubes Campeões Europeus ou a Liga dos Campeões...

(... presumo que tiraram o título ao Tapie por corrupção, mas não sei como ficou a história...)

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,513
11,194
kal-el disse:
O futebol francês a nível de clubes é segunda-divisão da europa...

Diz-me um clube francês que tenha vencido a Taça dos Clubes Campeões Europeus ou a Liga dos Campeões...

(... presumo que tiraram o título ao Tapie por corrupção, mas não sei como ficou a história...)
O Estoril, Paços Ferreira, Tondelas, Nacionais, Aves é que são top..

Repito o que digo à anos, gastamos mais de 15 M em Maxi, porque a nossa estrutura doe futebol e Lopetegui não conseguiram fazer o que os franceses fizeram em.meses.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
42
Porto, 1982
Filipe01 disse:
O Estoril, Paços Ferreira, Tondelas, Nacionais, Aves é que são top..

Repito o que digo à anos, gastamos mais de 15 M em Maxi, porque a nossa estrutura doe futebol e Lopetegui não conseguiram fazer o que os franceses fizeram em.meses.
Se me referires um clube francês que tenha feito o mesmo do Paços do Paulo Fonseca...

A expressão europeia dos clubes franceses é zero, não há volta a dar...

Maxi teve o aval do Lopetegui?

Osvaldo teve?

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/pai-de-lopetegui-ele-estava-desgostoso-com-os-jogadores-que-tinha

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
6,440
5,460
O lopetegui so espetou 3 batatas em casa a uma equipa que naquele ano era vista de forma unanime a melhor equipa do mundo, so isso.  Bateu um recorde de vitorias consecutivas em casa com mais de 30 anos e nesses jogos jogou contra o slb o chelsea e o bayern, teve a melhor defesa da europa com o marcano e maicon, marcou 24 golos na champions ou seja mais do que as outras equipas que foram campeas europeias (artur jorge e mourinho), bateu tambem um record de marcar em 15 jogos consecutivos na champions... Foi elogiado pelo guardiola mas o guardiola tambem se sabe que nao pesca muito disto, enquanto isso a espanha segue como a equipa mais goleadora de sempre, sem estes ultimos jogos, ou seja em Novembro tinha 15 jogos e 49 golos. Mas como sabemos aquilo é so passear a bola para um lado e para o outro, nem rematam....é um jogo chato chato...e ainda por cima ganham, é uma chatice

M

Mastermonkey

Guest
O que é mais difícil de ultrapassar numa boa discussão é o preconceito.
Quando não se consegue ver e raciocinar para além do nosso ego argumentativo, é um problema.
Andamos anos a discutir os Fonsecas palminhas e o Flopetegui e outros epítetos que lançavam a treinadores que estando longe de ser génios, tinham valor e capacidade, bem patente no momento atual de cada um.
Hoje por hoje descobre-se que nas épocas em que por cá andaram (principalmente o espanhol), viveu-se no futebol português (e vive-se ainda hoje) um contexto de completa delinquência e vigarice com a criminosa captura por parte de um clube de todos ou quase todos os organismos que tutelam e decidem sobre o desporto em Portugal (e não é só no futebol, aguarde-se mais uns tempos....muita merda de vai saber também nas modalidades).
Mas pronto, analisa-se o treinador da altura, ignora-se olimpicamente esse contexto, e faz-se exatamente as mesmas análises que se fizeram na altura quando não se sabia (embora se desconfiasse) o que se sabe hoje.
O Sr lopetegui sem a associação criminosa de nome SLB tinha sido campeão com 15 pontos de avanço, se calhar tinha saído em ombros, com os adeptos a chamarem-lhe ingrato por abandonar o clube que o projetou...
Enfim, perspetivas...

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,163
4,757
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Maressi disse:
pesquisa por lopetegui e recorde de golos e talvez tenhas uma surpresa...
e o co adreinse com o 343 foi um dos piores atques...mas..era futebol que dava gosto,

5 paginas em 24h neste topico..viva ass  ferias da pascoa...

M

Mastermonkey

Guest
Maressi disse:
O lopetegui so espetou 3 batatas em casa a uma equipa que naquele ano era vista de forma unanime a melhor equipa do mundo, so isso.  Bateu um recorde de vitorias consecutivas em casa com mais de 30 anos e nesses jogos jogou contra o slb o chelsea e o bayern, teve a melhor defesa da europa com o marcano e maicon, marcou 24 golos na champions ou seja mais do que as outras equipas que foram campeas europeias (artur jorge e mourinho), bateu tambem um record de marcar em 15 jogos consecutivos na champions... Foi elogiado pelo guardiola mas o guardiola tambem se sabe que nao pesca muito disto, enquanto isso a espanha segue como a equipa mais goleadora de sempre, sem estes ultimos jogos, ou seja em Novembro tinha 15 jogos e 49 golos. Mas como sabemos aquilo é so passear a bola para um lado e para o outro, nem rematam....é um jogo chato chato...e ainda por cima ganham, é uma chatice
E lançou contra todas as probabilidades o novo Rei Midas aqui do burgo: Ruben Neves

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
42
Porto, 1982
Maressi disse:
...e levamos 6 em Munique e claudicamos no galinheiro porque houve malta (talvez nossa até...!!!) a passar informações internar ao adversários...

(... e não venham que isto é material para os X-Files, que é especulação, quando o XI que usamos no galinheiro era impossível de adivinhar e ele foi anunciado aqui no fórum dias antes do jogo e bateu tudo certo...)

...tudo bem que não será à toa que o Sérgio Conceição tem o balneário blindado e mesmo o Presidente tem de pedir autorização para entrar...

...ou seja, um General deve ter cuidados para numa guerra não ser surpreendido pela espionagem...

... mas os tempos de Lopetegui aqui foram especiais, cada vez se vê isso melhor ao longe...

...hoje serão menos a refutar a ideia que existia dentro do nosso próprio Clube quem armadilhasse o trabalho bem feito... 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,513
11,194
kal-el disse:
Se me referires um clube francês que tenha feito o mesmo do Paços do Paulo Fonseca...

A expressão europeia dos clubes franceses é zero, não há volta a dar...

Maxi teve o aval do Lopetegui?

Osvaldo teve?

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/pai-de-lopetegui-ele-estava-desgostoso-com-os-jogadores-que-tinha
Olha, o Braga foi eliminado recentemente por uma equipa francesa..

Ricardo foi emprestado contra a vontade de Lopetegui?

Maxi obviamente que teve o aval de Lope caso contrário porque foi ele o titular nesse ano?

M

Mastermonkey

Guest
Lembro-me que na fase de grupos da champions éramos uma das equipas da Europa mais elogiada pelo futebol praticado.
Fui a bilbao e recordo-me dos adeptos espanhóis depois do jogo rendidos ao nosso futebol.
Cá dentro, meu amigo, reinava o SL Batota que conseguiu o feito planetário de permitir que um treinador como o Rui Vitória, esse sim um gênio, seja bicampeão nacional

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,462
924
Porto, 1977
O Lopetegui teve 1 ano e meio de treinador de clube.

É uma amostra demasiado curta para avaliações definitivas.

Pareceu-me um bom treinador de clube porque foi capaz de potenciar jogadores, implantar um modelo de jogo de posse (não tão bem trabalhado como o do 2.º ano VP) que tanto nos dava recitais de futebol (como na eliminatória com o Basileia ou na visita a Bilbao) como jogos considerados entediantes (exactamente a mesma acusação do legado VP). Um ponto essencial (que se provou na 2ª época) é a capacidade que tinha de proteger a equipa dos seus defeitos.

Isso viu-se perfeitamente quando o sistema defensivo ruiu como um castelo de cartas depois do FCP de Peseiro ter abdicado de monopolizar a posse e se estendido no campo à Rambo.

Nas seleções tem estado excelente.

Claro que ser candidato com a Espanha não é nada do outro mundo mas convém lembrar que nas 2 últimas competições (Mundial de 2014 / Euro 2016) falamos do fim da geração de ouro e vimos a decadência competitiva.

Eliminados na 1ª fase do Mundial depois de levarem 5-1 da Holanda e 2-0 do Chile.
Derrotados com a Croácia na 1ª fase e vencidos e convencidos com uma Itália de treinador nos Oitavos.

Lopetegui apanha a Espanha em fase descendente e até agora conseguiu devolver o estatuto perdido recorrendo à renovação da equipa com muitos dos SUB-21 que tinha lançado quando foi campeão europeu.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,324
27,035
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
kal-el disse:
O totobola à segunda-feira é muito fácil e falta aí um pequeno detalhe:

- antes de Munique, Ricardo Pereira jogou a titular no lugar do Danilo e enterrou feio nos Barreiros...
- na ressaca desse jogo, 90% de nós pediu o Reyes em Munique e em teoria parecia uma decisão pacífica e consensual...
Wrong! Na antecâmara desse jogo. RP fez um jogo regular em casa, se não me engano frente à Académica.  Também jogaram Hernâni e o Quintero.  Ninguém pediu o Reyes. Toda a gente ficou surpreendida com essa opção. 

https://www.google.pt/search?q=porto+2014%2F2015&oq=porto+2014%2F2015&aqs=chrome..69i57j69i61j0.2863j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8#sie=m;/g/11f53tkgy4;2;/m/03n_lr;dt;fp;1

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
20,980
15,490
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Só vejo argumentos de defesa relacionados com a primeira época. Mas ele não foi despedido pela primeira, foi despedido pelo que estava a acontecer na 2ª época.

Finito. Já vamos no 3º treinador desde que foi embora.

Daqui a pouco estamos a discutir porque é que o Victor Fernandez deveria ter continuado em 2005 e se a culpa foi toda dele.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,324
27,035
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Maressi disse:
90% dos que falam aqui contra lopetegui nao sabem sequer se a saida de bola era feita a 3 com laterais projectados, se era pelos laterais, se jogava com medios interiores ou com os extremos bem abertos, se a ideia era pressionar alto, se montava armadilhas de pressao etc etc etc mas criticam.... criticam sem apontar o que realmente podia ser um erro, eu nao quero saber se nao gostavam do penteado dele ou se gaguejava, quero que me falem do trabalho dele...
Queres falar do trabalho dele? OK. Equipa com princípios de jogo vincados, assentes na posse e em constantes triangulações. Grande problema em ter gente suficiente nas zonas de finalização (um pouco como a equipa de NES) Punha muita gente atrás para ficar segura no momento da perda, o que se revelava eficaz perante  boas equipas que queriam sair a jogar em ataques rápidos contra nós, mas ineficaz perante autocarros que só queriam quebrar o ritmo de jogo e jogar no chutão. Nunca entendeu o nosso campeonato, e nunca se adaptou, relembro um jogo na Amoreira em que assisti, que era um jogo fulcral porque era antevéspera da pausa das selecções e do jogo contra o regime em que ele mudou a táctica jogando em 4-4-2 com o Adrian Lopez perto do Jackson e mudou meia equipa. Num campo tradicionalmente difícil correu mal, saímos de lá com um empate com um golo do Oliver ao cair do pano.

Por muito menos vi VP, um treinador que também privilegiava a posse, e o controlo do jogo e da bola a ser arrasado aqui no forum. Um treinador que na minha óptica tinha um modelo de jogo mais bem implementado que o Lopetegui, e entendia o que era as dinâmicas do FCP e do futebol português. Que em 2 épocas perdeu 1 jogo do campeonato, com essa sim uma arbitragem deplorável do Paixão em Barcelos. Nunca treinou Iscos, Asensios, Iniestas e companhias e foi romântico ao pensar que podia com ovos de segunda qualidade, fazer omeletes de 1ª. Geriu mal a sua carreira, ao ir atrás do dinheiro nas Arábias, e ir atrás da utopia na Alemanha. Era incapaz de estar a receber 25k só para que o Porto num gesto meramente vingativo lhe pagasse o resto. E principalmente é muito mais treinador que  o Lopetegui, tal como o são o Paulo Fonseca e o Sérgio Conceição.

Ps- Scolari com Ro-Ro, Rivaldo Cafú e Roberto Carlos também foi campeão mundial, isso faz dele um treinador de elite?

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
2,987
2,236
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
Treinador de Bancada disse:
Ps- Scolari com Ro-Ro, Rivaldo Cafú e Roberto Carlos também foi campeão mundial, isso faz dele um treinador de elite?
No mundial da Coreia o Brasil foi completamente levado ao colo. Lembro-me dos jogos com a Turquia e a Bélgica. Uma vergonha.